this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 20:38:24 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Como indicadores de desempenho podem ser implementados nas IBTs

Veja como os indicadores de desempenho podem ser utilizados para melhorar a qualidade da gestão e aumentar a lucratividade das empresas.

· Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Indicadores de desempenho permitem detectar a capacidade da empresa para gerenciar as variáveis críticas e promover uma projeção das condições futuras. A definição de um sistema de medidas, que permita administrar e melhorar os resultados das empresas da IBT, é uma questão extremamente importante. 

Medir o desempenho significa comparar os resultados obtidos com os planejados. Assim, toda empresa necessita de indicadores para avaliar seu desempenho. Esses indicadores são chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator). Eles são medidas quantitativas da performance dos processos da organização. 

Mas, o que é preciso para medir a performance de uma IBT com os KPIs? Primeiro, é necessário contar com um sistema automatizado que permita aos colaboradores captar, informar e compartilhar as informações de forma ágil e transparente. 

Todos os dados devem ser disponibilizados em tempo real aos gestores, permitindo o acompanhamento dos resultados e a tomada de decisão assertiva. Essa é a importância dos KPIs: eles permitem acompanhar os processos para que se possa avaliar o desempenho e dar feedback aos colaboradores e, assim, melhorar continuamente a gestão da empresa.

Veja alguns KPIs que podem ser implementados nas IBTs:

Indicador de lucratividade: apresenta a rentabilidade das vendas e é muito importante para fazer comparações com a concorrência. Não basta um bom faturamento ou controle financeiro. Se você não souber quais são os custos que incidem, por exemplo, não é possível saber se a empresa está sendo lucrativa ou deficitária. 

Indicador de produtividade: indica a quantidade de recursos que uma empresa emprega para produzir um determinado produto ou serviço. Tem como objetivo avaliar o rendimento e a eficiência dos processos. Pode ser estabelecido a partir dos recursos financeiros, temporais, espaciais, mão deo bra, entre outros. 

Indicador de turnover: medir o grau de rotatividade dos colaboradores ajuda a entender questões internas da empresa, o clima organizacional e a capacidade da empresa de reter talentos. Taxas altas de turnover podem indicar problemas. 

Indicador de conversão de leads em clientes: há vários tipos de conversão, mas, com a importância cada vez maior do marketing de conteúdo, é importante saber quantos visitantes de um site tornam-se clientes. Isso pode ajudar na avaliação das estratégias de marketing digital. Uma ferramenta para visualizar a taxa de conversão é o Google Analytics

Outros indicadores de desempenho que você pode adotar na sua empresa são: faturamento, market share, número de reclamações, taxa de satisfação dos clientes, entre outros.

Para automatizar o cálculo dos indicadores de desempenho, você pode utilizar um software intuitivo e fácil de operar. Geralmente, esses programas disponibilizam indicadores de desempenho em tempo real e de forma confiável. Um deles é o Stratws One, um software de gestão corporativa e de resultados. Sua plataforma integra indicadores estratégicos e operacionais a outros sistemas de gestão.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Gestão por indicadores: como as métricas podem alavancar o seu negócio 

E-book Sebrae-BA: Indicadores essenciais para a gestao de todo negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?