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Fri Nov 11 18:49:48 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Confira as principais tendências da internet para os próximos anos

Relatório traz mudanças no comportamento dos consumidores e empresas em áreas como publicidade on-line, jogos e redes sociais.

· Atualizado em 11/11/2022
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O relatório Internet Trends Report atualiza, anualmente, informações relevantes sobre estratégias de marketing digital de empresas que trabalham com e-commerce e redes sociais. Esse relatório, criado em 1995 pela especialista em internet e novas tecnologias Mary Meeker, traz uma visão ampla sobre o impacto da internet nos hábitos do consumidor. 

O material sobre as tendências foi elaborado a partir da análise de dados de diversas fontes, incluindo empresas públicas e privadas, empresas de pesquisa de mercado e agências governamentais de diversos países. 

Marketing digital

Dados importantes sobre marketing digital foram divulgados no relatório de 2017:

  • O gasto com publicidade na internet, rapidamente, ultrapassam os gastos de publicidade com TV.
  • Os usuários usam bloqueadores de publicidade de forma crescente. Atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam ad-blocking. No Brasil, está presente em 6% dos computadores e 1% dos celulares.
  • Parcerias com influenciadores podem trazer bons resultados: conteúdos de publicidade produzidos por usuários (em inglês, user generated contents) podem gerar cerca de 6,9 vezes mais engajamento que os conteúdos produzidos por marcas no Facebook.
  • A publicidade utilizada com aplicativos de referência geográfica, como Uber e Foursquare, tem se mostrado efetiva e pode realmente influenciar nas compras.

Outra novidade da área são os anúncios baseados no que você está olhando. Em breve, recursos de reconhecimento de imagem e aplicativo de câmera vão permitir que plataformas de anúncios verifiquem para onde você está olhando para a divulgação de propagandas mais eficazes.

Aprenda com os melhores

Enquanto a Google e o Facebook caminham para completo domínio do mercado de publicidade on-line, a Netflix também surpreende com sua velocidade de crescimento: nos Estados Unidos, a empresa conquistou mais de 30% do mercado de entretenimento em casa em menos de dez anos. Enquanto isso, o mercado de TV continua caindo.

Jogos digitais

As mentes brilhantes por trás de todo esse sucesso despertam cada vez mais interesse. Um fato peculiar que une grandes empresários são os games. A indústria de jogos digitais tem crescido de forma extraordinária e já conta com 2.6 bilhões de jogadores (em 1995, esse número era igual a 100 milhões). Nomes como Mark Zuckerberg (CEO da Facebook), Reid Hoffman (cofundador do LinkedIn) e Elon Musk (CEO da Tesla) não negam a influência que os games tiveram em suas opções de carreira.

"Eu acho que essa dinâmica que envolve as crianças crescendo, construindo e jogando é importante. É assim que muitas crianças entram na programação. Eu definitivamente não teria entrado na programação se não tivesse jogado", já disse Mark Zuckerberg em entrevista.

Outras informações

O Internet Trends Report também destaca:

- Crescimento do uso de recursos de voz como mecanismo de busca nos dispositivos móveis. Esse tipo de busca tem se aperfeiçoado cada vez mais, com precisão de cerca de 95%.

- Dados sobre o uso das redes sociais como ferramentas efetivas de contato com o cliente.

- Busca por criações colaborativas de publicidade com influenciadores tem dado vantagem para diversas empresas no e-commerce.

- O serviço ao consumidor via chat também tem crescido bastante: os clientes preferem ter conversas em tempo real com as empresas, demandando respostas rápidas.

O relatório Internet Trends Report de 2017 foi divulgado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB) durante a Code Conference, evento referência em ecossistema da tecnologia digital.

 Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tendências na publicidade digital

Tendências digitais: inteligência, personalização e imersão


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