this is an h1

this is an h2

Tue Mar 21 22:47:35 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Arquitetura incrementa turismo histórico-cultural em SP

Ícones da arquitetura brasileira fortalece segmento do turismo histórico-cultural em São Paulo.

· Atualizado em 21/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para os empreendedores do setor de turismo, há diversas oportunidades a serem exploradas a partir dos elementos arquitetônicos de uma localidade.

Esta modalidade, conhecida como turismo histórico-cultural, tem chamado a atenção de viajantes do mundo todo que cada vez mais estão valorizando os acontecimentos e obras importantes que marcaram uma época.

O turismo histórico-cultural contribui imensamente para o despertar de vários sentimentos, como o de valorização, reconhecimento e pertencimento de uma cidade por parte tanto dos moradores como dos visitantes, e podemos dizer que uma das melhores formas de entender uma cidade, é entendendo sua arquitetura.

Durante a segunda metade do século XX, o Brasil recebeu muitos arquitetos vindos de diversas partes do mundo, principalmente da Europa, que deixaram um importante legado no país.

O cenário em São Paulo no pós-guerra era de desenvolvimento da sua capital, financiado pelo capital cafeeiro e em parte pelo capital estrangeiro e a contribuição de arquitetos imigrantes.

Um exemplo é Adolf Franz Heep (Fachbach, Alemanha 1902 – Paris, França 1978), um dos que tiveram inegável influência no estabelecimento do padrão moderno de arquitetura, sobretudo na cidade de São Paulo.

Foi no ano de 1947 que emigrou para o Brasil o arquiteto alemão, posteriormente naturalizado brasileiro, que contribuiu enormemente para o desenvolvimento da cidade, auxiliando na construção da então metrópole emergente entre os anos de 1945 e 1960. 

Franz Heep formou-se com forte ligação a Bauhaus, a primeira escola de design do mundo, localizada na Alemanha, famosa por ser uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura.

Este arquiteto imigrante alemão produziu soluções altamente racionais, porém, sempre com muita leveza e elegância, obtida através de curvas suaves ou elementos decorativos dispostos em ritmo. Sua atuação marcou a paisagem urbana paulista com ícones como o Edifício Itália e o Edifício O Estado de São Paulo (atual Hotel Jaraguá).

Seus projetos residenciais incluem tanto os primeiros edifícios voltados à moradia “econômica” com vários apartamentos de menor área – caso dos edifícios Arlinda no Largo do Arouche e do Guaporé na Nestor Pestana – quanto construções de alto padrão, como o Edifício Lausanne e Lugano Locarno, ambos na Av. Higienópolis.

Muitas de suas obras contribuem com o ciclo turístico da cidade, a exemplo do Edifício Itália, sua obra mais conhecida localizada na Av. Ipiranga. Seu nome oficial é Circolo Italiano (Clube dos Italianos em São Paulo) e foi inaugurado em 1965.

O edifício é o primeiro arranha-céu da cidade, com 165 metros de altura, considerado um dos maiores do Brasil, além de ser marco e cartão postal para a capital paulista, protegido pelo Patrimônio Histórico. 

Um dos seus maiores destaques é o restaurante Terraço Itália, localizado no seu topo. Além de ser um dos mais famosos, permite uma vista em 360 graus da cidade, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da capital.

Juntos, o Edifício Copan (Niemeyer), a sede do MASP (Lina Bo Bardi) e o Edifício Itália, são os principais representantes desta fase da urbanização da metrópole paulista e formam a “santíssima trindade” da arquitetura moderna paulistana.

Para saber mais da interessante história do Edifício Itália e seu criador, vale a pena assistir o vídeo do canal no YouTube: São Paulo nas Alturas, de Raul Juste Lores.

O Edifício Lausanne, projeto de 1958 localizado na Av. Higienópolis é outro dos mais importantes da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico pela sua importância arquitetônica, se destaca na paisagem do bairro pelos seus brises coloridos (brancos, verdes e vermelhos).

