this is an h1

this is an h2

Sun Feb 05 22:51:04 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Bordado de Caicó: técnica e tradição portuguesa no sertão nordestino

Região com grande diversidade de técnicas artesanais de origem europeia.

· Atualizado em 05/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O nordeste do Brasil é o primeiro lugar onde aportaram os portugueses. Talvez esse fato tenha corroborado para a concentração, nessa região, de uma grande diversidade de técnicas artesanais de origem europeia, que foram se transformando nas mãos dos artesãos brasileiros.

O bordado, junto com as rendas, é uma das técnicas mais disseminadas pelos portugueses e que pode ser encontrado em vários estados do nordeste. Com fios e tecidos, são confeccionados bordados feitos à mão que empregam técnicas diferentes com nomes variados como redendê, boa noite, richelieu, labirinto, filé, ponto cruz, etc, destinados principalmente ao setor da moda e da decoração.

No Estado do Rio Grande do Norte, na região do Seridó, o bordado está entre as sete atividades mais importantes para a economia local.  

O Seridó Potiguar localiza-se na porção centro-meridional do Rio Grande do Norte. Sua cartografia regional, comporta os territórios de 24 municípios, sendo Caicó uma das principais cidades com uma população de aproximadamente 70.000 habitantes.  

A paisagem da região é marcada pela semiaridez, destacando-se a vegetação de caatinga, os solos pedregosos e os rios temporários.

A Região do Seridó, nos seis primeiros decênios do século XX, apresentou uma tendência ascendente em termos econômicos e políticos que teve entre os anos de 1940 e 1970, o auge da projeção regional tendo como base da economia o tripé algodão-pecuária-mineração.

Além disso, o bordado sempre esteve presente como parte da atividade das mulheres sertanejas. Inicialmente, era apenas uma atividade doméstica que as mulheres praticavam para consumo próprio.

Na década de 1940, o bordado que era feito à mão, passa a ser produzido também à máquina. A produção começa, então, a ser feita também com fins comerciais, como uma forma de complementar a renda doméstica.

Atualmente, o bordado que contribui para definir a identidade local, faz parte da economia de 12 dos 24 municípios da região do Seridó, entre eles: Caicó, Cruzeta, Acari, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Ouro Branco, Ipueira, São José do Sabugi, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jucurutu.

Em 2020, o Bordado de Caicó conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse selo refere-se ao bordado produzido nos 12 municípios do Seridó, indica a procedência do bordado e o “nome geográfico”. É um reconhecimento à tradição, ao valor e à origem do Bordado de Caicó.

Os bordados produzidos na região do Seridó Potiguar carregam a história da colonização portuguesa desde o século XVII até início do século XX. A referência vem dos bordados tradicionais produzidos na Ilha da Madeira em Portugal, com padrões que remetem a flores, folhas, pistilos e arabescos desenhados sobre tecidos de algodão e linho.

A técnica inicia com o risco do papel para o tecido, que servirá de guia para o caminho feito pela agulha e linha. Para manter seu trabalho dentro das especificações do chamado Bordado de Caicó, as artesãs só podem utilizar 12 pontos: ponto cheio, richelieu, matiz, costurado, rococó à mão, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo e granito, e pode-se cobrir o risco de duas maneiras: à mão ou à máquina.

A tradição é passada de geração em geração. Atualmente, estima-se que existam mais de 15.000 pessoas que trabalham com o bordado na região do Seridó. As bordadeiras confeccionam peças para estilistas e para o setor de decoração. As peças são comercializadas no Brasil e também no exterior.

Em 2021, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), apresentou a exposição Mostra Bordados de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte. Foram apresentadas mais de 200 peças bordadas não só mostrando a relevância desse trabalho, como contando a história construída pelos pontos dos bordados das mulheres de Seridó.

O Bordado de Caicó não só tem seu valor como uma expressão cultural da região do Seridó, mas também como porta de entrada para muitas mulheres para o mundo do empreendedorismo.   

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?