Entenda a importância de ter uma estratégia de compras e os impactos no valor do seu produto e no lucro do seu negócio.

Para aumentar os rendimentos da sua empresa, uma das estratégias que podem ser utilizadas é melhorar a sua margem de contribuição. A margem de contribuição é responsável por mensurar o quanto o empreendedor ganha por venda.
O faturamento não é indicado apenas pelo valor da venda de um produto, afinal de contas, depois da venda, é preciso considerar os custos e despesas variáveis atribuídas àquela mercadoria. Que tal reorganizar o processo de compras e aumentar os lucros da sua empresa? Nós, do Sebrae, vamos te ajudar nessa função!
Compra de mercadorias
Independente do nicho da sua empresa, as compras fazem parte da sua estrutura para garantir o seu funcionamento. Seja a matéria-prima para a fabricação do produto, insumos para a prestação de serviços ou até mesmo as mercadorias prontas para a revenda.
Acontece que essa etapa não pode ser realizada de qualquer maneira, pois ela irá afetar diretamente no preço de venda do seu produto e na margem de lucro do seu negócio. Algumas das principais dicas para otimizar o processo de compras, são:
- Conhecer a qualidade do produto para avaliar o seu valor de venda;
- Fazer uma análise comercial para identificar o preço médio;
- Ter um bom relacionamento e negociando com os seus fornecedores (a depender da quantidade e da frequência de compras);
- Possuir um estoque de segurança para evitar imprevistos.
Gestão de compras
Muitas empresas costumam contratar um profissional especializado para realizar essa atividade. O gestor de compras possui habilidades de negociação e conhecimentos econômicos que auxiliam a empresa a comprar com mais eficiência ou, em outras palavras, a utilizar de estratégias de compras.
Além disso, ele pode fazer o uso de métricas para avaliar os resultados e facilitar a definição de prioridades, de modo que as compras sejam de fato estratégicas e a margem de lucro do negócio seja positiva.
Quanto melhor for o preço de compra, maior será a margem de contribuição. Mas, para deixar esse tema ainda mais claro, vamos a um exemplo prático?
Suponha que uma mercearia perto da sua casa, sempre esteja em promoção com alguma categoria de produtos. Para que ela gere essa promoção ao cliente, significa que a sua margem de contribuição é alta, o que possibilita pagar as despesas, obter lucros e reduzir o preço de venda.
Então, com uma boa organização e gestão das suas finanças, associado com o controle do estoque e da movimentação financeira, com certeza, você irá garantir o sucesso das suas receitas e vai eliminar os erros administrativos.
Gostou das dicas? Então, aproveite para conferir o conteúdo exclusivo do Sebrae sobre Gestão Financeira, reunido em um e-book próprio para microempreendedores.
E, se precisar de uma consultoria aplicada, não esqueça de procurar a unidade do Sebrae mais próxima da sua casa ou entrar em contato pela central de atendimento pelo número 0800 570 0800.
Sebrae, o maior parceiro dos micro e pequenos empreendedores.
Foi um prazer te ajudar :)