Construído entre os anos de 1947 e 1954, o Prédio Hotel Jaraguá é, sem dúvida, um dos hotéis mais famosos da região central. O projeto inicialmente foi desenvolvido para abrigar o jornal O Estado de São Paulo, a Rádio e o Estúdio Eldorado.

Franz Heep foi o encarregado de modificar totalmente os aspectos externos do edifício, trabalhando com elementos modernos que acabou por torná-lo um dos mais representativos exemplares da arquitetura moderna.

O Jaraguá foi palco de importantes eventos como o 1º Festival Internacional de Cinema, em 1954, contribuindo para torná-lo reduto de intelectuais e artistas de renome internacional com um número incontável de personalidades entre elas Alain Delon, Ella Fitzgerald, Sophia Loren, Frederico Fellini, Brigitte Bardot, Louis Armstrong, Gina Lollobrigida, Edith Piaf, Tony Curtis, Ginger Rogers, Mick Jagger, Henry Ford II, rainha Elizabeth II, Robert Kennedy, Fidel Castro, Yuri Gagarin, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Prestes Maia e Carlos Lacerda, entre outros.

O prédio consolidou-se como referência no cenário cultural de São Paulo, com grandes obras de artes como o externo de Di Cavalcanti e o interno, pintado por Clóvis Graciano.

Depois de fechar as portas no ano de 1998 devido aos períodos difíceis entre as décadas de 1980 e 1990, neste mesmo ano, o prédio foi comprado pelo Grupo Sol Invest, que resolveu investir em um grande hotel, transformando-o em um dos mais modernos da época.

Em outubro de 1999, a Accor Hotels assumiu a administração do Jaraguá, que passou a se chamar Novotel Jaraguá. 

Localizado no centro da cidade, o Hotel Jaraguá está próximo de outros importantes marcos da cidade como Praça da República, Praça Roosevelt, Copan, Edifício Itália, Igreja da Consolação, Pátio do Colégio, Catedral da Sé, Templo de Salomão, Santa Efigênia, Avanhandava, Oscar Freire, José Paulino, Mosteiro de São Bento e toda a região cultural e histórica do centro. 

Dentro da lógica daquele momento, onde as mudanças de costumes já iam acontecendo, as pessoas estavam desejosas de vivenciarem mais a cidade, frequentando muito mais festas, cinemas e restaurantes.

A casa acabou perdendo a centralidade de lugar onde tudo acontecia. A prioridade dos paulistanos era morar perto do local de trabalho e desfrutar o tempo livre com atividades ao ar livre, estando mais dispostos a cederem e renunciarem parte do espaço doméstico.

Assim, começam a surgir as habitações menores, prédios de apartamentos com 20 a 40 metros quadrados, e entre os anos de 1940 e 1950, Franz Heep projetou vários prédios de quitinetes.

Alguns exemplos desse modelo de moradia são o Edifício Arapuã, no final da Rua Augusta, o Normandie, na 9 de julho e o Araraúnas, este construído em 1953, bem antes do Minhocão Duda Breda. Neles, os apartamentos são todos quitinetes com cozinha e banheiro separados e quarto e sala integrados.

Foram apenas 10 anos de prancheta para que Adolf Franz Heep inscrevesse seu nome na história como um dos mais significativos arquitetos atuantes no Brasil do pós-guerra.

São mais de 30 edifícios com personalidade própria espalhados pelo centro paulistano que ajudam a contar a história da cidade e incrementam o portfólio de atrativos turísticos histórico-culturais da capital paulista.

Você, empreendedor, que tem um pequeno negócio ou sonha em entrar no mercado do turismo, aproveite as boas oportunidades e conte com o Sebrae para ajudá-lo nesta empreitada.

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

No curso Iniciando um pequeno grande negócio, você conhecerá princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.

Já, no curso “Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?”, você vai obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para planejar e agir de forma estratégica, conquistando os resultados que você sonha para a sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?