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Mercado e Vendas | MARKETING
Aprenda a fazer marketing turístico usando bem as mídias sociais

Saber usar as mídias sociais é possuir uma importante ferramenta de trabalho para fazer seu marketing turístico.

· Atualizado em 27/11/2022
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Assim como os diversos setores do consumo, a internet impactou de forma transformadora o turismo. Atualmente, as pessoas interessadas em viajar buscam, elas mesmas, informações detalhadas a respeito de destinos, itinerários, hospedagens e demais opções. E o que parecia ser uma ameaça aos agentes de viagem, tornou-se uma oportunidade para aqueles que aproveitam as mídias sociais para fazer seu marketing turístico.

Os profissionais do setor, mais do que se adaptar, tiveram que se reinventar e descobrir novas atividades, criando estratégias baseadas na internet e a enxergando como aliada e ferramenta para a divulgação dos seus negócios.

O marketing de relacionamento continua o mesmo, apenas mudou de mídias. O que era antes resolvido por telefone ou pessoalmente, em um bate-papo regado a cafezinho, hoje é feito pelos canais on-line como redes sociais, WhatsApp, site ou e-mail. 

O essencial, porém, não mudou: conhecer o cliente, saber o estilo de turismo que ele costuma realizar, o quanto ele deseja gastar em uma viagem, o tipo de hospedagem que procura – essas informações continuam não apenas relevantes, mas indispensáveis mesmo.

Escolher uma mídia digital é um erro a ser evitado. O ideal é estar em todas, ou ao menos na maioria delas. Conversar com seu cliente em tantas formas quanto seja possível aumenta a possibilidade de ser o primeiro a oferecer o melhor negócio. Ainda mais importante, é a forma de se fazer presente no imaginário dele quando pensar no tema “viagem”. 

A palavra-chave do turismo é a mesma do marketing digital: encantamento. Toda a indústria das vendas é baseada nesse mesmo princípio, o de despertar o desejo de adquirir produtos ou serviços. Bons roteiros e destinos de viagem atraentes trabalham a favor desse objetivo. 

Além do mais, produzir conteúdo para os diversos canais não representa esforço muito maior do que criar temas para apenas um deles. Vale repetir assuntos, apenas mudando a estratégia de abordagem. O WhatsApp é perfeito para uma boa oferta, mas o site permite inúmeros álbuns de fotos, depoimentos de outros clientes etc. Se mudam as formas de conversar, o bom profissional precisa apenas ampliar seu interesse para dominar todas.

As mídias sociais

Mídia é um meio de comunicação em massa, sendo as digitais formadas por plataformas de comunicação que, usadas de maneira inteligente, permitem benefícios como alcançar um público maior, conversar com os clientes, promover negócios e criar relacionamentos.

Levantamento da empresa Kepios, com apoio da We are Social e da Hootsuite, apontou que 77% dos mais de 214 milhões de brasileiros usavam a internet em janeiro de 2022, sendo 79,9% presentes nas mídias sociais.

Para falar com essas pessoas, não basta oferecer promoções. A melhor atuação envolve investir tempo, energia e recursos para entender qual é o seu público específico, o que ele deseja, suas esperanças e sonhos. Conversar de verdade, escutando e procurando entender as pessoas, continua sendo a melhor estratégia de vendas jamais inventada. A rede social é uma grande aliada nesse esforço.

O marketing turístico pode facilmente levar ao sucesso. Para isso, é preciso que seja realizado por profissionais competentes e com alta capacidade criativa. A produção deve ser constante e consistente, focada no cliente, em seus sonhos e desejos. Afinal, manter o cliente satisfeito e fiel é a estratégia vencedora de hoje e de sempre.

Para saber mais:

Cursos pelo WhatsApp: 

Marketing digital: planejar para vender pela internet

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