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Thu May 11 17:17:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como uma agência de marketing digital pode se manter competitiva

Como as agências de marketing digital podem profissionalizar seus processos internos e se destacar no mercado digital.

· Atualizado em 11/05/2023
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Com um aumento na quantidade de empresas de marketing digital e de clientes em busca desses serviços, o mercado digital precisou se desenvolver para oferecer melhorias e soluções personalizadas.

Para uma agência de marketing digital se destacar, é preciso valorizar o cliente, manter um bom relacionamento e fazer entregas de qualidade e profissionais. 

Você sabe o que uma agência de marketing digital faz? Ela presta serviços nos canais digitais para promover uma marca ou produto com estratégias e divulgações. De modo geral, os serviços prestados são:

  • Planejamento estratégico: identificar as demandas do cliente, estudar o mercado e elaborar um planejamento para alcançar resultados;
  • Gestão de campanhas: gerenciar campanhas pagas nos canais digitais e criação de anúncios on-line;
  • Produção de conteúdo: produzir conteúdo relevante para blogs, sites e redes sociais;
  • Design e desenvolvimento de sites: criação de layouts para sites e posts nas mídias sociais, por exemplo;
  • Mensuração de resultados: apresentar os resultados atingidos e possíveis melhorias.

Uma agência de marketing digital também faz a coordenação do tráfego pago, ou seja, é responsável por impulsionar os anúncios e converter vendas ou gerar leads qualificados. Além disso, uma agência atua com uma visão estratégica e em parceria com a empresa-cliente.

Com um cenário competitivo, as empresas desse segmento devem se atentar em profissionalizar processos para garantir um diferencial. Assim, as melhores estratégias para se destacar são:

Demonstrar valor para o cliente

Deve ser feito um alinhamento de expectativas. A agência deve explicar para os potenciais clientes que os resultados não aparecem repentinamente, mas no médio e longo prazo.

Demandas acima da capacidade técnica

É essencial apresentar habilidades estratégicas para obter sucesso. Uma boa agência de marketing digital não trabalha, apenas, com processos operacionais e técnicos.

É preciso adotar métodos estratégicos eficientes para entregar resultados. Por isso, o ideal é levar sugestões e tendências para os seus clientes e agregar valor, monitorando e desenvolvendo uma melhor performance da equipe.

Desafio de retenção

Manter uma boa relação com o seu cliente é fundamental para reduzir o custo de aquisição por cliente; fidelizar e conseguir indicação para outras pessoas. E isso se faz com um trabalho qualificado, desde o primeiro contato, e com resultados apresentados em relatórios.

Lembre-se que uma boa performance da sua agência pode ganhar vantagens no mercado digital e, consequentemente, um maior faturamento.

Prestação de serviços de maneira integrada

Essa é uma dificuldade no cenário atual. Essa falta de pensamento estratégico traz desvantagens, como: pouca fidelidade dos clientes; dificuldade de identificar resultados; venda de serviços pontuais; baixo valor de contratos e enfraquecimento da reputação da agência.

Quando os serviços não são integrados, pode ocorrer uma dificuldade de encontrar resultados, fazendo com que o cliente se sinta insatisfeito com os serviços contratados.

Para contornar essa situação, sua empresa pode oferecer, por exemplo, o inbound marketing. Essa estratégia consiste em trabalhar a atração de leads, passando por todo o funil de vendas.

Dessa forma, os resultados são mais claros e objetivos. Com isso, será possível demonstrá-los para o cliente de maneira mais tangível, além de conseguir um valor agregado para os serviços prestados. 

Não fuja da estratégia e do planejamento

O principal ponto para levar em consideração é planejar o posicionamento de marca e o aumento de receita para os próximos anos. É importante que o trabalho sempre seja realizado com base em dados e informações concretas, alinhando a expectativa com os seus clientes.

As agências de serviços digitais têm muitos desafios. No entanto, todos são possíveis de serem revertidos em grandes oportunidades e um desempenho empresarial de sucesso. Basta se capacitar, estar atento ao atendimento ao cliente e prestar um serviço de qualidade. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae PB: O mercado das agências de marketing digital.

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