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Fri May 05 17:39:40 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aposte na inteligência artificial ao aumentar vendas do e-commerce

A IA é especialmente útil em e-commerce quando proporciona melhores experiências em compras on-line, personalizando sites de acordo com o perfil do cliente.

· Atualizado em 05/05/2023
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No mundo contemporâneo, a maioria das pessoas certamente já entrou em contato com tecnologias de inteligência artificial  Ela está nas empresas, nos hospitais, nas redes sociais, nos celulares e nos buscadores de internet.

Quando você aciona um serviço de atendimento ao cliente e recebe respostas automatizadas, por exemplo, está fazendo uso da IA por meio de um chatbot. A inteligência artificial está também em assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistente, cujo uso está popularizado entre os brasileiros. Se a tecnologia está tão disseminada, por que não usá-la para aumentar as vendas no seu e-commerce?  

Antes de pensarmos nas vantagens da IA para os e-commerces, é preciso entender o conceito da tecnologia. Inteligência artificial refere-se, em geral, à capacidade das máquinas pensarem como seres humanos, aprendendo, percebendo e decidindo quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações. 

IA e chatbots 

Nos e-commerces, uma ferramenta de inteligência artificial muito comum são os chatbots.  

Eles são “robôs” que compreendem a linguagem humana, respondendo rapidamente aos usuários do serviço de atendimento ao cliente de forma útil e objetiva. Um bom serviço de atendimento por bots inclui linguagem natural, capacidade de compreender a intenção das consultas e eficácia na hora de resolver as questões dos clientes 

A praticidade é uma das grandes vantagens dos chatbots, pois eles oferecem respostas imediatas, atendendo a demandas dos clientes até mesmo fora do horário de expediente. É uma IA que trabalha 24 horas por dia, o que pode melhorar muito a experiência do consumidor. 

Vantagens da IA para e-commerces 

A Inteligência Artificial é especialmente útil nos e-commerces quando proporcionam melhores experiências em compras online, personalizando o site de acordo com o perfil do cliente, suas preferências, gostos e necessidades. 

Ao oferecer uma jornada mais personalizada, a IA colabora para melhorar o desempenho das lojas virtuais, o que resulta em mais compras e consequente aumento do ticket médio.  

Além disso, seu cliente vai navegar pelo site de maneira mais intuitiva e encontrará o que procura com mais facilidade. Tudo fica personalizado de acordo com o perfil, pois o e-commerce irá reconhecer e lembrar das preferências. Além disso, a compra fica mais simples, pois é possível resolver dúvidas e dificuldades mais rapidamente e com segurança.   

Como aumentar vendas com IA 

Veja como a Inteligência Artificial pode melhorar o atendimento e reverter em mais vendas: 

  • Disponibilidade - A IA atende seu cliente 24 horas por dia, mesmo quando você ou seu time não estiverem trabalhando. Com canais de comunicação sempre disponíveis, o cliente pode fazer a compra no horário que for melhor para ele. 
  • Captação de leads - Além de registrar todas as interações de clientes, os robôs indicam dados que vão te ajudar a criar campanhas e ofertas mais atrativas a cada usuário.Todas as visitas ao seu site são de potenciais clientes e um bot conversacional coleta dados que transformam todos em leads.  
  • Destaque de produtos e serviços - Um bot com IA conversacional tem diversos recursos que ajudam a aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços. É possível, por exemplo, adicionar complementos às respostas do bot para que o conteúdo seja mais atrativo e interessante para os clientes. Os carrosséis são uma excelente opção para apresentar diferentes planos de um serviço, modelos e versões diferenciadas ou qualquer variedade de produto que você oferecer. 
  • Fechar vendas pelo whatsapp - Quando não há possibilidade de o cliente finalizar a compra no próprio site, um bot pode gerenciar o carrinho de compras no WhatsApp e encaminhar a sessão para um agente on-line a fim de fechar a venda. Por esse canal é possível tirar dúvidas e fechar compras de forma prática e automatizada.  
  • Acompanhar a jornada do cliente - Após finalizar uma venda, é importante acompanhar a experiência do cliente para que as pessoas que confiam nos seus produtos ou serviços continuem escolhendo seu e-commerce. Por meio de IA, os bots conversacionais podem ajudar no rastreamento de pedidos, enviar notificações por WhatsApp, abrir um canal para reclamações e devoluções e telefonar para os seus clientes para lembrar de fazer um pagamento ou confirmar um novo pedido.   

Como você pode perceber, a inteligência artificial é uma das tecnologias mais promissoras para o futuro dos e-commerces. Afinal, ela é de fácil acesso e permite melhorar a experiência do usuário, personalizar o atendimento, identificar tendências de consumo e aumentar a eficiência da empresa. Se você é empreendedor e deseja saber mais sobre como a IA pode ajudar o seu negócio, não deixe de buscar apoio junto ao Sebrae. Afinal, se manter atualizado sobre as tendências e inovações é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

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