this is an h1

this is an h2

Sat May 06 01:14:46 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Ainda dá para ganhar dinheiro vendendo açaí

Versátil, o açaí virou uma paixão nacional e ainda é uma maneira de ter um retorno rápido em seu novo negócio.

· Atualizado em 06/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Originário da região norte do país, durante muitos anos, o açaí teve seu consumo restrito a aquela área, mas essa realidade começou a mudar no fim da década de 1990, quando a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada tanto no mercado nacional quanto internacional. Desde então, o consumo de açaí no Brasil cresceu bastante e dá mostras de que ainda tem espaço para crescer.

Não existe uma única forma de consumir a fruta, que vem de uma palmeira chamada açaizeiro. Cada região tem um jeito próprio, uma receita, mas o consumo se popularizou na forma congelada e batida como sorvete, tanto que as polpas congeladas são vendidas em toneladas, inclusive para o exterior. Hoje, o consumo de açaí é tão alto que, em alguns locais, se equipara ao consumo de leite. 

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dão conta de que a indústria de extrativismo e a comercialização da fruta movimentam anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas. A cada ano, o consumo de açaí aumenta 15%  no Brasil e estima-se que, somente em Belém - um dos maiores produtores da fruta -, o consumo seja de cerca de 300 mil toneladas anualmente.

Versatilidade do açaí

Você consegue imaginar de quantas maneiras diferentes o açaí é consumido? Pois, se você só conhece açaí gelado, saiba que o sabor da fruta faz parte dos pratos típicos de muitas regiões, sendo ingerido com farinha de mandioca, peixe e camarão, além de gelado com frutas e xarope de guaraná. A fruta também é matéria-prima para sorvetes, cremes, geleias e outros produtos. O caroço, o óleo e as folhas do açaí também são aproveitados: eles viram ração animal, adubo orgânico e remédios fitoterápicos.

Além disso, como o açaí é rico em carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes, existem muitos suplementos alimentares e outros tipos de medicamentos que aproveitam muito bem seus benefícios.

Muito versátil, não é mesmo?

Como saber se é um bom açaí?

A cor do açaí é vinho-escuro, quase preto, portanto, apenas essa tonalidade indica que o açaí é puro e natural. Se o produto apresentar um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outros ingredientes. A textura da polpa deve ser consistente, uniforme e lisa como uma massa homogênea. 

Como vender o açaí?

Pode ser comercializado com vários acompanhamentos, servidos ou disponibilizados em um buffet, para que o cliente crie seu copo ou tigela com os ingredientes preferidos. Para servir, podem ser utilizados copos de suco, tigelas, enfim, a criatividade fica por sua conta.

São muitos ingredientes, então, como montar um cardápio?

A precificação deve levar em conta o peso, a quantidade e a variedade. Os itens devem ter preços individuais. Assim, o cliente consegue saber exatamente o valor que vai gastar montando sua tigela ou copo ou, ainda, escolhendo as composições prontas.

Não esqueça: o cardápio é o primeiro contato do cliente com o seu estabelecimento. A melhor forma de apresentação deve ser escolhida. Então, quem sabe uma boa aposta seja investir em cardápio digital?

Para ter sucesso nas vendas, siga estas dicas:

  • escolha produtos de qualidade;
  • realize uma boa divulgação;
  • estabeleça preços justos;
  • aposte em combos criativos;
  • invista em promoções;
  • fique de olho na concorrência;
  • utilize boas embalagens;
  • é possível vender no delivery.

Tudo isso combinado com um bom atendimento já é uma boa fórmula de sucesso.

Ficou com água na boca? Entre em contato com o Sebrae, que está sempre de olho nas inovações e tendências de negócios.

Saiba mais sobre o assunto:

6 Passos para trabalhar com carrinho de Açaí

Como montar uma loja de açaí


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?