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Tue Oct 11 23:47:49 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Confira estratégias para o seu negócio se destacar no digital

Conheça e aplique as tendências do marketing digital que podem fortalecer a presença on-line da sua empresa.

· Atualizado em 11/10/2022
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O que está em alta no marketing digital atualmente? Impossível não falar dos vídeos, que continuam gerando muito engajamento. A tendência é que o Instagram, por exemplo, fique cada vez mais parecido com o TikTok, outra rede social que investe em vídeos curtos e divertidos. 

A produção de conteúdo passa a ser diferente com os vídeos, seja para o influenciador digital ou para o empreendedor. O desafio é produzir conteúdo de qualidade em um formato rápido e engajador. Os vídeos precisam ser curtos e, ao mesmo tempo, ter relevância. 

Além disso, não é mais possível manter apenas uma rede social. O empreendedor precisa ser multicanal, ou seja, estar presente em diferentes mídias sociais. Lembrando que todos os canais precisam ter relação com o seu negócio e o seu público-alvo.  

Frequência também é importante nesse cenário. O brasileiro fica, em média, 3,5 horas nas redes sociais. O consumidor está on-line e, para vender o seu produto, você também precisa marcar presença. Quem está começando no ambiente on-line precisa manter a constância do seu conteúdo, que, por sua vez, deve ser dinâmico e criativo. 

Mas, sempre lembrando que a qualidade precisa sobrepor a quantidade. É o que diz o slow content (conteúdo lento), um conceito do marketing de conteúdo que defende que uma produção de qualidade e relevante, em vez de muitas publicações. 

Planejamento é fundamental 

Fala-se muito em mostrar os bastidores e o cotidiano dos negócios para se criar uma conexão com o seu público. Mas, isso não significa fazer vídeos aleatórios, sem um planejamento e, até mesmo, sem um roteiro. O planejamento continua sendo fundamental no marketing digital, e ele não tira a autenticidade de uma pessoa ou negócio.

O conhecimento do cliente também está relacionado ao planejamento. Quando você sabe quem é o seu seguidor, você propõe temas direcionados, de acordo com os interesses dele. E tem como avaliar se o conteúdo foi, realmente, relevante. Mesmo que seja um conteúdo considerado natural, interessa ao seu cliente ver os bastidores da sua loja, por exemplo? 

Se sim, faça um plano e um roteiro para que sua ação seja mais assertiva e organizada. Por que não? Lembre-se de que as redes sociais são espaços de relacionamento entre pessoas. Vale a dica: “Não publique para vender, faça conteúdo até vender”. 

A estratégia de marketing social nas redes sociais deve ter paciência e ter como foco a construção de um relacionamento com o cliente. O consumidor está imerso em um ambiente em que ele tem contato com diversas marcas. Para a sua destacar-se e conquistá-lo, leva tempo, e é preciso construir essa conexão. 

Benchmarking para aprimorar estratégias

Nesse contexto, cheio de concorrentes disputando a atenção do usuário da rede social, é preciso observar e analisar como os outros empreendedores também estão atuando. É o que faz o benchmarking, uma análise estratégica das melhores ações e práticas das empresas concorrentes. 

Não se trata de copiar ações, mas de ter como referência e aprimorar seus processos, produtos, serviços e estratégias. E você não precisa olhar apenas para o seu segmento. Uma maquiadora, por exemplo, pode ver como um fotógrafo está tirando suas fotos e ver qual produto ou cor fica melhor. Assim, ela pode ter uma base para suas maquiagens e fotos da sua rede social. 

Percebe-se que não basta criar um perfil nas redes sociais. É preciso ter estratégias, que são pensadas a partir de um planejamento, do conhecimento do seu cliente, da concorrência e do mercado. Todos esses fatores são dinâmicos e manter-se atualizado é a melhor dica para continuar crescendo e alcançando bons resultados. 

Artigo feito a partir do evento on-line "Sua Empresa On", do Sebrae-RN: Super trends: Ultrapasse fronteiras!

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Planejamento para o pequeno empreendedor

Como gerenciar meu planejamento estratégico


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