this is an h1

this is an h2

Tue Nov 01 14:29:30 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
A saga de se tornar um MEI: um novo perfil empreendedor

Conheça as principais características do novo perfil do Microempreendedor Individual neste primeiro artigo da série A saga de se tornar um MEI.

· Atualizado em 01/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O perfil do empreendedor está mudando: ele está ficando cada vez mais jovem e mais preparado. Um levantamento realizado neste ano de 2022 pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae - disponível no portal DataSebrae - mostra as tendências e o formato do novo empreendedor. Este veio num embalo frenético de sucessivos recordes de formalização apresentados no último ano, motivado basicamente por dois fatores: a vontade de ser independente financeiramente (42%) e a necessidade de ter uma fonte de renda (20%). Outros 38% apontaram outros motivos. Os números revelam que os jovens empreendedores enxergam no empreendedorismo uma possibilidade de realizar o sonho de ter o próprio negócio e de fazer o que gostam.

Em relação à faixa etária, os novos empresários são mais jovens: 60% têm entre 30 e 49 anos e 14% têm até 29 anos de idade, o que demonstra maior poder de criatividade, facilidade com tecnologias e disposição para empreender. No que diz respeito à escolaridade, os novos MEIs estão se preparando mais academicamente: hoje, a representação majoritária é de 42% de empreendedores com o ensino médio ou técnico concluído. Sobre o desejo de aprender, o estudo apontou que 33% desejam aprender mais sobre acesso a crédito e controle financeiro. Outros 29% querem saber mais sobre propaganda e marketing.

No que se refere ao tipo de atividade desempenhada pelos microempreendedores, a mais comum é a de cabeleireiro (8,1%). Em segundo lugar vem o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, exercida por mais de 650 mil empreendedores (8%). Obras de alvenaria (4,5%) e promoção de vendas (2,8%) também estão entre as atividades mais frequentes.

A satisfação está em alta entre os jovens empreendedores: 82% dos MEIs recomendam que outras pessoas também se sintam motivadas a abrir o seu negócio, formalizando o seu registro nessa categoria. Mas cabe ressaltar que, embora valha muito a pena, empreender é uma saga que exige grande dedicação do empresário.

A seguir, destacamos alguns cursos do Sebrae para ilustrar esse início de jornada. Se precisar de mais informações, entre em contato pelo número 0800 570 0800.

Infográfico

Saiba mais

Aprender a empreender

Bora empreender

Empreendedor de sucesso

Super MEI: primeiros passos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?