this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 10:32:07 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Como escolher equipamentos para indústria de base tecnológica

Investir no equipamento certo na hora certa é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Veja como fazer no caso da indústria de base tecnológica.

· Atualizado em 19/04/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Equipamentos industriais são ingredientes essenciais em qualquer indústria, e mais ainda nas chamadas indústrias de base tecnológica, as IBTs. Sem eles, não seria fácil produzir em larga escala, sem interrupção e de forma precisa.

São necessárias máquinas específicas, que garantam segurança e mais ganho e que façam qualquer tipo de operação existente em uma fábrica. 

Mas o que afinal são esses equipamentos industriais? Eles são, basicamente, um recurso usado em uma planta industrial para fabricar algo, montá-lo quando necessário, receber os componentes de algum produto, ou o produto já pronto, e entregar o resultado (ou movimentá-lo dentro de determinada fábrica).

Na composição de um equipamento desses, há partes mecânicas, sistemas eletrônicos e/ou computadorizados, ou tudo isso junto e misturado. 

Há muitos tipos de equipamentos assim: veículos industriais (como empilhadeiras e rebocadores), equipamentos para levantar e transportar cargas pesadas (como guindastes, por exemplo), esteiras, geradores e compressores, por exemplo. Essas máquinas são usadas em todas as indústrias, independentemente de seu tamanho.  

Para adquirir esse tipo de equipamentos, existem uma série de regras que você precisa seguir se quiser acertar:  

1. Saiba tudo o que puder sobre o fornecedor - Conheça-o bem, aliás, conheça-o muito bem. Ele, o fornecedor, precisa estar sempre acessível. Equipamentos quebram ou dão problema, e é preciso sempre contar com a ajuda de quem o vendeu.

Garantia é algo fundamental. É preciso, também, que haja sempre agilidade no atendimento e peças de reposição no estoque.

2. Faça testes - Teste continuamente o equipamento - para que ele não dê problemas justamente quando se fizer necessário. Além dos testes, busque referências sobre a máquina que você quer adquirir.

3. Cheque a garantia - Não se esqueça de checar (e acompanhar) a garantia dos equipamentos para depois não se ver surpreendido.

4. Fique sempre atento à relação custo-benefício do equipamento - É preciso ter claro quanto o investimento em um equipamento vai contribuir para economizar ou agregar valor ao produto e o tempo para absorvê-lo. Mas isso, você precisa cuidar na empresa como um todo, certo?

Tendo em vista o fornecedor, saiba que buscar os equipamentos que sua indústria precisa também exige uma série de cuidados: o fornecedor precisa ter um bom tempo de mercado (você não quer um fornecedor que não conhece bem seu negócio e seus equipamentos, certo?), não pode ter problemas com a justiça, claro, e precisa ter um bom histórico também com outros clientes antes de você.

Cuidado: nem sempre o menor preço é o melhor, às vezes, o barato sai muito caro. Pesquisa, pergunte, cheque. Prevenir é sempre melhor que remediar. 

(Ah! O Sebrae tem um material supercompleto sobre a questão da manutenção dos equipamentos. Clique aqui e aqui saiba mais). 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?