Você sabe as diferenças entre o MEI e o MEI Caminhoneiro? Neste artigo mostramos todas as, exigências, restrições e condições para ser um MEI Caminhoneiro

Desde a criação do Microempreendedor Individual (MEI) em 2008 por meio da Lei Complementar 128 de 19 de dezembro de 2008 (LC 128/2008) a categoria de Transportadores Autônomos da Cargas (TAC) reivindicava a inserção de suas atividades na lista de atividades permitidas para o MEI. Na teoria, algumas atividades relacionadas ao setor já eram permitidas dentro do MEI, porém não atendiam as necessidades da maioria dos profissionais da área, pois o Limite de Faturamento não era compatível com a realidade do setor. Após muitas conversações, negociações, tratativas com os diversos órgãos dos governos, políticos e setores econômicos do governo federal, em 2019 foi enviado para o congresso nacional um projeto de Lei Complementar (LC) que propunha algumas alterações na Lei do MEI e do Simples Nacional e permitia que todas as atividades relacionadas aos TAC pudessem ser formalizadas por meio do MEI.
Finalmente no dia 31 de dezembro de 2021, depois de mais de dois anos de tramitação, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Complementar 188 (LC 188/2021) que traz alterações na Lei 126/2008 com as regras, exigências e com dições que assim permitiam a formalização dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Cargas (TAC) MEI: o chamado “MEI Caminhoneiro”. Ela define as regras, critérios e exigências para formalização na modalidade de MEI para os Transportadores Autônomos de Cargas (TAC). Legalmente o Transporte de Cargas Municipal, ou seja, com origem e destino dentro do próprio município e o Transporte de Mudanças já eram permitidos para o MEI, porém as restrições de faturamento dificultavam que, na prática, estes profissionais pudessem se formalizar e atender as exigências legais desta modalidade.
Quais as atividades permitidas para o MEI caminhoneiro?
As atividades permitidas para o MEI estão definidas legalmente por meio da Resolução 140/2018 do Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN). O Anexo XI desta Resolução define as Atividades Permitidas para o MEI que são atualizadas periodicamente, com a inclusão de novas atividades e exclusão de outras, de acordo com a conveniência do CGSN e com as diretrizes da Receita Federal e do Ministério do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Com a LC 188/2021 o Anexo XI passou a ter 2 Tabelas: a “Tabela A” com as atividades permitidas para os MEIs em geral e a “Tabela B” com as atividades exclusivas do MEI Caminhoneiro. Nesta Tabela estão as Atividades de TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA – MUNICIPAL, CNAE 4930-2/01; TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL, CNAE 4930-2/02; TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA - PRODUTOS PERIGOSOS, CNAE 4930-2/03; e TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA – MUDANÇAS, CNAE 4930-2/04; Essas quatro atividades, são as únicas permitidas para o MEI Caminhoneiro definidas na Tabela B do Anexo XI da Resolução 140/2018 do CGSN.
O Microempreendedor que exercer uma ou mais destas atividades, e não exercer nem possuir cadastrada nenhuma outra atividade além desta(s), pode se cadastrar como MEI Caminhoneiro e usufruir do diferencial de faturamento permitido além de todas as vantagens e benefícios disponibilizados e oferecidos aos MEIs.
Quem não pode ser MEI caminhoneiro?
As atividades de TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA – MUNICIPAL, CNAE 4930-2/01 e TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA – MUDANÇAS, CNAE 4930-2/04, são também permitidas para o MEI em geral. Caso o microempreendedor exerça somente essas atividades como caminhoneiro e não queira ou necessite ter o faturamento definido para o MEI Caminhoneiro, poderá se cadastrar como MEI normal e inclusive incluir outras atividades de serviço, comércio ou indústria, permitidas para o MEI. Porém caso o TAC exerça uma das atividades de TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL, CNAE 4930-2/01 ou TRANSPORTADOR AUTÔNOMO DE CARGA - PRODUTOS PERIGOSOS, CNAE 4930-2/03, terá que se cadastrar obrigatoriamente como MEI Caminhoneiro incluindo no máximo as 4 atividades de TAC constantes das Tabela B da Resolução 140/2018 do CGSN. Assim sendo, o caminhoneiro que exercer ou tiver cadastrado no seu MEI qualquer outra atividade não relacionada na Tabela B do ANEXO XI da Resolução 140/2018 do CGSN não poderá se cadastrar como MEI Caminhoneiro.
Quais as diferenças entre o mei caminhoneiro e os demais MEI?
