A plataforma de vídeos TikTok, desde o ano passado, vem batendo recordes de usuários em todo o mundo e já supera a marca de um bilhão de downloads. O que surgiu como uma rede social que atraía uma faixa etária de 16 a 24 anos, hoje, tem público de praticamente todas as idades, com atrações para todos os gostos, além de conteúdos variados.
Então, por que não pensar nessa rede social para divulgar a comida que você produz? Uma das características principais que impulsionam o sucesso dos vídeos do TikTok é que eles não precisam ter qualidade profissional. Além disso, o que normalmente atrai o público dessa rede é a forma descontraída e com toque de humor que está presente nos vídeos curtinhos, mas com grande potencial de mensagem. Portanto, essa é, com certeza, uma nova forma de divulgar produtos e criar engajamento com os clientes, bastando ter à mão um celular e muita criatividade.
Se você é um pequeno empreendedor do setor de alimentação e não dispõe de grandes verbas para divulgação, o TikTok é uma rede social importante para divulgar seu cardápio, produto ou serviço. O TikTok foi pensado para atrair espectadores de vídeos feitos de forma caseira, é totalmente gratuito e possui um dos melhores algoritmos de entrega de conteúdo entre todas as redes.
Mas, o que o dono de um negócio do setor de alimentação pode divulgar no TikTok? Não há limites para a sua imaginação, evidentemente, porém, você pode aproveitar os vídeos curtos que a plataforma permite para mostrar comidas diferentes, apresentar a equipe ou os bastidores do seu negócio, mostrar técnicas de preparação de pratos, abordar o passo a passo de pratos, trazer novidades em preparos. Você pode falar, ainda, das formas de pagamento, das facilidades e dos diferenciais que seu negócio oferece. Aproveite e divulgue também informações úteis, como dias e horários de funcionamento, endereço e telefones. Muito importante: inclua legendas nos seus vídeos.
O Sebrae dispõe de um e-book voltado especialmente para os donos de restaurantes (e outros empreendimentos do setor de alimentação) sobre o uso do TikTok. Nele, você tem o passo a passo para utilizar o aplicativo e conhecer as funções dele. Além disso, aprende como fazer anúncios na plataforma e aumentar a conversão por meio de campanhas. Para ter acesso ao e-book, clique aqui.
Antes, porém, de preparar os vídeos, é fundamental que você conheça bem o seu público-alvo e saiba quais são as suas expectativas, seus desejos, suas necessidades, o que ele busca ver na rede… Você pode aproveitar, ainda, para fazer parceria com algum influenciador da sua região… o que acha da ideia? Quando tiver muitos seguidores, interaja com eles, criando desafios e usando a sua própria # (hashtag).
Para incluir seu restaurante no TikTok, vá até o espaço “Descobrir” que aparece na sua conta e acompanhe referências similares do conteúdo que você deseja produzir. Procure palavras-chave e hashtags relacionadas ao seu nicho e aos produtos que você também vai usar. É importante que você insira # nas suas publicações, como, por exemplo: #comidasaudável, #lanchevegano, entre outras. Muitos usuários vão encontrar a sua empresa pelo uso das hashtags.
Se você cuida das redes sociais do seu negócio e quer saber como criar imagens para usar em suas publicações, procure o Sebrae e saiba mais sobre o assunto. Ligue para o 0800 570 0800.