this is an h1

this is an h2

Fri Apr 01 15:45:08 BRT 2022
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
Arquitetura biomimética: o futuro da construção sustentável

Fique por dentro dessa nova tendência e diferencie o seu negócio no mercado da arquitetura e da construção civil.

· Atualizado em 01/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Arquitetura biomimética: o futuro da construção sustentável

Uma abordagem que agrega sustentabilidade e inovação ao mercado da arquitetura e da construção civil.

Você já reparou na complexidade de uma teia de aranha ou de um ninho de passarinho? Ou mesmo o que leva um cupinzeiro a ter determinado formato e as abelhas a construírem colmeias perfeitamente simétricas?

No meio ambiente nada é por acaso. Todas essas estruturas passaram por um processo de aperfeiçoamento de 3,8 bilhões de anos, em que a natureza aprendeu o que funciona, o que é apropriado, e o que resiste.

Isso é a base da biomimética: uma ciência que estuda os modelos naturais em busca de soluções para problemas atuais. A palavra tem origem na junção de dois termos: bio, que significa vida, e mimesis, que é imitação, ou seja, imitação da vida.

Biomimética na arquitetura

Na arquitetura, a biomimética é uma abordagem de construção em que os projetos se baseiam na análise de estruturas criadas pela natureza. No entanto, a metodologia vai além da replicação estética. Ela também se aprofunda nos modelos que regem essas criações naturais e os adapta à realidade humana, em busca de inovações sustentáveis e duradouras.

Exemplo disso é o Eastgate Center, um centro comercial de escritórios localizado no Zimbábue. O edifício possui um sistema de ventilação natural inspirado nos cupinzeiros, o qual dispensa o uso de ar-condicionado, mantendo a temperatura agradável em qualquer época do ano. Isso gera uma economia de energia em torno de 10%, em comparação à consumida por um prédio do mesmo tamanho.

Mercado brasileiro

Aos poucos a biomimética vem ganhando espaço no Brasil. Embora ainda seja pouco conhecida, algumas startups e empresas com viés sustentável, já estão de olho nessa metodologia como uma alternativa de negócio.

No Brasil, ainda são poucos os especialistas habilitados na área e isso torna a quantidade de cursos também limitada. Algumas faculdades oferecem matérias relacionadas ao assunto em cursos de design, engenharia e arquitetura, por exemplo. Procurar por cursos livres na internet pode ser uma alternativa para quem quer se aprofundar no assunto.

Futuro - Segundo a Revista Forbes, a metodologia foi apontada como uma das cinco principais tendências de negócios para o futuro. Um estudo realizado na Universidade de Nazarena de Point Loma, da Califórnia, estima que o setor deverá representar 300 bilhões de dólares no PIB dos Estados Unidos e gerar mais de 1,5 milhão de empregos no país até 2025.

Curiosidade: criações humanas inspiradas na natureza

A criação do famoso Velcro também surgiu a partir da observação da natureza. Em 1941, o engenheiro suíço George de Mestral, enquanto caminhava com seu cão pelos Alpes, observou que as sementes de uma espécie de planta cheia de espinhos e ganchos colavam constantemente em sua roupa e na pelagem de seu cachorro. Foi a partir daí que, sete anos mais tarde, ele criou o velcro, um tecido repleto de minúsculos ganchos que possibilitam a sua fixação em diversas superfícies.

Um outro exemplo interessante é o do engenheiro japonês que usou o pássaro martim-pescador como inspiração para resolver o problema de poluição sonora e atrito de ar de alguns trens-bala. A solução foi remodelar a dianteira do veículo para um formato similar ao do bico do pássaro. Com isso, os trens passaram a viajar de modo mais silencioso e se tornaram 10% mais rápidos e 15% mais econômicos.

Para os especialistas que atuam no ramo da construção civil, essa metodologia pode se tornar um grande diferencial no mercado. Com um público cada vez mais exigente e preocupado com a causa ambiental, essa técnica pode colocar a sua empresa em um outro patamar no mercado.

Quer ficar por dentro de assuntos relacionados à construção civil? Faça parte do nosso grupo no Telegram.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?