São basicamente três diferenças entre estas modalidades. A Limitação de Atividades Permitidas, o Limite de Faturamento Anual e o percentual de recolhimento da Contribuição Previdenciária (INSS)
Atividades permitidas
Os MEI em geral podem ter até 15 atividades cadastradas no seu registro de CNPJ de qualquer dos setores de Indústria, Comercio e Serviços dentre as quase 500 permitidas que estejam relacionadas na Tabela A do Anexo XI da Resolução140/20148 da CGSN. Já o MEI Caminhoneiro poderá exercer e ter cadastrado no seu CNPJ somente 1 ou mais das 4 atividades relacionadas na Tabela B da referida resolução.
Limite de faturamento
O MEI Caminhoneiro tem o Limite Anual de Faturamento de R$ 251.600, 00, equivalente a R$ 20.966,66 por mês, enquanto para os MEIs em geral este limite continua sendo de R$ 81.000,00 por ano, ou seja R$ 6.750,00 por mês. Lembramos que continua em discussão no congresso nacional, onde se encontra tramitando desde 2021, um Projeto de Lei (PL) propondo aumento deste limite, porém ainda não foi aprovado.
Contribuição previdenciária
Em relação ao INSS os MEI em geral contribuem com 5% sobre o Salário Mínimo. Assim atualmente, neste início de ano de 2023, contribuem com R$ 65,10. Já para o MEI Caminhoneiro a contribuição é de 12% sobre o Salário Mínimo, ou seja, uma contribuição de R$ 156,24 por mês. Lembramos que a partir da contribuição relativa ao mês de maio, com vencimento em 20 de junho deste ano de 2023, a contribuição deverá ter um acréscimo em função alteração do valor do salário Mínimo que deve passar a ser de R$ 1.320,00, aumentando assim para R$ 66,00 e R$ 158,40 respectivamente.
Obrigações do MEI caminhoneiro
Todas as demais regras em relação a restrições, condições, exigências são exatamente as mesmas para o MEI e para o MEI Caminhoneiro, ou seja:
- Ter no máximo um empregado, ou estagiário, com salário base da categoria ou 1 salário mínimo;
- Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa;
- Não ter filial;
Quem é caminhoneiro e quer ser MEI caminhoneiro, o que deve fazer para se formalizar?
Os procedimentos para cadastramento do MEI Caminhoneiro são os mesmos para qualquer MEI e são bem fáceis e simples.
O cadastro é por meio do Portal do Empreendedor com a inserção dos dados e documentos requeridos:
- Acesso à conta gov.br; o nível de acesso precisa estar no nível prata ou ouro, se for brasileiro. Neste caso se a conta estiver no nível bronze será obrigatório aumentar o nível; se for estrangeiro e a conta não estiver no nível prata ou ouro, será solicitado a inserção das informações de comprovação dos dados de identificação civil de estrangeiro;
- CPF
- Documento de identificação (RG)
- Optar pela “Tabela B” no momento da indicação das atividades.
Quem já está formalizado como MEI pode mudar para MEI caminhoneiro? Como fazer esta alteração?
Quem já está formalizado como MEI pode migrar/mudar para MEI Caminhoneiro a qualquer tempo. Porém, para que as mudanças já surtam efeito no ano em curso esta alteração tem que ser formalizada no mês de janeiro de cada ano. Caso contrário só terá validade a partir do ano seguinte. Assim que é MEI e quer mudar para MEI Caminhoneiro pode fazer a qualquer momento, porém só poderá se beneficiar da mudança de limite de faturamento no ano seguinte.
Para formalizar a migração o MEI precisa acessar o “Portal do Empreendedor” na aba “Já sou MEI” , Guia Atualização Cadastral, e realizar uma Alteração/Atualização de Atividades optando por uma ou mais ocupações profissionais exclusivas para os Transportadores Rodoviários de Cargas conforme a Tabela B do Anexo XI da Res CGSN 140/18. Não adiantará incluir no CCMEI uma atividade da tabela B, deixando outras que sejam da Tabela A. Neste caso continuará como MEI tendo a obrigação de respeitar o limite de faturamento anual de R$ 81.000,00, não tendo o benefício de poder ter um faturamento maior.
Obrigações do MEI caminhoneiro?
Com a formalização como MEI Caminhoneiro as obrigações são as mesmas de qualquer outro MEI, ou seja:
- Pagamento mensal da guia (DAS), que terá vencimento sempre no dia 20 de cada mês;
- Emissão de um relatório mensal de faturamento que será utilizado para realizar a declaração de faturamento Anual (DASN-MEI);
- Envio da Declaração Anual de Faturamento (DASN-MEI) à receita federal, todos os anos até o dia 31 de maio
- Emissão de notas fiscais sempre que prestar serviços para outra empresa.
Sou obrigado a declarar imposto de renda pessoa física por ser MEI caminhoneiro?
