As novas tecnologias revolucionaram todas as áreas da sociedade. Com os novos canais digitais e as redes sociais, a maneira de se relacionar e os hábitos de consumo mudaram. Hoje, é possível fazer negócios e compras on-line. As pessoas pesquisam na internet antes de tomar qualquer decisão. Nas redes sociais, elas compartilham opiniões e informações sobre produtos e serviços. Até mesmo na área da saúde, é possível realizar consultas ou analisar imagens a distância.
Diante desse contexto, as empresas precisam ter um diferencial competitivo que leve em consideração a experiência do usuário. Assim, emergem outras formas de se relacionar e de negociar com os consumidores. A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) fazem parte desse novo cenário social e econômico.
Realidade virtual
A realidade virtual, com instrumentos específicos, como óculos, promove uma imersão em um ambiente virtual com todas as dimensões que seriam reais. O usuário, portanto, tem a sensação de ser introduzido em um novo cenário, diferente do real.
Essa tecnologia já é muito utilizada, por exemplo, nos games, na educação a distância (e-learning) e em outras áreas. Trata-se de um mundo inteiramente criado no computador e que exige óculos ou capacetes de comandos para promover essa experiência.
Realidade aumentada
Já a realidade aumentada tem como objetivo projetar elementos virtuais, como imagens e personagens, no mundo real. Além dos instrumentos comumente utilizados para isso, como smartphones, tablets e videogames, também existem dispositivos criados especificamente para esse fim, como o Hololens e o Google Glass.
O foco da RA é oferecer uma experiência completa e positiva ao usuário. Com ela, o cliente pode visualizar uma parede pintada de uma cor diferente ou um projeto de decoração para a sua casa, por exemplo. Ocorre a adição de elementos virtuais em ambientes da realidade para aumentar a percepção e o conhecimento sobre aquilo que está sendo mostrado.
A principal diferença é que, na realidade virtual, a pessoa está imersa em um ambiente ou situação. Já na realidade aumentada, ela vê os objetos ou cenários de maneira tridimensional e consegue analisar como eles ficariam no mundo real.
Além de melhorar a experiência dos consumidores, a RA permite uma ampliação virtual das informações que podem ser repassadas ao cliente sem a necessidade da intervenção de vendedores. Na moda ou na beleza, ele pode ver uma vitrine virtual e experimentar uma roupa, um acessório ou uma maquiagem utilizando a realidade aumentada.
A medicina também tem utilizado a RA para ações simples, como para explicar para o paciente algum procedimento ou doença, e até mesmo em cirurgias complexas, como as neurológicas, em que a RA permite uma análise detalhada da interferência que será feita.
Ainda é possível criar protótipos e modelos virtuais para estabelecer as melhores modificações, segundo as necessidades de desempenho. Um arquiteto pode, por exemplo, mostrar elementos virtuais de construção e o desenho de uma sala real para que depois escolha a estrutura que mais se adapte às necessidades do projeto.
Metaverso
O metaverso, que surgiu como uma experiência imersiva e está mudando a interação entre as pessoas, combina a realidade virtual com a realidade aumentada. Ele também agrega outras tecnologias, como social commerce, criptomoeda e tokens não fungíveis (NFTs).
Todo esse novo cenário tecnológico traz desafios e oportunidades para as empresas de base tecnológica (EBTs). Além dos benefícios no desenvolvimento e na lucratividade das EBTs, podemos citar as seguintes vantagens:
- Como as tecnologias de RV e RA ainda estão em fase inicial de expansão, as EBTs que implementarem essas tecnologias serão consideradas inovadoras.
- RV e RA são recursos que podem ser utilizados em campanhas de marketing digital, com alto potencial de gerar engajamento.
- Negócios que se apropriam da RV e da RA atraem consumidores interessados em tecnologia.
- A aplicação da RV e da RA permite que clientes de alguns setores, como da engenharia e do turismo, tomem decisões mais assertivas ao experimentar a imersão ou visualizar de maneira tridimensional um espaço projetado.
- O investimento para implantação dessas tecnologias pode ter retorno rápido se comparado ao número de clientes conquistados.
O Sebrae e a EMBRAPII se juntaram com o intuito de oferecer uma rede de parceiros e apoiar as EBTs com recursos financeiros e tecnológicos para acelerar o desenvolvimento dos seus projetos de inovação, como o uso de realidade aumentada.
Para saber mais, confira os conteúdos a seguir:
Entenda o metaverso e como ele pode ser uma oportunidade de negócio