this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 11:49:08 BRT 2023
Inovação | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Como está o processo de internacionalização das pequenas empresas

Acelerado desde os anos 1990, o processo de internacionalização das pequenas empresas brasileiras indica que elas têm começado a exportar mais cedo.

· Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As exportações brasileiras cresceram 19,3% em 2022 em relação a 2021, batendo o recorde de R$ 62,3 bilhões de superavit (quando as exportações superam as importações), contribuindo para a recuperação da economia em tempos de pandemia de coronavírus. Os números expressivos colocados aqui servem para inspirar as pequenas empresas a também ampliar seus horizontes de negócios. Vale lembrar que as exportações possibilitam o aumento da escala de produção, a aquisição de conhecimento e o aproveitamento de ganhos com especialização em etapas das cadeias globais de valor. 

Para quem já está pensando em exportar, um bom começo para escolher para onde mirar suas vendas, é saber que do total de negócios brasileiros com outros países, 65% deles se concentraram em cinco principais parceiros comerciais: China, União Europeia, Estados Unidos, Mercosul e Japão.  

Desde a década de 1990, o processo de internacionalização foi acelerado em razão das empresas começarem a exportar mais cedo do que antes. A habilidade de descobrir e conduzir negócios em diversos países foi deixando de ser uma prerrogativa apenas das grandes corporações. 

Pequenas empresas também podem exportar 

O Sebrae tem opções de cursos gratuitos e on-line para preparar sua pequena empresa para atravessar as fronteiras do Brasil. Em Exportação: seu negócio cruzando fronteiras, você vai conhecer as formas e procedimentos de exportação para adequar a sua empresa de micro e pequeno porte às exigências do mercado internacional. 

Já em Exportar: sua empresa também pode, o empreendedor vai descobrir o passo a passo para exportação de produto ou serviço e aprender a construir seu próprio plano de internacionalização. 

E para mais conhecimentos, o ebook preparado pelo Sebrae traz as dicas para os futuros exportadores.

O líder exportador 

Ainda no processo de internacionalização das empresas brasileiras, ressalta-se a figura do líder. É ele que, acreditando no futuro da empresa no mercado global, exerce papel fundamental. Claro que o processo vai além, literalmente. Para onde exportar? 

Para identificar o mercado é importante fazer a seleção em duas etapas. A primeira é filtrar os mercados mais interessantes. Já a segunda etapa tem como objetivo uma análise mais detalhada sobre os mercados selecionados. Só então a empresa será capaz de fazer uma boa escolha. 

E fazer uma boa escolha é meio caminho para o sucesso e pode significar um avanço mais rápido do processo de internacionalização da empresa. Também faz com que a exportação não se torne uma aventura, mas um processo embasado em análises e decisões que permitam comprometimento com a atividade, um pré-requisito para o sucesso. 

São inúmeros os benefícios da internacionalização, em quatro grandes grupos: busca de mercados; busca de recursos; busca de ativos estratégicos e busca de eficiência.  

Aproveite os cursos gratuitos do Sebrae e dê os primeiros passos para ganhar o mundo! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?