O fato de ter uma empresa MEI não obriga qualquer empreendedor a ter que fazer a declaração de imposto de renda de pessoa física, nem ter que pagar qualquer imposto. Mas se você se enquadrar em uma das condições de obrigatoriedade determinadas pela Receita Federal, precisará declarar todas as informações sobre sua renda, bens e direitos, incluindo na declaração os rendimentos recebidos como MEI. É importante consultar todos os anos e verificar as regras definidas pela Receita Federal.
Qual o custo de manter um(a) empregado(a) por quem é MEI caminhoneiro(a)?
O valor que o MEI Caminhoneiro(a) precisará arcar tendo 1 funcionário(a) é exatamente o mesmo que qualquer outro MEI terá. O custo total da contratação de um(a) empregado(a) é de 11% ao mês, sobre o valor total da folha de salário: 3% referentes ao INSS e 8% ao FGTS.
Assim, o custo de INSS e FGTS para o MEI ter um empregado é de R$ 143,22 neste início de ano de 2023, caso ele receba o Salário Mínimo, que é de R$ 1.302,00. Com o aumento para R$ 1.320,00, previsto agora para maio, o valor passará a ser de no mínimo R$ 145,20
É preciso lembrar que o custo total desta pessoa contratada será maior que isso. Além do salário mensal que é o salário mínimo vigente ou o piso da categoria, terá vale transporte se necessário, hora extra, final de semana remunerado, e outros direitos exigidos em Convenção Coletiva de Trabalho, se for o caso, que podem variar bastante de acordo com a base sindical, podendo ser cesta básica, plano de saúde, ou outros ainda. Além disso é preciso pagar férias, acrescidas de 1/3, 13º salário, INSS e FGTS sobre esses valores e em caso de dispensa desta pessoa sem justa causa, aviso prévio e multa do FGTS. Por isso muita atenção antes de realizar a contratação
Quais benefícios previdenciários o MEI caminhoneiro tem direito?
Assim como todos os outros MEIs o MEI Caminhoneiro, ao se formalizar passará a ter a seguridade social, com direitos os seguintes direitos previdenciários:
- Aposentadoria por idade: homens (idade mínima de 65 anos e tempo de contribuição de 20 anos) e mulheres (idade mínima de 62 anos e tempo de contribuição de 15 anos).
- Aposentadoria por invalidez: é preciso passar por uma perícia médica do INSS que comprove doença ou acidente e ter completado 12 meses de contribuição a contar do primeiro pagamento para ter direito a esse benefício.
- Auxílio-doença: para ter direito a esse benefício também é necessário passar por perícia médica do INSS. Se enquadra para doenças especificadas em lei ou de acidentes de qualquer natureza. São necessários 12 meses de contribuição.
- Auxílio reclusão: neste caso, os beneficiados são os familiares do MEI. Caso este seja preso, os dependentes têm direito a receber auxílio reclusão. O período de carência é de 24 meses e as contribuições não precisam ter sido pagas consecutivamente.
- Pensão por morte: esse benefício é concedido aos dependentes do MEI que houver falecido e varia conforme alguns requisitos. Por exemplo, se o microempreendedor contribuir por até 18 meses, ou se o dependente for o cônjuge cujo a união estável/casamento ocorreu há menos de 2 anos, o benefício será recebido durante quatro meses. Se a morte ocorrer após 18 meses de contribuições, a pensão vai variar conforme a idade do dependente.
- Salário maternidade: para as caminhoneiras.
- Todos esses benefícios serão no valor de um salário mínimo.
Quais as vantagens de se formalizar como MEI caminhoneiro?
Além dos benefícios previdenciários listados acima, ao se formalizar como MEI Caminhoneiro o Transportador Autônomo de Cargas (TAC), poderá usufruir de diversos outros benefícios:
- Emissão de notas fiscais, tornando mais fácil sua contratação por outras empresas ou mesmo por órgãos públicos;
- Valor fixo mensal de impostos, no valor de 12% do Salário mínimo vigente para o INSS e mais R$ 1,00 de ICMS, e caso tenha a atividade de Transporte Municipal, mais R$ 5,00 de ISS;
- Impostos em documento único, tenho que pagar uma única guia (DAS) de fácil acesso, pela internet;
- Possuindo o CNPJ poderá ter acesso a serviços financeiros de forma facilitada, além de planos especiais para financiamentos de caminhões ou de qualquer outra linha de crédito, de forma geral;
- Não precisará manter uma contabilidade formal;
- Não terá custo na formalização e abertura do CNPJ;
- Está dispensado do alvará e licença de funcionamento;
- Poderá participar de licitações e prestar serviços para os órgãos públicos;
- Possibilidade de negociação direta do frete com os embarcadores, sem necessidade de ter que pagar por intermediação de agências;
- Custo menor do INSS: quem trabalha como autônomo, paga mensalmente 20% de INSS, e como MEI Caminhoneiro passará a pagar 12% sobre o salário mínimo vigente;
- Pagamento mais barato e facilitado de peças tendo acesso a fornecedores que vendem somente para empresas.
