this is an h1

this is an h2

This Content Component encountered an error Tue Apr 04 03:12:04 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Aventuras na natureza radical: turismo de sobrevivência

Unir aventura e transformação pessoal é a nova modalidade de turismo que faz da sobrevivência uma excelente oportunidade de negócio.

· Atualizado em 04/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já se imaginou em um cenário apocalíptico? Ou uma fantasia com viés mais realista, como ficar por alguns dias na selva após um desastre natural ou aéreo? Esse é o apelo das viagens de aventura na natureza radical, o chamado turismo de sobrevivência. 

O medo gera adrenalina e provoca movimento, estimulando as pessoas a buscarem preparo para diversas situações hipoteticamente desastrosas. Empreendedores atentos enxergam nesse cenário a oportunidade de criar bons negócios. Essa modalidade de turismo leva viajantes aventureiros a gastarem um alto valor para sair de sua zona de conforto e viver uma aventura 

É uma modalidade de turismo de luxo, só que sem a parte da mordomia. Pessoas com um alto padrão de vida pagam para se ver como que perdidas em locais isolados, muitas vezes, inóspitos, com a missão de voltar para a base sem recorrer ao cartão de crédito. O plano real inclui um monitor que segue à distância o “aventureiro”, cuidando para que a viagem não termine em tragédia nem, é claro, gere publicidade negativa.  

Um dos atrativos desse tipo de turismo é trazer simplicidade a quem está acostumado a se ver cercado de luxo e quer testar seus limites, físicos e psicológicos. Como nas maratonas e nas caminhadas por trilhas, o viajante quer chegar ao ponto final orgulhoso de suas próprias capacidades de sobrevivência. 

O ponto final nas viagens desse tipo costuma compensar largamente os desconfortos do caminho: um hotel de luxo, com presentinhos como banheira de espuma balde com champagne. 

Sucesso da TV para a vida real 

O sucesso de programas de sobrevivência na TV explica o surgimento dessa modalidade de turismo: 

  • À Prova de Tudo: Em sete temporadas, o clássico já levou aventureiros a cenários de sobrevivência que incluem deserto, savana africana, montanhas de gelo, densas florestas selvagens, dias à deriva no alto-mar, entre outros.  
  • Largados e Pelados: O reality show Largados e Pelados que joga casais nus na selva com a missão de sobreviver por 21 dias une apelos óbvios a mosquitos, terrenos inóspitos e climas desesperadores. Ganhou uma versão com 12 competidores, A Tribo, que abusa de situações limites e condições as mais adversas. 
  • Ed Stafford Contra Todos: O britânico foi a primeira pessoa na história a conseguir caminhar por toda a extensão do Rio Amazonas, ganhando o selo recordista do Guinness Book. Após o feito, passou a competir ativamente contra oponentes em locais cada vez mais perigosos e distantes.  
  • Sobrevivência ao Limite: Uma equipe formada por engenheiros tem que escapar de locais onde ocorreram os piores acidentes e catástrofes da história. Na simulação, contam apenas com os materiais que os sobreviventes originais possuíam na época. 
  • No Limite: A versão brasileira apresenta provações bizarras aos participantes, divididos em duas tribos, que vão eliminando os seus membros até restar apenas uma pessoa vencedora. 

O sentido da vida 

Encarar uma experiência turística como oportunidade de superação, gerando uma imensa transformação pessoal, é uma grande ideia de negócio que precisa ser comunicada à altura. Cuidar da segurança de todos os participantes é a dica principal para quem pretende aderir a esse tipo de negócio.  

Testar os próprios limites dá um novo sentido à vida e pode ampliar, e muito, o lucro e longevidade de empresas de turismo. Aproveite! 

Saiba Mais: 

Assista a este vídeo que mostra experiências bem-sucedidas no segmento do turismo de aventura no Brasil e a esta entrevista que mostra que o turismo de aventura ganha cada vez mais espaço.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?