this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 13:31:00 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Benchmarking: Como aprender com os erros dos outros

Avaliação comparativa de pesquisa interna que promove a melhoria da empresa ou aumenta a sua participação de mercado

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Benchmarking, em português, significa ponto de referência ou avaliação comparativa. É um processo de pesquisa interna ou entre empresas do mesmo setor para analisar como os seus produtos, processos e/ou serviços estão performando.

De uma forma geral, cada empresa define um conjunto de fatores que impactam a sua performance e depois define métricas para os indicadores chave de performance (KPI’s).

Esses KPI´s serão utilizados como benchmarking, ou seja, referência que poderá ser usada pela equipe de marketing para desenvolver iniciativas que possam promover a melhoria da empresa ou aumentar a sua participação de mercado.

Quando se trata de monitoramento do mercado, devem ser considerados a análise, a interpretação, a avaliação e a mensuração das informações coletadas. Para criar uma verdadeira inteligência de mercado e tomar decisões de forma assertiva, é preciso saber interpretar corretamente os dados e como eles podem beneficiar a sua empresa.

Esta análise comparativa de mercado ajuda a empresa a: perceber como está posicionada em relação aos concorrentes e conhecer ações deles que podem ser implementadas na organização, de modo a melhorar a sua performance e o seu posicionamento de mercado.

Mas, como realizar um benchmarking de maneira correta?

Passo a passo para um benchmarking

Para fazer o benchmarking de forma correta, você pode seguir algumas etapas:

1. Escolher os concorrentes do mercado que serão analisados

Para essa análise, convém escolher pelo menos 3 concorrentes para monitorar. Opte por aqueles que são líderes de mercado e que muito provavelmente têm ações de sucesso em seus históricos.

2. Estabelecer os indicadores de análise

Para poder recolher e registrar os dados de forma adequada, crie uma planilha onde poderá anotar os dados da sua empresa e das empresas analisadas. Identifique as características e métricas que julgar como mais importantes para colocar nessa tabela.   

Dessa forma, terá uma visão geral e organizada do que cada empresa tem feito, facilitando o processo de interpretação e a avaliação das informações recolhidas.

3. Obter os dados

Essa pode parecer uma das tarefas mais complexas dessa empreitada, mas atualmente existem algumas formas de se conseguir dados das empresas.

Primeiro, verifique nos canais digitais públicos da empresa se ela disponibiliza as informações que deseja. Se o que encontrar não for suficiente para a sua análise, considere localizar pessoas chave das empresas no LinkedIn, por exemplo. Mas, antes de pedir informações, estabeleça contato, crie empatia e depois diga o motivo pelo qual deseja as informações.

Seja honesto para conseguir informações de qualidade que possa ajudar o seu negócio.

O importante é tentar obter a maior quantidade de dados possível, para facilitar a sua análise e interpretação.  

4. Comparar e analisar as informações

Depois de levantar todas as informações, passe para a próxima etapa: analise de forma criteriosa as ações e compare-as com o que a sua empresa tem feito. É aqui que se inicia o processo de entender como o que as empresas podem estar fazendo para gerar melhores resultados que os seus.

5. Fazer o levantamento dos pontos altos e baixos

Após as etapas anteriores, você vai precisar destacar os pontos fortes das empresas analisadas, mas sem deixar de lado os aspectos negativos. Afinal, não se deve aproveitar tudo o que apurar neste processo.

Cada empresa tem as suas especificidades, e é bom não se esquecer disso no momento da análise das informações recolhidas – algumas situações poderão ser aproveitadas pela sua empresa, outras não.

Quais as vantagens de se fazer benchmarking?

Se ainda está em dúvida sobre fazer ou não um benchmarking, separamos algumas vantagens do processo.

1. Analisa a situação atual e identifica pontos de melhoria

Além de analisar a atuação dos concorrentes no mercado, o benchmarking faz com que as empresas avaliem as suas abordagens atuais, fazendo comparações com os principais players do mercado, buscando implementar ações que lhe ajudem a alavancar os resultados.

2. Ajuda a conhecer ações de sucesso de outras empresas

No processo de realização benchmarking passa-se a conhecer de forma mais aprofundada algumas nuances de empresas que são referência no mercado, o que é ótimo para entender o que pode ser feito no nosso próprio negócio com vistas a uma melhoria contínua de performance.

3. Possibilita o planejamento de estratégias mais eficientes

De posse de informações relevantes em relação aos concorrentes, a empresa tem condições de ajustar ou mesmo elaborar o seu planejamento, levando em consideração itens que pode ter ignorado, e que podem ser úteis ao seu crescimento.

Como se tratam de estratégias testadas por outras empresas, as chances de dar certo na nossa, é aumentada. Para tal, serão necessários os devidos ajustes à nossa realidade.

Assim, podemos dizer que o benchmarking é muito importante para a empresa comparar a sua posição atual com a dos concorrentes, possibilitando a identificação de falhas e oportunidades. 

Se quiser aproveitar e repensar o seu planejamento empresarial, sugerimos o curso on-line Planejamento de Marketing: ferramentas práticas.

Fonte: https://open.spotify.com/episode/6BhgutvP7PKmpjj3sf4lsU?si=b35d2d2171fd48d0&nd=1

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?