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Tue Feb 21 18:58:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como implementar ações de marketing de relacionamento

Confira algumas dicas para conquistar e fidelizar seus clientes.

· Atualizado em 21/02/2023
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Em um mercado competitivo, em que o público conta com inúmeras opções, conquistar novos clientes e mantê-los fidelizados é um desafio diário. Criar conexão e uma boa relação com o cliente pode ser o seu diferencial e, para isso, existe o marketing de relacionamento. 

O conceito do marketing de relacionamento diz respeito a ações com foco na geração de relações de longo prazo, tanto com clientes quanto com leads. Em vez de se concentrar em vendas únicas, a estratégia é criar uma base de clientes fiéis, que recomendarão o seu negócio para sua rede de contatos. 

Com o marketing de relacionamento, além de gerar receita da base de clientes já consolidada, você pode obter novas conversões com um custo de aquisição de cliente (CAC) mais baixo. 

A principal ação do marketing de relacionamento deve estar focada em trabalhar as bases. Os pontos de atendimento devem estar preparados para conquistar seu público. Por isso, treine seus colaboradores para promover o melhor atendimento possível. Todos devem oferecer uma boa experiência de relacionamento. 

Confira algumas dicas para de marketing de relacionamento que você pode aplicar na sua estratégia: 

Interaja com os seguidores nas redes sociais 

Identifique quem são seus clientes, antes de produzir qualquer conteúdo. Utilize as pesquisas de opinião para te auxiliar a construir um bom banco de dados a respeito do seu público. 

A base de uma boa estratégia de marketing de relacionamento está nas seguintes ações: responder dúvidas, demonstrar interesse e fornecer conteúdo adicional. 

Avalie feedbacks 

Os feedbacks dos seus clientes são fontes valiosas de dados e servem para aperfeiçoar sua estratégia de marketing digital. Além disso, é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o público e reverter casos de insatisfação. 

Estimule seu público a dar sugestões e opiniões. Incorpore as contribuições, sempre que possível, para gerar melhorias para tornar suas ações de marketing de relacionamento mais assertivas. 

Deixe claro o alinhamento do seu propósito com o do cliente 

Ter um propósito significa humanizar as ações de marketing e manter bons relacionamentos. Seu propósito precisa ir além da receita, lucros e distribuição de dividendos. Ao escolher com quem farão negócios, os clientes priorizam propósitos mais que preços. 

Implemente um programa de fidelização 

Fortaleça o vínculo entre cliente e marca por meio de um programa de fidelização. Você pode oferecer descontos exclusivos em produtos ou serviços, pensados para as principais necessidades de sua persona. 

Com um bom planejamento e atendimento, além de um propósito e benefícios, sua empresa fortalece a marca e pode atrair mais clientes. As ações de marketing de relacionamento podem ajudar a manter o seu público fidelizado e também aumentar o seu alcance por meio das indicações e avaliações positivas a respeito do seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Veja como o marketing de relacionamento pode alavancar o seu negócio

Faça marketing de relacionamento para fidelizar clientes

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