this is an h1

this is an h2

Fri Nov 11 15:31:37 BRT 2022
Mercado e Vendas | CLIENTE
Como saber o que os clientes estão achando do seu produto ou serviço?

Pesquisas de satisfação ajudam a construir um relacionamento com o cliente e aprimorar produtos e serviços.

· Atualizado em 11/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pesquisa de satisfação é uma estratégia proativa que ajuda a estreitar o relacionamento da empresa com o cliente, além de melhorar o produto ou serviço oferecido. Além disso, é possível ter insights valiosos sobre os processos e resultados do seu negócio. 

As pesquisas de satisfação são feitas em questionários, com perguntas qualitativas ou quantitativas. O objetivo é compreender a percepção dos consumidores sobre a qualidade do atendimento, do produto ou serviço, ou mesmo de outros aspectos da organização. Com um feedback do seu cliente, é possível atender melhor suas expectativas e definir estratégias para aprimorar serviços, entregas e o marketing digital.  

Na prática, as pesquisas de satisfação podem trazer alguns subsídios importantes para as empresas. Com as respostas dos clientes, é possível:

  • Avaliar se estão atendendo às expectativas;
  • Identificar falhas no atendimento e corrigi-las;
  • Criar uma estratégia de longo prazo para avaliar se a satisfação do cliente foi mudando;
  • Fazer com que o cliente sinta-se ouvido e valorizado;
  • Tomar decisões de negócio mais seguras e com base no feedback do cliente.

A experiência do usuário ou do consumidor tem sido fundamental na definição de estratégias e ações de marketing digital e vendas das empresas. Muitas vezes, não basta avaliar a qualidade do produto ou serviço. 

Um consumidor, por exemplo, pode ter algum problema com o produto e retornar para fazer uma troca. Nessa volta, ele é bem atendido, e a equipe de vendas é prestativa e cordial, fornecendo uma boa experiência, ainda que o produto não tenha atendido às expectativas. A probabilidade desse cliente retornar e ser fidelizado é muito maior. 

Por isso, a pesquisa de satisfação deve medir e avaliar a experiência do consumidor e todo o processo de venda, desde quando ele tomou conhecimento do seu negócio até o pós-venda. É uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente e compreender a sua jornada. Sabendo o que o cliente espera da sua marca e do seu atendimento, é mais fácil atender às suas expectativas. 

Preparamos alguns passos para você planejar bem as suas pesquisas de satisfação. Confira.

Os resultados da pesquisa de satisfação devem servir para melhorar os processos e o atendimento da sua empresa. Por isso, planeje, organize e estabeleça uma metodologia que ajude na hora da análise desse feedback. A pesquisa de satisfação precisa ser bem elaborada e direta para trazer os benefícios esperados, tanto para o cliente quanto para a empresa. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Ferramentas - Pesquisa de satisfação

A importância do pós-venda na fidelização e satisfação de clientes


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?