this is an h1

this is an h2

Thu Aug 25 10:51:40 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Como as patentes geram inovação nos negócios

Registro das patentes traz segurança ao inventor e se transforma em fonte de informação tecnológica para as empresas.

· Atualizado em 25/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Comercializar um produto inovador sem registro de patente é arriscado e pode deixar o empreendedor vulnerável. A patente, que é um registro concedido a um inventor, reconhece o direito exclusivo de uso de uma invenção por um período de tempo limitado. 

O titular da patente passa a ter o direito exclusivo de se beneficiar comercialmente da sua invenção, de modo que outras pessoas possam fazer uso dela somente com autorização ou licença do titular.

Assim, a patente pode orientar o modelo de negócio, possibilitando a concessão de licenças ou a transferência da tecnologia para terceiros. Dessa maneira, ela assegura o direito de exclusividade para que não comercializem um produto semelhante sem autorização do titular. 

Para ser patenteada, uma invenção precisa atender a alguns requisitos:

  • Ser novidade em âmbito mundial.
  • Ser resultado de atividade inventiva.
  • Ter aplicação industrial, ou seja, poder ser reproduzida em escala.

Não é necessário, para o registro de uma patente, que seu produto apresente uma inovação revolucionária. Inovações incrementais estão entre os pedidos mais frequentes - não como invenção, mas como modelo de utilidade. Esse tipo de patente se aplica a produtos já inventados que, ao serem modificados, ganham melhorias significativas em sua utilização ou design.

Fonte de informação tecnológica

Para que a patente seja concedida, o inventor precisa detalhar o conteúdo técnico da matéria para a qual pretende obter proteção. Dessa forma, outros inventores podem estudar os documentos publicados. De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, mais de dois terços de toda a informação tecnológica do mundo estão contidos em documentos de patentes. 

Isso significa que os documentos de patentes são fontes valiosas de conhecimento para empreendedores e pesquisadores realizarem o que se chama de prospecção tecnológica. 

Inovação

O registro de patente incentiva a inovação de, pelo menos, quatro formas: 

  1. Incentiva os inventores a prosseguirem em suas pesquisas ao garantir a proteção dos investimentos realizados.
  2. Incentiva as organizações (empresas e centros de pesquisa) a realizarem mais pesquisas e a produzirem mais produtos inovadores com os recursos gerados pelo uso da patente.
  3. Incentiva os concorrentes a buscarem alternativas tecnológicas para conquistarem o mercado, sem recorrer a licenças de exploração de patentes.
  4. Incentiva a sociedade com a divulgação do conhecimento de uma tecnologia que, de outra forma, permaneceria inacessível.

Os benefícios da disseminação das informações das patentes são inúmeros e podem servir de insumo para a inovação do pequeno negócio. Para saber mais sobre registro de patentes, confira o Manual de Patentes do INPI.

Aproveite o curso do Sebrae:

Patentes: tudo o que o empresário precisa saber 

E, para saber mais, leia os textos a seguir:

Propriedade intelectual garante direitos sobre inovações 

Patentes MPE oferecem vantagens para os pequenos negócios


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?