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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como melhorar o atendimento no varejo?

O Sebrae apresenta neste artigo algumas dicas para melhorar o atendimento no setor varejista

2 min de leitura · Atualizado em 26/07/2023
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Você já deixou de comprar em algum lugar, mesmo com bons produtos, em razão da má qualidade no atendimento? Pois, saiba que, mesmo em tempos de tecnologia, um bom relacionamento com o cliente, com um atendimento humanizado, personalizado e qualificado, é fundamental e até um diferencial para se destacar da concorrência.

Podemos dizer, inclusive, que o atendimento é uma espécie de cartão de visitas da empresa e, como já diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, ou seja, receber o cliente abaixo das expectativas dele é um convite a perdê-lo num estalar de dedos. Por isso, neste artigo, apresentamos algumas dicas simples de como é possível melhorar o atendimento no varejo. Acompanhe!

  • Treine a equipe: lembre-se de que experiência em função não é sinônimo de bom atendimento. Por isso, é importante o recrutamento, a integração com a equipe e o treinamento, levando até o colaborador a cultura da empresa. Conhecer a missão e os valores com que a marca se posiciona no mercado é fundamental para uma equipe qualificada. Os processos também precisam estar bem assimilados pelos times.
  • Ouça o cliente: crie canais e use instrumentos pelos quais os clientes possam deixar suas impressões (boas e ruins) e sugestões. É esse o caminho que pode apontar para você os ajustes necessários e quais são as apostas que estão dando certo.
  • Faça o pós-venda: se você ainda pensa que a jornada do cliente se encerra com a venda, é preciso rever seus conceitos! O pós-venda é essencial para continuar nutrindo o mesmo consumidor e fidelizá-lo. Busque as melhores estratégias: programas de fidelização, e-mail marketing, códigos promocionais, anúncios de lançamento de produtos, entre outras.
  • Tenha um ambiente agradável: a loja é uma grande vitrine, então decore-a e invista em estratégias de forma a deixá-la confortável e agradável ao consumidor. Use algumas dicas do marketing sensorial, como, por exemplo, um cheiro característico, uma música tocando no fundo, uma água ou café, tudo para proporcionar uma boa experiência de compra. Pense também no espaço para os clientes circularem, se há lugares para sentar, enfim são detalhes que fazem a diferença.
  • Invista em tecnologia: ela também será responsável por melhorar a experiência do cliente, porque você vai conseguir melhorar processos e o próprio atendimento será agilizado. Procure as ferramentas mais adequadas para o seu negócio e para as suas necessidades.

Temos uma boa dica de curso on-line para você complementar este conteúdo: Comunicação e relacionamento com seus clientes.

Precisando de ferramentas, capacitação, consultoria? Conte com a parceria do Sebrae. Nosso número é o 0800 570 0800. 

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