- Possibilidade de contratar Plano de Saúde para si e seus familiares, através da sua empresa, com um valor menor que o que pagaria como pessoa física.
Se eu estiver com restrições cadastrais no meu cpf posso me formalizar como MEI caminhoneiro?
Qualquer pessoa mesmo possuindo débitos comerciais ou dívidas junto a instituições financeiras, ou restrição cadastral nos órgãos de proteção de crédito, poderá se formalizar como MEI ou MEI Caminhoneiro. Não existem impedimentos para que qualquer pessoa que esteja negativada possa se formalizar. Porém o seu CPF precisa estar na “Situação” de “Ativo” no site da Receita Federal. Se estiver em qualquer situação diferente será necessário efetuar a regularização primeiro para depois poder se formalizar como MEI ou mesmo como MEI Caminhoneiro.
Dica importante
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Abril, 2025
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
Abril, 2025
Como desenvolver o comportamento do empreendedor
Você já imaginou o que é ser um empreendedor? Inicialmente, um empreendedor é um ser humano. Numa visão mais pragmática e voltada para o mercado, é alguém que inicia um negócio. Podemos afirmar, ainda, que o empreendedor é alguém com uma visão de futuro, que possui um conjunto de competências necessárias para transformar ideias e oportunidades em um empreendimento. Se pensarmos especificamente sobre esse último aspecto, veja de quem os empreendedores estão acompanhados: Steve Jobs, Bill Gates, Antônio Ermírio de Moraes, Walt Disney, Barão de Mauá e tantos outros que são citados como ícones do empreendedorismo do mundo e do Brasil. Ao longo dos últimos anos, os estudiosos em empreendedorismo entenderam o que essas pessoas e você, que também é um empreendedor, possuem em comum. Isso formou um conjunto de habilidades chamadas de comportamento empreendedor, que reúne aspectos emocionais, psicológicos e sociais, assim como atitudes e decisões que tornam uma pessoa com maior capacidade de proatividade, inovação, resiliência e perseverança. Essas características, quando estimuladas e desenvolvidas, proporcionam transformar uma ideia em empreendimento de sucesso, que é o objetivo de qualquer empreendedor. O Sebrae oferece o curso Empretec, que promove mudanças comportamentais, revisão dos conceitos e atitudes e prepara o empreendedor para o mercado e para a vida. Nesse curso, o empreendedor desenvolve as dez características essenciais do comportamento empreendedor: Busca de oportunidade e iniciativa; Persistência; Disposição para correr riscos; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança. Saiba mais sobre as características empreendedoras desenvolvidas no Empretec, lendo o artigo disponibilizado neste link. Logo, um bom início para o desenvolvimento do seu comportamento empreendedor é fazer o curso Empretec, considerado o principal programa de formação de empreendedores do mundo. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Plano de desenvolvimento individual Para uma proposta de desenvolvimento de longo prazo e a continuidade a partir do Empretec, é fundamental elaborar um plano de desenvolvimento individual, que relaciona cada uma das características elencadas anteriormente em ações de desenvolvimento instrumentalizadas por meio de cursos, leitura de livros e e-books, pesquisa na internet em sites, redes sociais, redes do conhecimento, comunidades virtuais, vídeos, podcasts, filmes, entre outros recursos e ferramentas que proporcionem o crescimento pessoal e profissional. Antes de realizar uma pesquisa sobre a forma de capacitação, identifique as características que precisa desenvolver e pesquise por áreas temáticas. Para isso, conte com o Sebrae, o seu parceiro mais completo no seu plano de desenvolvimento individual. Saiba mais: Comportamento empreendedor Comportamentos empreendedores para iniciar um novo negócio
Abril, 2025
Compreendendo a taxa de franquia: informações para empreendedores
As franquias são uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam iniciar um negócio com o apoio de uma marca já estabelecida no mercado. Para entender melhor esse modelo, é importante conhecer a taxa de franquia e seus componentes. Neste artigo, abordaremos os principais aspectos da taxa de franquia para que você possa tomar decisões informadas ao abrir sua própria franquia. Entendendo a taxa de franquia A taxa de franquia é um valor pago pelo franqueado à empresa franqueadora, permitindo o uso da marca, produtos/serviços e propriedade intelectual da empresa. Essa taxa pode ser cobrada de forma única no momento da assinatura do contrato e/ou através de taxas contínuas, como royalties e taxas de marketing. A importância de planejar as taxas da franquia Ao planejar sua franquia, é crucial definir as