this is an h1

this is an h2

Mon Mar 06 11:07:33 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como aplicar estratégias de customer experience em pequenas empresas

O diferencial do negócio pode estar na experiência de compra que oferece ao seu cliente. Veja como aplicar estratégias de customer experience.

· Atualizado em 05/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quantas vezes já não ouvimos: “esse nem era o mais barato, mas comprei porque a loja tirou minhas dúvidas e ainda me enviou um brinde”. Essa boa experiência de compra chama-se customer experience (CX) e deve ser a cereja do bolo da sua empresa.   

CX é o conjunto de ações que objetivam aprimorar o relacionamento entre a empresa e seus clientes ao longo de toda a sua jornada de compra: pré-venda, durante a venda e pós-venda. Assim, essas estratégias vão acolher desde o primeiro diálogo com o consumidor até o suporte depois de ele já ter fechado o negócio. O uso de estratégias de CX para pequenas e médias empresas pode diferenciá-la da concorrência e fortalecer a marca no mercado, promovendo um rápido crescimento. As empresas que utilizam uma estratégia centrada no cliente são 60% mais lucrativas. Uma experiência positiva aumenta a satisfação e a lealdade do cliente à marca, efeito que geralmente se propaga pelas pessoas próximas a ele. Por outro lado, uma experiência de cliente negativa pode danificar seriamente a reputação da empresa.  

Percepção x realidade 

A experiência do consumidor vai além da qualidade do produto e do serviço prestado, mas refere-se à qualidade do momento que sua empresa proporcionou ao cliente, seja pessoalmente no PDV, no chat on-line, por e-mail ou telefone.  

De acordo com a pesquisa CX Trends 2021, 62% dos entrevistados disseram ter desistido de uma compra por conta de uma experiência negativa em 2020; 43% afirmaram que essa experiência foi determinante para impossibilitar a compra mais de uma vez. A mesma pesquisa indicou que, enquanto 76% das organizações acreditam oferecer uma boa experiência de venda, apenas 49% dos clientes têm a mesma opinião sobre as compras realizadas. Veja ainda outro dado importante para as PMEs: 81% dos consumidores afirmaram dar preferência a marcas que oferecem (de verdade) uma experiência satisfatória. 

Estabelecer uma estratégia de CX sólida e consistente em todos os pontos de contato do cliente com a empresa (site, mídias sociais, e-mail, telefone, interações diretas com as equipes de vendas e de suporte etc.) é fundamental e pode alavancar seu negócio. Veja o que mais uma boa estratégia de CX pode fazer:  

  • aumentar a fidelidade do cliente, gerando novas vendas; 
  • melhorar a reputação da marca e a confiança dos clientes; 
  • gerar um importante diferencial competitivo para os concorrentes; 
  • impulsionar vendas e melhorar margens de lucros; 
  • gerar mais divulgação boca a boca;
  • diminuir a rotatividade dos clientes; 
  • facilita o levantamento de informações fundamentais para a revisão e melhoria continuada da estratégia de CX  

Aplicação na prática 

Colocar o cliente no centro dos processos, privilegiando sua experiência com a marca não é tão complicado como pode parecer (saiba mais sobre essa abordagem aqui). A tecnologia é a grande aliada na aplicação de experiências de consumo. A acelerada digitalização provocada pela pandemia foi benéfica no sentido de que agora as marcas podem possuir um nível inédito de detalhamento do perfil dos consumidores, suas necessidades atuais e até as possibilidades de compras futuras. Assista a um webinar do Sebrae sobre esse tema aqui 

Grande parte das iniciativas de CX está atrelada ao universo on-line e os recursos tecnológicos disponíveis no mercado são grandes aliados. O uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos, plataformas digitais e redes sociais podem tornar essas ações mais rápidas, eficientes e agradáveis. O uso de chatbots teve um aumento significativo, uma vez que ele é um dos meios mais eficazes para agilizar o tempo de resposta ao cliente. O WhatsApp também tem sido usado como outro meio bastante popular para o atendimento, especialmente para pequenas e médias empresas.  

No entanto, se por um lado a tecnologia garante agilidade no atendimento e diminuição no tempo de resposta, por outro lado, muitos consumidores ainda preferem relacionar-se com seres humanos. Por esse motivo, o treinamento de funcionários para o atendimento de situações do dia a dia deve ser impecável, seja ele via telefone ou pessoalmente.  

Monitorando a satisfação 

Ainda de acordo com o estudo CX Trends 2021, 70% das organizações já utilizam um sistema de atendimento para monitorar a qualidade do serviço e para encontrar insights para a geração de novas estratégias.Porém, para monitorar, é preciso entender o seu cliente. Veja algumas dicas:  

  • Busque sinais e identifique as necessidades e desejos dos clientes. Eles deixam rastros por todos os lugares: comentários nas redes sociais ou em conversas e perguntas que fazem aos atendentes no PVD, por exemplo. Esses dados vão te dar insights para encantar o cliente com uma abordagem única e mimos que o surpreendam. 
  • Mapeie todos os pontos de contato ao longo da jornada de compra do cliente e determine que comportamentos e tipos de interações são necessários para causar uma ótima impressão. 
  • Por fim, crie mecanismos para mensurar o nível de satisfação dos clientes, até mesmo em tempo real. Você pode monitorar redes sociais ou mesmo solicitar um feedback rápido. Essas respostas serão vitais para você ajustar suas estratégias e eliminar falhas que possam prejudicar uma boa experiência. 

O sucesso dos negócios passa pela capacidade de oferecer uma excelente experiência digital aos seus clientes. Leia mais aqui, coloque em prática tudo que aprendeu e conquiste clientes apaixonados e satisfeitos.  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?