this is an h1

this is an h2

Mon Nov 28 01:00:32 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Círio de Nazaré é espetáculo grandioso que pode também ser lucrativo

Turismo religioso é um segmento de mercado que exige preparo e conhecimento prévio. O Círio de Nazaré, em Belém, é um ótimo exemplo.

· Atualizado em 28/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Que o Brasil é o maior país católico do mundo é um fato conhecido. Menos difundida é a ideia de que a união entre turismo e religião gera inúmeras oportunidades de negócios, importantíssimas para a economia de muitas regiões do país, como é o Círio de Nazaré, em Belém, no Pará. Essa junção é denominada turismo religioso.  

Esse segmento de mercado do turismo difere dos demais por ter como motivação fundamental a fé das pessoas. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário de acontecimentos religiosos, como procissõesromarias, que acontecem em determinadas localidades. O turismo religioso promove o movimento de algo entre 300 e 330 milhões de pessoas por ano, no mundo inteiro, gerando receitas de 15 a 18 milhões de euros. 

No âmbito da atividade turística no segmento religioso, destacam-se as peregrinações religiosas, ou seja, quando há o deslocamento temporário de pessoas das suas casas para outras regiões ou países, para lugares considerados santificados, seja por uma recordação histórica ou por algum tipo de manifestação miraculosa que tenha ocorrido ali.

As peregrinações variam de país para país, conforme a cultura, a história, a economia e outros fatores. Mas o que prevalece é que viajar por roteiros de fé está na essência da natureza humana. As pessoas vão para estes locais em busca de satisfação de anseios espirituais, cumprimento de votos ou promessas, para orar, fazer preces, suplicar por uma solução divina para seus problemas e de seus familiares. Quando são católicos, os peregrinos também são chamados de romeiros.

É importante destacar que estes eventos promovem muitos deslocamentos, gerando a necessidade de passagens, hospedagem, serviços de restaurantes, passeios e outras atividades turísticas, além de uma intensa movimentação econômica nas regiões de destinos.

Uma das mais importantes datas no calendário católico no Brasil é o Círio de Nazaré, que acontece em Belém, no Pará, durante o mês de outubro. Todos os anos, essa festividade atrai cerca de dois milhões de fiéis que participam de diversos eventos para homenagear Nossa Senhora Virgem de Nazaré. É uma manifestação religiosa tão grande, que passou a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A festa dura vários dias, tem mais de uma dezena de romarias e uma proporção gigantesca.

O Pará já é, por si só, um território grandioso, tanto em tamanho quanto em cultura, e a celebração do Círio de Nazaré é um marco ainda mais surpreendente nos costumes de quem mora lá. É impressionante a grandiosidade da fé que move as pessoas, e a energia que envolve a cidade durante o Círio. Um aspecto que não se pode ignorar é a enorme quantidade de serviços diretos e indiretos criados no setor de turismo durante as festividades.

A História do Círio de Nazaré começou há mais de 200 anos. No século XVIII, o caboclo Plácido encontrou a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré às margens de um riacho. Ele, então, a levou para a casa, fez um altar improvisado e, segundo reza a lenda, no outro dia a imagem havia desaparecido. Foi depois encontrada novamente no mesmo lugar, na beira do rio, e de novo foi levada para a casa do caboclo. Mas a história repetiu-se por várias vezes, até que, entendendo que a santa queria continuar ali, ele construiu um altar no local da descoberta.

Com o passar do tempo, a fama da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi se espalhando, atraindo muitas pessoas que passavam por ali para vê-la. Assim, foi construída uma igreja ao redor do lugar, que hoje é a Basílica de Nazaré. A tradição da grande procissão, no entanto, só iniciou-se anos mais tarde, no final do século, quando a imagem voltou de uma restauração feita em Portugal. Na sua chegada, fiéis acompanharam o trajeto em procissão do porto até o Santuário, o que foi considerado o primeiro Círio. Destaca-se que o evento trouxe com ele uma imensa atividade turística e econômica para a região, além de inserir o Pará no radar nacional de empreendimentos.

O grande ápice do Círio é no segundo domingo de outubro, quando acontece a principal procissão que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré. 

Principais etapas do Círio de Nazaré

  • Transporte dos carros: na primeira quarta-feira do Círio, carros da celebração são levados por fiéis até a Companhia das Docas do Pará.

  • Traslado para Ananindeua: a imagem peregrina parte para Marituba e depois Ananindeua, onde passa a noite.

  • Romaria rodoviária: carros de bombeiro, polícia, organização do Círio e de civis partem em romaria até Icoaraci.

  • Romaria fluvial: em Icoaraci, a imagem peregrina embarca num navio da Marinha junto a outras embarcações, até retornar à capital.

  • Moto romaria: de volta à Belém, a peregrinação continua de moto até o colégio Gentil Bittencourt, onde acontece uma missa.

  • Descida da imagem: a imagem original da Basílica é descida do local chamado Glória e fica em um altar dentro da igreja até o fim do Círio.

  • Trasladação: procissão à luz de velas que traz a imagem peregrina de volta à Catedral da Sé.

  • Grande procissão do Círio: uma missa às 6h da manhã do domingo precede a principal procissão do Círio, que leva a imagem peregrina até a Basílica de Nazaré.

  • Ciclo-romaria: uma romaria de bicicleta percorre as ruas de Belém no sábado seguinte à grande procissão, pela manhã.

  • Romaria da Juventude: à tarde, grupos de jovens percorrem alguns bairros e finalizam sua procissão na Basílica de Nazaré.

  • Romaria das crianças: no domingo, uma romaria dedicada aos pequenos parte da Praça Santuário e contorna a Basílica.

  • Romaria dos corredores: no último sábado de Círio, a partir das 5h30 da manhã, há uma corrida-romaria, sem caráter de competição.

  • Procissão da festa: no último domingo, acontece mais uma romaria da imagem peregrina, sendo um percurso diferente a cada ano.

  • Recírio: por fim, quinze dias após a grande procissão do Círio, acontece uma procissão de encerramento, chamada de Recírio.

No Brasil, as peregrinações e romarias mais conhecidas são, na sua quase totalidade, católicas, entre elas:

  • Círio de Nazaré, Belém do Pará;

  • Padre Cícero, Juazeiro do Norte no Ceará;

  • Iemanjá, Bahia;

  • Festa do Bonfim, Salvador, Bahia, e Rio de Janeiro;

  • Aparecida, São Paulo;

  • Espetáculo teatral da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, Pernambuco.

Fica aqui a dica: o turismo religioso é uma ótima oportunidade de expandir seus negócios. Lembre-se que todos os milhões de pessoas do evento irão precisar de suporte para locomoção, hospedagem e alimentação.

Prepare-se! A fé é capaz de fazer milagres e, certamente, pode impulsionar seu negócio.

Saiba como conhecer bem os seus clientes e criar valor a partir de relacionamentos.

Faça da comunicação um recurso para melhorar suas vendas 

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?