taxas de forma adequada, considerando os custos envolvidos e as receitas esperadas. As taxas variam entre diferentes segmentos e empresas, portanto, é fundamental analisar o mercado e as despesas da sua empresa para oferecer taxas competitivas e justas aos seus parceiros. Benefícios das taxas de franquia As taxas de franquia proporcionam benefícios tanto para o franqueador quanto para os franqueados, como: Promoção de treinamentos: as taxas contribuem para a realização de treinamentos iniciais e contínuos, garantindo que os franqueados estejam sempre atualizados e preparados para atuar no mercado. Proteção da propriedade intelectual: os royalties garantem o direito de uso da marca e da propriedade intelectual da empresa, valorizando o investimento do franqueador na construção da rede de franquias. Investimento em marketing: as taxas de marketing auxiliam na produção de materiais publicitários, licenciamento de ferramentas e contratação de especialistas, promovendo a marca e atraindo novos clientes. Taxas comuns no modelo de franquia Taxa de franquia: pagamento único realizado no momento da assinatura do contrato, que concede ao franqueado o direito de utilizar a marca e os ativos da franquia. Royalties: taxa contínua cobrada pelo uso contínuo da marca e processos patenteados do franqueador, geralmente calculada como uma porcentagem da receita do franqueado. Taxa de marketing: contribuição para um fundo de marketing que promove a marca como um todo, normalmente cobrada como uma porcentagem das vendas do franqueado. Taxa de sistema: em alguns casos, franqueadores cobram uma taxa para a aquisição, manutenção e licenciamento de softwares, hardwares e equipamentos necessários para as operações diárias. Dicas para planejar as taxas de franquia Pesquise a média do mercado: Antes de estabelecer suas taxas, pesquise a média do mercado e compare com as taxas cobradas por outras franquias em seu segmento. Considere os custos de sua empresa: Ao estabelecer taxas, leve em consideração os custos específicos do seu negócio e garanta que eles sejam cobertos pelas taxas cobradas aos franqueados. Ofereça suporte e treinamento: As taxas de franquia devem incluir o custo do treinamento e suporte oferecidos aos franqueados. Certifique-se de que seu programa de treinamento seja abrangente e atualizado, e que seu suporte seja eficiente e eficaz. Seja transparente: Ao estabelecer suas taxas de franquia, seja transparente com os franqueados sobre o que cada taxa cobre e como ela será usada. Isso ajudará a construir confiança e evitar mal-entendidos. Reavalie periodicamente: Reavalie suas taxas de franquia periodicamente para garantir que elas continuem justas e competitivas. Fique atento às mudanças no mercado e ajuste suas taxas conforme necessário. Considere descontos ou incentivos: Oferecer descontos ou incentivos para franqueados que atingirem determinados objetivos pode ajudar a motivá-los e a expandir sua rede de franquias mais rapidamente. Consulte um advogado ou consultor: Antes de finalizar suas taxas de franquia, consulte um advogado ou consultor especializado em franquias para garantir que você esteja cumprindo todas as leis e regulamentações aplicáveis. Estabelecer taxas de franquia justas e competitivas é fundamental para o sucesso de sua rede de franquias. Ao planejar suas taxas, lembre-se de considerar os custos específicos de seu negócio, pesquisar a média do mercado e ser transparente com seus franqueados. Fazer isso garantirá que sua franquia seja atraente para potenciais investidores e ajudará a garantir a estabilidade financeira e o crescimento de sua marca.
Março, 2025
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Março, 2025
Chamada Pública de Gestores para Constituição de Fundo FIC FIP
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital para a constituição de um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP), visando fomentar investimentos em pequenos negócios inovadores em todo o Brasil. Com um aporte inicial mínimo de R$ 60 milhões, o fundo busca apoiar empresas emergentes e inovadoras, especialmente em regiões onde o acesso ao financiamento é mais limitado, promovendo o desenvolvimento econômico, social e a redução das desigualdades regionais. O projeto prioriza a seleção de gestores de fundos experientes e qualificados, que desenvolverão políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. A gestão eficiente dos recursos, a implementação de práticas avançadas de gestão de risco e a garantia de transparência e integridade em todas as operações são aspectos centrais deste fundo. Ao participar desta iniciativa, investidores terão a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.
Março, 2025
Como implantar uma cultura de inovação na sua empresa?
