this is an h1

this is an h2

Mon May 08 22:45:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como produzir anúncios no Spotify

Veja as vantagens de anunciar no Spotify e como começar a usar a plataforma.

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Saber anunciar no Spotify é uma das tendências para os próximos anos. A plataforma de streaming de música é a mais popular do mundo. O Spotify possui mais de 199 milhões de usuários com diferentes idades, gêneros, profissões e interesses. Por isso, muitas empresas já estão investindo na publicidade do aplicativo. 

O streaming de música, lançado em 2014, no Brasil, reúne quase 2 milhões de podcasts e mais de 4 bilhões de playlists musicais. De acordo com o Spotify, uma pessoa passa 2,5 horas por dia no aplicativo.

Diante desse crescente valor entre os seus usuários e os grandes players da internet, a marca enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2017, nos Estados Unidos, ela lançou a venda de espaços segmentados para as marcas.

Por que anunciar no Spotify?

Uma das vantagens de anunciar no Spotify é a possibilidade de segmentação do público. No Brasil, o Spotify Advertising chama a atenção das marcas pela assertividade na entrega do conteúdo e na criação de uma experiência auditiva do usuário.

A segmentação assertiva ocorre a partir dos dados demográficos e dos interesses pessoais de cada usuário. Para utilizar o serviço, ele precisa estar logado.

Por outro lado, com a intenção de oferecer uma experiência agradável, a inteligência do streaming também mapeia o interesse musical do usuário e, assim, consegue sugerir playlists recomendadas.

Em tempos onde falta tempo e sobra disputa por atenção visual, anunciar no Spotify é uma saída estratégica para que marcas sejam lembradas. Conteúdos em áudio interferem menos no dia a dia do usuário. 

É possível ouvir um podcast ou uma playlist no carro, no metrô, no banho, no trabalho ou enquanto cozinha. Não há barreiras para o consumo do podcast.

Essas características fazem com que a ferramenta tenha mais probabilidade de entregar a experiência ao ouvinte, porque ele não precisa de esforço e atenção exclusiva para consumir. 

Como anunciar no Spotify

Assim como o Facebook e o Google, o Spotify lançou um ambiente exclusivo à criação de anúncios: o Spotify Advertising. Um espaço para a criação de conteúdos criativos, exclusivos e produzidos com o objetivo de atingir assertivamente o público. 

Confira o passo a passo de como anunciar no Spotify!

1. Crie uma conta 

Para acessar a ferramenta, é necessário realizar um cadastro no site e, em seguida, responder a um formulário sobre os objetivos do anúncio. 

2. Escolha o formato 

Uma das perguntas do formulário de cadastro diz respeito aos formatos que a marca preparou para anunciar no Spotify. Conheça os modelos disponíveis.

  • Áudio: anúncios com duração de 30 segundos. Essa é a modalidade mais popular, cujas inserções acontecem a cada 15 minutos, para o plano gratuito. Aqueles que observam a telinha do streaming também podem ver que os anúncios em áudio são acompanhados de uma imagem e de um link para redirecionamento da navegação.
  • Vídeo: existem duas modalidades: takeover e a sessão patrocinada. No takeover, o usuário assiste a vídeos com até 30 segundos entre uma música e outra. Já na sessão patrocinada, o ouvinte ganha 30 minutos de streaming de músicas, sem intervalo, caso assista ao anúncio. Essa opção funciona apenas em dispositivos móveis.
  • Display: as marcas inserem banners em diferentes posições dentro da ferramenta. São elas: Overlay (desktop ou mobile), Leaderboard (exibição somente no Web Player por 30 segundos) e Homepage takeover (anúncio clicável que se destaca na página inicial do aplicativo para desktop por 24h).
  • Playlist: playlist patrocinada pela marca. Por exemplo, uma empresa de tênis cria uma trilha sonora especial para corridas. É uma forma criativa de atrair a atenção do público. 
  • Página do anunciante: é veiculada uma espécie de hotsite dentro da plataforma de streaming, que permite a postagem de imagens, vídeos, notícias, comentários e links.

3. Segmente o público 

É possível utilizar como estratégia para entrega do conteúdo a playlist e o gênero musical escolhidos pelo usuário ou, ainda, o canal. Além disso, você pode segmentar o público pela localização e o horário em que o usuário se conectou ao aplicativo no dispositivo. 

Anunciar no Spotify é possibilitar uma exposição de marca para quase 200 milhões de usuários do aplicativo, de forma assertiva e criativa. O emprego de áudios, vídeos e imagens em um contexto emocional, já que está associado ao gosto musical das pessoas, potencializa as chances de sucesso da publicidade.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas Como anunciar no Spotify.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como o podcast pode ser um canal estratégico para o seu negócio

E aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?