this is an h1

this is an h2

Fri May 19 01:38:57 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Aproveite o potencial de turismo do Vale do São Francisco

A região do Vale do São Francisco oferece grandes oportunidades para o pequeno empreendedor do setor turístico.

· Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Vale do São Francisco é a região que margeia o rio do mesmo nome. Descoberto em 1501 por Americo Vespúcio e André Gonçalves, no dia 4 de outubro – dia de São Francisco de Assis, o rio é um ícone do sertão nordestino. Nasce em Minas Gerais e atravessa a Bahia de sul a norte, indo até Pernambuco e desaguando na divisa entre Alagoas e Sergipe, conferindo a toda a região percorrida um imenso potencial turístico sob medida para pequenos empreendedores do setor. 

As cidades do Vale do Rio São Francisco são especialmente atraentes para turistas que gostam de desbravar locais ainda não muito explorados. São rios, corredeiras, cavernas, cachoeiras, sítios arqueológicos e paredões de pedra escondidos entre a vegetação da caatinga e do cerrado que encantam os visitantes. 

Para quem busca sair dos roteiros convencionais, a região é muito especial pois, diferente do que acontece em outros lugares onde o turismo constitui a maior fonte de renda e as atrações acabaram sendo adaptadas para agradar o visitante, lá as manifestações folclóricas, o artesanato e a culinária são realmente autênticos. 

Por ser uma região de inúmeras riquezas culturais, históricas e naturais, vem atraindo cada vez mais turistas interessados em conhecer as cidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Entre os principais motivos para visitar a região, estão a gastronomia, enoturismo, esporte e aventura, ecoturismo, turismo de negócios, turismo técnico-científico e turismo náutico. 

A sub-região que mais se desenvolve é aquela compreendida pelas cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco), que se tornou o maior conglomerado urbano do semiárido. No remapeamento turístico do estado da Bahia, a região dos lagos e cânions do São Francisco foi indicada e aprovada pelo Fórum Estadual como uma nova zona turística a ser desenvolvida. O destino está em processo de consolidação e é formado pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Remanso e Sobradinho. 

O Caminhos do São Francisco 

Outra atração turística é o destino Caminhos do São Francisco, que se encontra na divisa exata dos estados de Alagoas e Sergipe. Tecnicamente, a região é identificada como Baixo São Francisco e está na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, carinhosamente chamado de “Velho Chico”, o rio da integração nacional. 

A paisagem é cercada de elementos naturais e culturais de grande potencial turístico. Na área cultural, destacam-se a musicalidade, a cultura do cangaço, a religiosidade, a gastronomia sertaneja e a presença de tribos indígenas e comunidades quilombolas que marcam a miscigenação da cultura brasileira e evidenciam a diversidade da região. Outro destaque fica por conta dos inúmeros sítios arqueológicos espalhados por toda a orla do Baixo Rio São Francisco. 

História, arte e a cultura afloram cheias de significados nos vários locais que compõem a rota turística, como por exemplo: 

Delmiro Gouveia (AL):  distante 300 quilômetros da capital Maceió, Delmiro Gouveia fica na região do Alto São Francisco e é um dos pontos de partida para conhecer os demais atrativos da região. O visual da parte alta dos paredões do Xingó, ideal para os amantes de aventura, aliado à experiência da cultura sertaneja, fazem uma combinação perfeita para começar uma viagem inesquecível. Os serviços de agências receptivas e guias de turismo são importantes para conhecer os destaques locais, como a Usina Angiquinho, que foi construída no início do século XX e está encravada no meio de um paredão de granito, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso. 

Piranhas (AL): A cidade de Piranhas é um Patrimônio Histórico Nacional, conhecida por ter sido o palco do desfecho da história de Lampião e seus aliados. Foi nessa cidade que, em 1938, suas cabeças foram expostas em praça pública. Suas casas coloniais coloridas à beira do rio e uma antiga estação de trem rodeada por montanhas e mirantes naturais fazem parte do belo cenário, cobiçado por turistas e fotógrafos. 

Piaçabuçu (AL): uma das principais atividades econômicas de Piaçabuçu é o turismo (religioso, histórico e cultural, eventos, sol e praia, contemplação) e, este ano, com a atualização do mapa nacional, a cidade passou a pertencer, no banco de dados do Ministério do Turismo, à Região Lagoas, Mares e Rios do Sul. É neste município que um dos maiores espetáculos da natureza acontece, o deságue do Rio São Francisco no oceano. Outro encanto são as várias praias paradisíacas, com diversas dunas e águas tranquilas. 

Paulo Afonso (BA): a cidade de Paulo Afonso tem diversas atrações como a Igreja São Francisco de Assis, Praça das Mangueiras, Raso da Catarina, o Museu Casa de Maria Bonita e, ainda, esculturas como o Touro e a Sucuri, que contam lendas da região. A reserva ecológica Raso da Catarina, por exemplo, fez parte das filmagens da novela Velho Chico. Na trama, foram mostrados os cânions e grande parte da flora local, com paisagens belíssimas.

São Francisco do Conde (BA): a parte histórica é o forte desta cidade, que chama a atenção por suas paisagens exuberantes. O Convento de Santo Antônio, a Fazenda de Grotas, o conjunto arquitetônico composto por várias casas, engenhos e igrejas também foram palco das gravações da novela Velho Chico. 

Quem visita os Caminhos do São Francisco planeja a sua viagem motivado pela história, cultura, praias, ambientes naturais preservados. Para usufruir de todas essas atrações, o viajante requer alguma infraestrutura e serviços de qualidade. 

Oportunidades para empreender na região são fartas, principalmente no que se refere a serviços e infraestrutura de apoio ao turismo como meios de hospedagem, agências de viagens, guias de turismo, estabelecimentos de alimentação, artesanato, novas rotas e atrativos turísticos. 

E aí, o que acha de apostar no Vale do Rio São Francisco? Se você tem uma ideia para melhorar seu produto ou lançar um novo serviço, procure o Sebrae, que está sempre pronto para acolher suas necessidades e facilitar o caminho para o sucesso da sua empresa. 

Saiba mais: 

Os belos caminhos do enoturismo sob o sol do sertão de Pernambuco 

O que é turismo de experiência  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?