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Wed Jan 11 13:47:34 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPROMETIMENTO
Como o customer experience as a service pode alavancar seus resultados

Inteligência artificial é um recurso do customer experience as a service que pode diferenciar o seu negócio no mercado.

· Atualizado em 11/01/2023
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Este é mais um artigo da série sobre as temáticas discutidas no Startup Summit, um dos eventos mais importantes para o ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro. Vamos falar sobre o customer experience as a service (CXaaS), uma solução para promover a melhoria de experiência do cliente baseada na agilidade, confiabilidade e eficiência. 

O CXaaS combina estratégia, integração de dados e automação para ajudar no planejamento e implementação de ações centradas na experiência do cliente. Os benefícios são a atração e fidelização dos clientes. 

Atualmente, os consumidores optam por experiências e tomam decisões não apenas pelos produtos, mas pelo que podem vivenciar com a marca. Por isso, uma experiência positiva traz bons resultados para as empresas. Os clientes compartilham avaliações, e novos consumidores podem chegar até o seu negócio por meio delas.  

Inteligência artificial para alavancar o CXaaS

A inteligência artificial (IA) entra nesse cenário como um diferencial de competitividade, pois proporciona aumento da produtividade e atendimento personalizado ao cliente. 

Algumas ferramentas de IA simulam o processamento do pensamento humano, com sistemas de autoaprendizagem e reconhecimento de padrões, entre outros recursos. Durante as interações, é possível ter uma melhor experiência do cliente, mais ágil e dinâmica.

A IA pode proporcionar ao cliente:

Omnicanalidade: a compreensão da linguagem e as regras de cada canal são assimiladas rapidamente pela IA, o que torna a mensagem adaptável a cada canal e cliente. 

Automatização: pode ser aplicada tanto em processos quanto em perguntas e de transações. Permite a redução dos custos operacionais e aumenta a produtividade. 

Tempo de espera: pode ser eliminado, já que o atendimento passa a ser feito por sistemas de IA, em tempo real e em todos os dias da semana. 

Processamento de dados: soluções de IA lidam com uma quantidade maior de tráfego de dados, sem comprometer a agilidade do sistema. Além disso, é possível integrar com outros sistemas, como o CRM.

Aprendizagem contínua: a interação com o consumidor e a coleta de dados tornam-se contínuas. Assim, a IA incorpora palavras, linguagens e modos de expressão. É possível manter um diálogo natural e coerente com assistentes virtuais, como se fosse uma pessoa. 

Além da experiência do cliente, a IA pode melhorar a experiência dos colaboradores da empresa. Isso porque os processos internos se tornam mais eficientes e rápidos. Não se trata de tomar o lugar dos funcionários, mas de servir como mais um instrumento de melhoria das condições de trabalho. 

O Startup Summit é um evento relevante, porque traz discussões atuais e tendências de mercado. Fique atento às próximas edições!

Conheça o Sebrae Like a Boss, competição de inovação para startups em busca de capacitação e aceleração. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como elaborar um plano de marketing 


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