this is an h1

this is an h2

Tue Nov 01 14:13:52 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
A saga de se tornar um MEI: seja fiel aos seus valores

Neste quinto artigo da série A saga de se tornar um Microempreendedor Individual, entenda a importância de definir valores empreendedores.

· Atualizado em 01/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você conhece o livro Alice no país das maravilhas? Pois foi a partir dele que a frase “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, dita pelo gato Cheshire à Alice, ficou conhecida. Quem decide empreender precisa saber que o caminho é árduo e que as dificuldades vão surgir, mas que, se você sabe para onde está indo, ou seja, se você tem propósitos, certamente vai se guiar por valores que vão ajudar nessa jornada.

Entender o seu propósito, missão, visão e valores ajuda a traçar uma estratégia mais focada na forma como se deseja atuar, possibilita a compreensão a respeito de quem é o cliente e permite o desenvolvimento de uma personalidade para a marca, o que chamamos de arquétipo ou de persona. 

É evidente que o público espera que o novo empresário se relacione de maneira dedicada, humana, empática e próxima. Por isso, ser fiel às características que queremos imprimir como nossa marca ao mercado é imprescindível, já que valores norteiam ações e condutas e são decisivos para atingir os objetivos do negócio

Princípios éticos, como confiança, transparência e empatia pelo cliente, não podem somente ficar expostos no quadro da recepção da empresa. Conectar valores em comum às pessoas que queremos tocar com a nossa solução transforma clientes frios em advogados que defendem a sua marca, mesmo que ela ainda conte com uma estrutura pequena. Desse modo, é preciso aprender a aliar as crenças da empresa às atitudes que darão identidade à marca, fazendo com que ela seja reconhecida por suas motivações e valores organizacionais.

Tenha em mente, porém, que os valores de uma empresa não devem ser confundidos com seus objetivos ou metas. Enquanto estes dizem respeito ao que a empresa pretende alcançar, os valores representam a filosofia que justifica a existência da empresa, ou seja, por que ela funciona de determinada maneira. São esses fatores que agregam valor à marca e refletem os princípios de quem está à frente da empresa.

Ao decidir dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo, não apenas durante o ano inicial da saga, mas por todo o caminho que a empresa trilhará, os valores precisam ser sempre revistos, visitados e lapidados. Isso porque muitas respostas que aperfeiçoaram nossa solução só podem ser obtidas ao longo do caminho, durante a jornada empreendedora.

Infográfico

Saiba mais

O Sebrae é um apoio poderoso para auxiliar você nessa caminhada! Participe da nossa comunidade no Telegram e dê uma olhadinha nos cursos que vão ajudar você a criar os valores que nortearão a sua empresa, clicando nos links a seguir.

Como unir forças para crescer

Como validar seu modelo de negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?