this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 02:17:19 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A importância de vender pelo Instagram

Saiba como abrir uma loja no Instagram e venda mais.

· Atualizado em 13/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes para quem trabalha com o e-commerce, principalmente para o setor da moda, já que é por lá que desfilam muitas das tendências fashion. A presença do mundo da moda no Instagram é tão marcante que a rede já se tornou um dos principais canais de vendas com diversas lojas virtuais.

Isso é possível porque, para bem atender a sua imensa base de usuários - somente no Brasil são mais de 95 milhões ativos -, o Instagram desenvolveu recursos que otimizam a experiência de compras on-line, entre eles o Instagram Comercial ou Instagram Shopping, em que é possível configurar uma loja no Instagram dentro de um perfil oficial.

Pesquisas indicam que 90% dos usuários da rede social seguem uma empresa. Então, mais um motivo para você abrir sua loja no Instagram Shopping, o recurso que permite vender pelo próprio aplicativo, a partir de uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”. No espaço, são colocados os produtos que estão à venda, informando-se o preço deles em uma etiqueta de compras.

Com isso, elimina-se a necessidade de vender somente pelo link da bio do perfil. Ao clicar na foto do produto que o usuário deseja, aparece um botão que o direciona para visualizar o produto no e-commerce ou no catálogo de produtos do Facebook da marca.

Requisitos para criação

É necessário seguir alguns requisitos para a criação da loja no Instagram Shopping. Primeiro, você precisa ter um perfil comercial no Instagram vinculado a uma Fan Page, ter um domínio, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce. Se você não tiver um e-commerce ou um catálogo de produtos, é preciso abrir uma conta no gerenciador de negócios para criar o seu catálogo. Atenção! Essa etapa é obrigatória!

Dessa forma, os produtos do seu catálogo do Facebook (produto, descrição, preço, link) poderão ser marcados nas publicações do Instagram, e aparecerão para os usuários de maneira orgânica! Ou seja: você está criando uma vitrine de produtos e pode aproveitar para compartilhar as promoções com anúncios no feed ou nos stories para aumentar o alcance das suas publicações.

Visualizando e clicando nos produtos dos seus posts, o usuário será direcionado ou para o catálogo de produtos do Facebook ou para a plataforma de comércio eletrônico (e-commerce). É por isso que você precisa ter uma dessas duas plataformas antes de criar a sua loja no Instagram.

Entre os principais recursos possibilitados pelo Instagram Shopping estão as vendas nos stories e a loja na aba “explorar”, que permitem a utilização de mídia paga, realidade aumentada, além de lembretes para lançamentos e novos produtos em estoque.

Passos importantes

Antes de mais nada, observe o seguinte: sua qualificação deve estar localizada em um mercado disponível; ter um produto qualificado; estar em conformidade com o acordo de vendedor e as políticas comerciais da plataforma; ter um domínio de site no qual você pretende vender; migre para o perfil comercial no Instagram, seguindo os passos solicitados; vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook; faça o carregamento do seu catálogo de produtos (pelo gerenciador de catálogos ou por plataformas de e-commerce parceiras); faça a análise da conta; habilite o recurso “compras” no perfil do Instagram; por fim, crie um post com a foto do produto e escolha a opção “marcar produtos” (feed ou stories).

Acompanhe a série A importância de vender pelo Instagram e faça também os nossos cursos: Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. Entenda o que é inteligência comercial, veja o passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram; Criatividade (veja o passo a passo do pensamento criativo que é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos).

Não perca mais tempo! Crie logo a sua loja no Instagram Shopping, se precisar de uma ajuda, conte com o Sebrae.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?