Quando Steve Jobs subiu ao palco para apresentar o primeiro Iphone, estávamos em 2007 e as empresas que dominavam o mercado de aparelhos celulares eram a Nokia, Samsung, Motorola, Sony, Ericsson e LG, que, juntas, alcançavam 90% dos lucros do segmento. Passados oito anos dessa fantástica apresentação, o mundo se rendia à genialidade de Jobs e a Apple, sozinha, gerava 92% dos lucros alcançados em todo o mundo. O que fez a empresa Apple dar um salto em apenas oito anos para ter o controle de mercado? A resposta é bem simples: trata-se de uma empresa voltada para a inovação, que pretende colocar no mercado os produtos mais inovadores. A cultura da inovação é aquela que proporciona a criação de um ambiente de trabalho onde o pensamento criativo é apoiado e incentivado. A empresa estimula os colaboradores, independentemente da área em que trabalhem, para sugerir novas ideias. As ideias sugeridas devem ser recompensadas. Inicialmente, pela sugestão e, quando implementadas, com bonificação ao autor. Em algumas empresas, isso é feito com dinheiro ou a partir de um percentual de participação nos lucros gerados pela adoção da ideia. A cultura criativa gera novos produtos/serviços, melhora processos, muda orientações estratégicas e até altera operações e modelos de negócios da empresa. Além disso, também contribui para aumentar a competitividade do mercado. No exemplo da Apple, a empresa conquista novos mercados, proporciona redução de custos e também aumenta a produtividade. Listamos, a seguir, algumas ações que podem ser adotadas pela empresa para estimular a criação de uma cultura criativa e inovadora: Ambientes de trabalho criativos: esses espaços de trabalho são estruturados em ambientes com uma atmosfera agradável para proporcionar motivação e energia, promover a troca de comunicação entre as diversas pessoas da empresa, utilizando ferramentas digitais de colaboração ou iniciativas para estimular a criatividade. São ambientes que possibilitam fazer experimentos, criar e testar novas soluções. Utilização de espaços para aprendizagem: investir na capacitação de todos os colaboradores por meio de cursos, oficinas, sessões de troca de ideias etc. incentiva o engajamento dos colaboradores, que são estimulados e desafiados a proporem e experimentarem novas ideias e soluções para os problemas organizacionais. Proporcionar oportunidades de feedback: quando utilizado de forma estruturada e baseado em fatos e dados, o feedback é uma ferramenta poderosa para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores. Incentivar as pessoas a fazerem experimentos: durante o processo criativo, é essencial realizar alguns testes, inclusive com a presença de clientes reais. A empresa pode disponibilizar espaço e estrutura exclusivos, como um laboratório de inovação para promover a experimentação, colocando em ação pessoas conectadas com processos, produtos e ferramentas. Esse tipo de prática facilita ainda a velocidade das prioridades definidas pela estratégia da empresa. Busca constante por boas práticas: a pesquisa externa realizada em empresas que adotam práticas de sucesso é uma forma de identificar novas ideias e inovações. Comunicação: para manter o ambiente interno aquecido, a empresa deve oferecer uma comunicação adequada, estimulando as boas práticas, a liberdade, a autonomia para o surgimento de novas ideias e a recompensa, independente de a sugestão ser adotada ou não. A inovação proporciona a formação de vantagens competitivas, então investir em um modelo colaborativo enraizado na cultura organizacional é fundamental para a sobrevivência e sustentabilidade das empresas. Se você quer começar esse processo, busque o apoio do Sebrae – por meio de consultoria, conteúdos, cursos e ferramentas – e construa uma cultura de inovação na sua empresa.
Março, 2025
Casa, trabalho e família em meio à pandemia
Com a pandemia e as medidas de isolamento adotadas em todo o mundo, as mulheres tiveram que encarar mais alguns desafios em sua rotina, como levar escritório e escola para dentro de casa. Conciliar o home office, os cuidados com os filhos e os trabalhos domiciliares, sem deixar de fora a saúde mental, não é uma tarefa fácil. Além do estresse e da ansiedade que o coronavírus têm causado, aquele “vou cuidar e resolver isso agora” tem levado muitas mulheres ao esgotamento. E, para evitar que isso ocorra, é preciso criar mecanismos para lidar com a situação atual. Traçar estratégias de autocuidado e convivência para amenizar esse processo é uma excelente maneira de começar a lidar com a questão. Dividir as tarefas com os membros da casa, não se cobrar demais, separar momentos de entretenimento com a família e procurar satisfação em pequenas coisas são bons exemplo a serem seguidos. Entender que apesar dos muitos braços, antes de serem empreendedoras, mães e donas de seus lares, vocês, mulheres, são humanas e têm limitações. Por isso, reorganizar as prioridades e valorizar a saúde mental pode ajudar e muito a evitar agravos e, consequentemente, a ter um dia a dia mais saudável. Outras formas de se cuidar é usar a criatividade e a boa energia ao seu favor. Você pode definir horários, reatribuir tarefas, conversar ou desabafar com alguém, dar atenção às suas emoções e dedicar um tempo para você mesma. Além disso, práticas que vão desde se aventurar na cozinha de forma divertida, ler livros, maratonar séries até procurar um apoio terapêutico têm ajudado muito as pessoas na pandemia. O importante é achar meios que te façam respirar fundo e se equilibrar. Assim, a ansiedade pode ser controlada, tornando mais fácil o desafio de encarar as demandas e a pressão dos novos tempos.
