this is an h1

this is an h2

Sun Feb 05 18:33:20 BRT 2023
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Como aprender qualquer coisa

Técnicas que podem ajudar qualquer pessoa a aprender novas habilidades de maneira mais rápida

· Atualizado em 05/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inteligência e desenvolvimento são processos que envolvem grandes doses e horas de aprendizado. Por isso, aprender é uma garantia de investir em si mesmo, o que deve ser feito durante toda a vida, não só quando você está envolvido nos estudos formais.

Existe uma teoria difundida pelo autor Malcolm Gladwell que diz que, para aprendermos uma nova habilidade, são necessárias, no mínimo, 10 mil horas de prática. Mas, não se trata de qualquer prática, mas daquela focada e orientada para a alta performance. Isso vem quebrar muito o paradigma da genialidade inata uma vez que, qualquer pessoa poderá chegar à excelência com o treino correto.

Polêmicas e divergências à parte, o fato é que ninguém discorda da máxima que diz “a prática leva à perfeição” e ela é bem mais antiga do que a teoria do Malcolm Gladwell, portanto, deve ter um fundo de verdade.

Mas, se o seu objetivo não é ser um mega, top especialista das galáxias na sua área, há outras maneiras de aprender mais rápido.

Essas técnicas foram elaboradas por Richard Feynman, físico pioneiro em eletrodinâmica quântica e ganhador do Prêmio Nobel, que são:

1. Escolha um assunto (ou conceito) 

Escreva o tópico escolhido no topo de uma página. Em seguida, anote tudo o que sabe sobre ele e atualize sempre que aprender algo novo. A melhor forma de executar esse primeiro passo é escrever termos simples. Pense que você está explicando o assunto para uma criança, por exemplo. Ou seja: utilize vocabulário básico e faça conexões simples de entender. Jargões e termos complicados podem mascarar o seu nível de aprendizado —até para você mesmo. Escrevendo a ideia com linguagem clara, você se "força" a entender o bastante para conseguir simplificar as relações. 

2. Ensine, ou finja ensinar, para uma criança 

Aqui a ideia é realmente ensinar, não importa se você tem um público ou não. O importante é explicar o tópico em termos de fácil compreensão. Assim, você consolida o que entendeu até então e visualiza com facilidade o que ainda não tem clareza.

3. Identifique os "buracos" na compreensão 

A partir da sua tentativa de explicar para outra pessoa, vai perceber os buracos no próprio aprendizado. Revisite esses pontos e volte às suas fontes de informação até que consiga explicar o conceito completamente.

Revise, organize e simplifique 

Revise seu trabalho enquanto simplifica ainda mais a linguagem (tenha certeza de estar utilizando suas próprias palavras). Ilustre com exemplos e, se necessário, conecte conceitos e faça analogias para fortalecer sua compreensão. O objetivo é organizar todo o conteúdo em uma história simples e que flua. 

Depois, o importante é não parar de aprender, pois será que poderá elevar o seu nível de excelência em um assunto ou área específica.

Mas, o mais importante será vencer a procrastinação, que é a habilidade do ser humano em adiar ações e atitudes. Decida começar e busque ajuda sempre que for necessário.

Saiba mais

Pode começar fazendo alguns cursos do Sebrae:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QPGTTjloSRo

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?