this is an h1

this is an h2

Thu Aug 24 10:45:06 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Como nasce uma tendência na beleza

Especialista da WGSN América Latina - uma das maiores empresas de análise de tendências do mundo – conta como é o trabalho de prever o que estará em alta

· Atualizado em 24/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já se perguntou como nasce uma tendência? De acordo com Mariana Santiloni, gerente de client services da WGSN América Latina, o primeiro passo para se fazer uma previsão de tendências é observar o que está acontecendo na sociedade.

Uma das principais empresas que analisa as micro e macrotendências no mundo inteiro, a WGSN tem metodologia própria para identificar essas vertentes, que consiste em analisar mudanças no contexto político, social, tecnológico, ambiental e econômico.  

“Nós observamos o que está acontecendo relacionado à moda, beleza, arte, música e cultura em diversos lugares do mundo”, comentou Mariana durante entrevista ao canal da plataforma Steal The Look no YouTube.

Ainda, segundo a gerente da WGSN, depois da equipe de especialistas em tendências - que é composta por profissionais de diversos países - analisar o que está acontecendo no cenário global, é marcada uma reunião para discutir tendências emergentes e novos movimentos. “A partir disso, identificamos as macrotendências que ficarão em alta nos próximos dois anos”, acrescentou.

Mariana explica que macrotendências são criadas por movimentos espontâneos formados por pessoas. Como exemplo, ela citou as macrotendências do bem-estar e do empoderamento feminino, que estão em alta atualmente.

“A macrotendência é sempre disruptiva, nunca aconteceu da forma que está acontecendo agora, não é cíclica, ou seja, ela nunca volta atrás e o tempo de adesão dela pelas massas é de cinco anos”, explicou a expert.

A especialista ressaltou ainda que a macrotendência costuma evoluir conforme o passar dos anos, como é o caso do empoderamento feminino. “Nós acreditamos que estamos vivendo a quarta onda de empoderamento feminino, pois uma macrotendência tem um período de evolução: anos atrás as mulheres lutavam pelo direito de votar e hoje lutamos por outros direitos”, elucidou.

“Por sua vez, a microtendência é uma manifestação de como a macrotendência acontece. A microtendência é um produto, uma cor, um item, algo que você consegue tocar, e seu período de adesão pelas massas é de 1 a 2 anos”, ensinou Mariana.

Para explicar como uma macrotendência gera uma microtendência, a expert cita o exemplo da tendência do bem-estar, que “nasceu” durante a pandemia, quando uma parcela significativa da população passou a ter a saúde mental afetada pelas consequências da crise, e gerou a microtendência do cogumelo.

“A necessidade sobre algo que ajudasse a melhorar a saúde mental veio da sociedade e pautou estudos no mundo acadêmico sobre psicodélicos, um tema que começou a ser discutido nos anos 1960, mas que acabou se tornando um tabu político e cultural. Logo depois, a indústria descobriu o micélio, que além de sustentável, pode ser um substituto para o couro e o plástico”, explicou a especialista.

“Aplicando o contexto dos psicodélicos na moda, vimos o retorno do tie-dye e o aparecimento de estampas e acessórios de cogumelos, e no segmento de beleza vimos o lançamento de produtos com extrato de cogumelos nas fórmulas”, acrescentou Mariana.

De acordo com a expert, a microtendência ainda pode ser um hit de temporada ou uma tendências remanescente, ou seja, que já veio de outras temporadas com algumas atualizações. “É o caso das mangas bufantes e das chemises'', exemplificou.

Uma das principais tendências de beleza para 2023, de acordo com a líder em previsão de tendências de consumo WGSN, é o skinimalismo, que valoriza a pele natural e propõe rotinas de skincare mais curtas e maquiagens mais leves, com o uso de produtos menos agressivos e em menor quantidade, convidando o consumidor a abraçar a pele que já tem. Esta tendência, onde menos é mais, tem foco nos cuidados da pele de forma mais simplificada. Assim,  fazer coberturas de pele mais leves, utilizar menos produto e aceitar as imperfeições estarão em alta

Para  2023, o musgo-do-mar será o novo ingrediente da moda, com seus múltiplos benefícios de beleza e bem-estar holísticos.  Embora atualmente seja usado principalmente em skincare, em 2023 esse ingrediente multiuso deve penetrar nos produtos de cuidados capilares, banho e corpo, além de itens de beleza comestíveis. O musgo-do-mar desempenha um papel vital na regeneração dos ecossistemas marinhos e também é valorizado como fonte de alimento sustentável.

Em 2023, o retorno da pele ao seu estado natural (rewilding) será tendência impulsionando produtos que ajudam a reparar, fortalecer e proteger a flora natural da pele e inspirarão produtos à base de micróbios e  produtos personalizados baseados em bactérias da pele (microbioma).

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?