Março, 2025
Gestão do tempo: como otimizar o uso do seu tempo
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
Fevereiro, 2025
Adote comportamentos empreendedores e fique mais próximo do sucesso
“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!”. Essa frase é do autor brasileiro Rubem Alves. Ou seja, somente se colocando como protagonista, enfrentando as situações diárias é que amadurecemos, pois as grandes transformações acontecem quando passamos pelo “fogo”. Em mais um artigo baseado no podcast Uber Avança, uma parceria da Uber com Sebrae, vamos falar sobre como fortalecer comportamentos empreendedores. Em um mundo conectado, em que as mudanças acontecem com uma velocidade cada vez maior, somos desafiados a nos reinventar a todo tempo, alterar hábitos e desenvolver novas competências, posturas e comportamentos profissionais. Aquele que adota uma atitude arrojada e inovadora frente a esses desafios, ganha destaque. Se, por um lado, encontramos profissionais extremamente capazes que preferem se acomodar, em vez de se reinventarem ou aprenderem a reagir de maneiras diferentes quando as dificuldades lhes são impostas, existem aqueles que agem corajosamente, vão lá e fazem acontecer. Nesse contexto, quais são as competências necessárias para você se transformar e se tornar um empreendedor? É importante ter em mente que empreender vai além de gerenciar seu negócio e pagar contas. Para empreender é necessário praticar comportamentos empreendedores, que exigem ação. Não basta a intenção. Empreendedor é aquele que realiza, vai lá e faz. Vamos falar de dez características empreendedoras que são representadas por vários desses comportamentos. De onde tiramos a lista? De um estudo profundo feito com empreendedores de sucesso que identificou o que eles tinham em comum. 1. Busca de Oportunidades e Iniciativa Aposte na iniciativa, faça antes que todos façam. Para isso, algumas perguntas devem sempre ser feitas: Do que a sua comunidade precisa e ainda não tem? De quais produtos ou serviços os consumidores estão precisando em sua região que ainda não existem? O que você pode fazer de diferente dos demais? Oportunidades estão aí para todos e o empreendedor que chega antes e tem iniciativa e uma visão mais sistêmica pode melhor aproveitá-las. Procure sempre se diferenciar e inovar. 2. Correr Riscos Calculados Apesar de ser algo necessário para quem deseja abrir um empreendimento ou busca ampliar seu negócio, é essencial avaliar bem as alternativas, calcular aspectos financeiros e analisar se deve ou não usar suas reservas antes de investir em um negócio ou em uma oportunidade. Então, é preciso definir e escolher com os pés no chão. Para correr riscos calculados, é necessário buscar informações. Analise aonde você deseja chegar, calcule os riscos para atingir esse objetivo e siga em frente. 3. Exigência de Qualidade e Eficiência Esta característica significa fazer sempre melhor, da forma mais rápida e econômica possível. Isso é eficiência para seu cliente. É você ser exigente com você mesmo para fazer um produto ou prestar um serviço que supere as expectativas, com entrega pontual, conforme prometido aos consumidores. Com a alta concorrência, atualmente o bom não é mais suficiente. Para se destacar é preciso ser ótimo. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de exigência quanto à qualidade. Isso é o chamado lado obscuro do comportamento, a prática em excesso. Portanto, busque trabalhar com nível mais elevado que a média praticada no mercado, para garantir seu diferencial e inovar bastante. 4. Persistência Ser persistente é superar obstáculos e fazer sacrifícios pessoais para alcançar seus objetivos. É importante não colocar o foco no problema e sim na solução. Mas, atenção: persistir sem foco é apenas teimosia. Faça dez vezes, se for necessário, mas sempre sabendo onde você quer chegar. A persistência é uma característica forte na vida dos empreendedores que perseveram todos os dias e não desistem quando encontram obstáculos. 5. Comprometimento Comprometimento é cumprir o que prometeu. Ser comprometido é assumir a responsabilidade de atender às necessidades do mercado, ter compromisso com seus clientes. Muitas vezes é melhor ter um cliente satisfeito e fiel, do que querer ganhar todo o dinheiro de uma só vez no negócio, agindo sem compromisso. 6. Busca de Informações Buscar informações com especialistas para entender melhor o mercado ou solucionar dúvidas e conhecer melhor os clientes, concorrentes e fornecedores é o caminho para encontrar oportunidades de negócios, elaborar planejamentos eficientes e ter uma base para tomar decisões em momentos de incertezas. 