Pesquisa do Sebrae e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) revela otimismo das agências de turismo associadas à entidade no pós-pandemia.

O Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realizou, entre junho e julho de 2021, a segunda edição da pesquisa “Desafios das Agências de Turismo”. A amostra com 821 participantes, sendo mais da metade composta por agências de turismo associadas à ABAV, destacou que a maioria dos entrevistados acreditam em um futuro otimista para o turismo.
Alguns dos resultados obtidos com a pesquisa mostram que a maior parte dos produtos de turismo comercializados pelas agências de viagens, tanto antes quanto no pós-pandemia, são nacionais, com predominância da hospedagem entre os principais produtos e serviços turísticos.
Os cinco principais segmentos demandados pelos clientes das agências associadas à ABAV são: sol e praia (89%), cultural/histórico (63%), natureza/ecoturismo (43%), negócios (58%) e luxo (46%).
Outro ponto importante da pesquisa é que as empresas associadas à ABAV empregam mais (7,3) do que as não associadas (2,9), e é importante destacar que entre os não associados há mais MEI, o que explica a menor quantidade de funcionários. As agências de viagens associadas à ABAV também foram as que mais demitiram entre o período de março de 2020 a março de 2021, em função da covid-19, mas também são as que mais planejam contratar funcionários.
Quanto ao faturamento no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, na média geral, os associados à ABAV tiveram menor impacto (-28%) que os não associados (-38%) e, os maiores desafios que agências de turismo enfrentam nesse momento são as vendas e as finanças.
As agências associadas apontam que entre as principais medidas que o governo poderia adotar para compensar os efeitos do coronavírus e enfrentar o pós-pandemia são a redução das taxas e impostos, extensão das linhas de crédito com condições especiais, fim da responsabilidade solidária, redução do IRRF para remessas internacionais, entre outras.
Dos eventos voltados para o setor, a ABAV Expo Internacional de Turismo é o evento mais cogitado (81%), seguido de Festuris, WTM Latin America, Fórum Panrotas, Fitur – Madri, etc.
A pesquisa revela que a maioria das palavras que definem o sentimento dos empresários do setor em relação ao futuro são de conteúdo positivo, com destaque para “esperança” e “otimismo”.
Acesse o relatório geral da pesquisa “Os desafios das agências de turismo – recorte associados ABAV” e conheça todos os resultados.
Foi um prazer te ajudar :)