this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 01:22:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Aprenda a precificar os produtos na liquidação para não ter prejuízo

Se você não sabe como precificar seus produtos para a liquidação ou quer saber algumas dicas para lidar com promoções, a gente te explica.

· Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cinco dicas sobre como precificar corretamente o seu produto na liquidação para que você tenha lucro e não acabe cometendo um erro na sua gestão. Para além de vender as peças, você, varejista, precisa vender os produtos e obter uma margem de lucro satisfatória. 

Inspiradas pelo conteúdo da Viviane Giron, selecionamos algumas dicas para você aprender a precificar suas peças que entrarão na promoção, garantindo a saúde dos seus negócios. Confira!

A primeira dica é: não desvalorize o seu produto. Você precisa compreender quais produtos devem ou precisam ir para liquidação.

O produto que você deve liquidar, com uma boa porcentagem de desconto, é aquele que realmente você já tentou todas as opções, já apresentou o produto de diversas formas, colocou na vitrine, fez live e ele ainda está parado no seu estoque. 

Outra questão muito comum é se uma loja recém aberta, por exemplo, há alguns meses, deve fazer liquidação só porque as demais lojas estão fazendo. Não é indicado que você faça. Sua mercadoria é nova, recém comprada, portanto você deve evitar para justamente não perder sua margem de lucro.

Então, qual a solução? Você não deve colocar 50% de desconto em todas as peças, mas você precisa analisar produto por produto e compreender qual a porcentagem de desconto você é capaz de oferecer sem prejudicar suas finanças. O segredo é equilibrar. 

Você pode separar as peças por araras e determinar a porcentagem de desconto de cada arara. Analise as peças e verifique qual é a margem que você consegue trabalhar em cada um dos itens.

Uma tecnologia que pode ser de grande ajuda nesse sentido é um sistema de gestão, qualquer software que tenha a opção de precificar e que trabalhe com a automação de margem de lucro, pode ser de grande valia. 

A próxima dica para você que abriu a loja recentemente e não tem peças para liquidar, é entrar em contato com seus fornecedores e negociar alguns produtos. Veja a possibilidade de comprar peças e produtos que estejam parados no estoque do seu fornecedor, para que você consiga adquirir essas peças a um preço reduzido, ou trabalhar com consignação.

Dessa forma, a sua loja não fica de fora da promoção e você não precisa liquidar seus produtos novos.

Um outro ponto relevante é a avaliação da sua curva de venda de produtos. Existe uma metodologia chamada curva ABC, que demonstra quais são os produtos que vendem bastante, os que vendem pouco e os que estão na média.

Dê prioridade para os produtos que não vendem e coloque-os na liquidação. Se os produtos estiverem na média de vendas, coloque-os na liquidação com uma margem menor. Mas, se identificar que os produtos vendem bastante, preserve-os.

É importante também que você simule suas vendas na liquidação. Defina um preço para cada produto, faça as contas e veja qual será o lucro. Por exemplo, você separou 100 peças, sendo que se você fosse vendê-las normalmente, faria R$ 10.000, e na liquidação conseguirá vender por R$ 6.000.

Nesse caso, você precisa calcular o custo dessas 100 peças e verificar se o valor obtido na liquidação será capaz de cobrir os custos e gerar alguma margem de lucro.

Precificar as peças corretamente durante uma liquidação é fundamental para garantir que você ainda tenha lucro. É importante levar em consideração fatores como o custo de produção, o preço de mercado atual, a demanda por aquela peça específica e a margem de lucro desejada.

Estabeleça um preço que atraia os clientes, mas que ao mesmo tempo permita uma margem adequada. 

Além disso, é possível ajustar o preço de acordo com o andamento da liquidação, a fim de esgotar o estoque de peças antes do final da promoção. É importante ter em mente que o objetivo final é realizar vendas e aumentar o lucro, então é preciso encontrar o equilíbrio certo entre preço atrativo e lucro desejado.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Preço também é marketing: você está certo do seu? 

A definição dos preços de produto ou serviço é uma tarefa desafiadora para empresas de todos os portes. Afinal, o preço certo gera bons resultados e o preço errado ameaça a sobrevivência do negócio no mercado.  Independentemente do tamanho do seu negócio, é fundamental dar atenção a essa etapa.

Aprender sobre esse pilar básico de marketing, saber como calcular o preço adequadamente e conhecer as principais estratégias de precificação fará a diferença. Nesse material, você mergulhará nesses aspectos do marketing e saberá o que fazer para encontrar o preço ideal para as soluções que sua empresa oferece. 

Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões.

Essas foram algumas dicas sobre como precificar corretamente suas peças para liquidação. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?