this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 10:52:23 BRT 2023
Organização | CERTIFICAÇÕES BRASILEIRAS
Alavanque seus negócios de ecoturismo com certificação da ABNT

Investir na implantação normas técnicas da ABNT garante segurança e sustentabilidade a empreendimentos de ecoturismo e turismo de aventura.

· Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado de ecoturismo tem puxado todo o setor de turismo para cima, ao crescer de 15% a 25% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). O percentual está bem acima da média, que é de 7,5% a cada 12 meses. São números que empolgam e mostram a profissionalização dos empreendedores, o que inclui o investimento em inovação e na certificação do sistema de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Rico em belezas naturais, o país é o segundo destino com maior potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, de acordo  com o Índice de Competitividade Turística feito pelo Fórum Econômico Mundial (FEM). O primeiro colocado é o México, mas, mais importante do que liderar o ranking é aproveitar as oportunidades, tarefa que os brasileiros não têm cumprido.

São mais de 2,4 mil unidades de conservação nos âmbitos federal, estadual e municipal, no levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O território brasileiro protegido chega a 30% do país. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos têm apenas 11,7% da área protegida, estão em quinto lugar no levantamento do FEM, mas recebem 300 milhões de visitantes ao ano em seus parques. 

Vantagens

Como em qualquer ramo, quanto melhor o empreendedor estruturar o negócio, maior é a chance de sucesso. Com a proliferação de sites com avaliações feitas por viajantes, oferecer segurança e práticas sustentáveis é imprescindível, ainda mais quando se fala em ecoturismo. Por isso, o ideal é espelhar-se nas principais atrações de ecoturismo do mundo e buscar certificações como estratégia empresarial. 

Dessa forma, o empreendedor mostra que segue a lei e demonstra seriedade a outros profissionais de turismo e aos viajantes. Ainda, as certificações oferecem vantagens de longo prazo, como reduzir custos de operação, otimizar processos, melhorar a organização administrativa e avaliar com maior precisão os impactos do serviço de turismo no território, o que também pode representar um tipo de propaganda positiva do negócio. 

Como implantar

Para obter a certificação da ABNT, o primeiro passo é formalizar a empresa no Cadastur, do Ministério do Turismo. Todos os profissionais que vão atuar na prestação de serviço precisam ser capacitados para oferecer atividades de ecoturismo ou turismo de aventura, com conhecimento técnico e segurança. Por isso, é preciso tornar a aplicação de normas como parte da cultura da empresa.

Os empreendedores podem implantar as mudanças aos poucos ou obter o apoio de consultorias e empresas. O Sebrae também oferece treinamentos e orienta a aplicação das normas da ABNT em empresas do setor.

Há vários requisitos técnicos e normas para diferentes atividades. A NBR 16707:2018, por exemplo, é para turismo com veículos quadriciclos e triciclos, mas serve para empreendimentos de todos os portes ou diferentes condições geográficas, culturais e sociais. Outros exemplos são as certificações para serviços de caminhada (NBR 15505-2:2019), para técnicas verticais (NBR 15502:2011) e para competência de líderes (NBR 21102:2021), entre outras.

Exemplo nacional

Rico em belezas naturais, o Brasil também apresenta casos de sucesso que servem de modelo. Um exemplo é o Parque Ecológico Rio Formoso, em Bonito (MS). Com cerca de 200 hectares usados exclusivamente para ecoturismo, turismo de aventura e preservação, todas as atividades estão interligadas ao rio Formoso.

São exemplos de passeios a tirolesa gigante, a trilha , trilha suspensa entre as árvores, a flutuação pelo rio, o passeio a cavalo e o boia cross, entre outros. Há pacotes com apenas alguns serviços e até mesmo passaportes que permitem usar vários equipamentos na lagoa, como caiaque, stand up paddle, circuito de tirolesas aquáticas, decks e espreguiçadeiras para tomar um solzinho. 

Para reforçar o compromisso com a segurança do turista e dos profissionais do local, o Parque Ecológico Rio Formoso implementou o Sistema de Gestão da Segurança (SGS) e tem todas as atividades certificadas pela NBR ISO 21101:2014 da ABNT. Isso significa que o empreendimento segue todos os requisitos internacionais para um turismo de aventura mais seguro e com respeito ao território.

Novo programa

O Sebrae lançou, em setembro de 2002, o Programa Aventura Natural, que visa a auxiliar micro e pequenos empreendedores de ecoturismo e turismo de aventura do país todo a se formalizarem e obterem certificações. O programa tem caráter permanete e oferece custeio de até 70% dos investimentos para adotar normas nacionais e internacionais pela ABNT.

Para saber mais, procure o Sebrae da sua região.

Afinal, turismo é diversão com alegria e segurança!

Conheça os cursos do Sebrae:

Empreendedor de sucesso (WhatsApp)

Inovação e possibilidades de crescimento (WhatsApp)

Como aumentar suas vendas (online)

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?