this is an h1

this is an h2

Tue Feb 28 21:45:41 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Automação residencial permite agregar valor a novos projetos

Entenda quais são as funções do profissional na hora de orientar clientes sobre automação residencial para ter conforto e economia na própria casa.

· Atualizado em 28/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O rápido avanço tecnológico já permite que o morador ligue o aparelho de ar-condicionado antes de chegar em sua casa ou apartamento, acione a irrigação do jardim ou mesmo acenda as luzes à distância.

A chamada automação residencial ganha cada vez mais interessados, mas a satisfação completa deles depende do trabalho de profissionais, como os arquitetos. 

São eles normalmente que estão mais a par das principais tendências relacionadas à decoração de interiores, com a função de estudar e posicionar móveis e aparelhos, para garantir maior conforto e dar sustentabilidade ao ambiente.

Ainda, a automação residencial pode ser usada para atender necessidades de clientes, como acessibilidade, praticidade, segurança e economia, por exemplo.

Profissionalismo

O arquiteto é o responsável por fazer a ponte entre as necessidades do cliente e as principais soluções disponíveis no mercado. Com o conhecimento em design ou decoração de interiores, é ele quem obtém o melhor resultado na disposição de equipamentos eletrônicos e lâmpadas, por exemplo.

A atuação do arquiteto na automação residencial começa na escolha de equipamentos, passa pela seleção de revestimentos apropriados para o projeto, pela consulta a engenheiros eletricistas, até a orientação de prestadores de serviço na instalação dos sistemas. 

O arquiteto é quem sabe avaliar as melhores soluções para a necessidade do cliente, os equipamentos que são mais viáveis e os que terão melhor funcionalidade dentro da residência.

É ele que vai escolher a potência de um sistema de som para o ambiente, a capacidade de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado e a melhor localização para cada um dos sistemas. 

Fornecedores

Faz parte da rotina do arquiteto a procura e o contato com fornecedores de materiais e serviços. A harmonia e a economia dentro de um projeto dependem dos critérios do profissional.

Um projeto de automação residencial diferenciado também passa pela criatividade do arquiteto. Ter uma sala de cinema em casa, com todo o conforto, já está ao alcance do consumidor que deseja sofisticação.

O arquiteto pode projetar sofás e poltronas reclináveis, televisões acima de 50 polegadas ou projetores de vídeo, sistema de som por home theater, cortinas que deixam o ambiente totalmente escuro, aparelho de ar-condicionado e iluminação totalmente integrados. Assim, basta um comando em um controle ou aplicativo de celular para que a sala de TV ofereça uma experiência que fará a alegria dos cinéfilos.

Para o arquiteto, é importante colocar serviços de automação residencial em propostas a clientes, para não depender apenas de solicitações. Além de agregar valor ao projeto, é possível se especializar em um mercado em franco crescimento.

Projetar a casa do futuro garante destaque profissional em um mundo automatizado!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?