7. Estabelecimento de Metas Uma das mais importantes características do empreendedor de sucesso. Ao se definirem metas, é possível determinar exatamente onde se quer chegar e o que se precisa fazer para chegar no ponto desejado. Porém, é essencial estabelecer metas reais e possíveis, de curto, de médio ou de longo prazo. Resultados muito ousados, a ponto de serem quase inalcançáveis, atrapalham mais do que ajudam, por trazerem a sensação de fracasso. Por isso, o alvo precisa trazer brilho a seus olhos, te desafiar, ser alcançável e relevante para você. 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Ao traçar metas, é possível identificar aonde se quer chegar. Depois, é preciso descobrir qual o caminho a ser trilhado e como chegar até ele. É o que chamamos de planejamento. Ele deve conter os objetivos, o prazo, as etapas, o orçamento, as formas de se arrecadarem os recursos necessários e todas as informações que irão ajudá-lo a ser bem-sucedido. O monitoramento do plano avalia se os seus estágios estão sendo cumpridos e se o caixa está organizado. Com um acompanhamento constante é possível identificar riscos, erros e gargalos com antecedência, a tempo de corrigi-los e acertar o rumo. Pare e planeje antes, anote e acompanhe o seu dia a dia, para o sucesso de seu trabalho. 9. Persuasão e Rede de Contatos Ter uma rede de contatos é um dos maiores ativos para gerar oportunidades. Ao negociar com fornecedores, parceiros e clientes, aquele que tem maior poder de persuasão consegue obter vantagens que podem fazer toda a diferença. Com o tempo, sua rede de contatos se amplia se você passa a se relacionar bem com os parceiros do seu negócio. É importante conversar e se manter próximo de outros empresários, divulgar e oferecer parcerias, pois isso pode consolidar sua rede e abrir novas oportunidades. 10. Independência e Autoconfiança Aquele que atua com independência expande sua visão e se abre para novas oportunidades. Quem atua com autoconfiança, por sua vez, tem mais segurança na hora de tomar decisões e de correr riscos. Por isso, é primordial aprender a confiar em seu potencial e acreditar na sua própria capacidade de enfrentar desafios. Conheça o Empretec As características do comportamento empreendedor citadas nesse artigo você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Se trata de um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e promovido em 40 países. No Brasil, o seminário é exclusivo do Sebrae. Durante uma semana, o participante do seminário aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora. Para participar, o candidato deve passar por uma entrevista de seleção. Saiba mais sobre o Empretec.
Janeiro, 2025
Inteligência emocional e empreendedorismo: uma dupla de sucesso
A inteligência emocional é uma habilidade importante para qualquer pessoa, especialmente para os empreendedores. Ela se refere à capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, e pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais eficazes, a construir relacionamentos mais saudáveis e a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. Uma das principais vantagens da inteligência emocional para os empreendedores é a capacidade de tomar decisões mais eficazes. Os empreendedores precisam tomar decisões rapidamente e frequentemente, e a inteligência emocional permite que eles façam isso de maneira mais consciente e equilibrada. Ao reconhecer suas próprias emoções e as emoções dos outros, os empreendedores podem evitar a tomada de decisões impulsivas e tomar decisões mais informadas e equilibradas. Outra vantagem da inteligência emocional para os empreendedores é a capacidade de construir relacionamentos mais saudáveis. Os empreendedores precisam construir relacionamentos fortes com clientes, parceiros e colaboradores, e a inteligência emocional permite que eles façam isso de maneira mais eficaz. Ao reconhecer e gerenciar as emoções dos outros, os empreendedores podem se comunicar de maneira mais clara e construir relacionamentos mais confiáveis e duradouros. Além disso, a inteligência emocional também pode ajudar os empreendedores a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. O empreendedorismo é uma jornada desafiadora, cheia de altos e baixos, e os empreendedores precisam ser capazes de lidar com esses desafios de maneira saudável. A inteligência emocional permite que os empreendedores reconheçam e gerenciem o estresse de maneira eficaz, além de serem capazes de aprender e crescer a partir do fracasso. Desenvolver a inteligência emocional é um processo contínuo que requer consciência, prática e dedicação. Algumas das maneiras de desenvolver a inteligência emocional incluem: Praticar a auto-consciência: isso envolve reconhecer e compreender suas próprias emoções e como elas afetam suas ações e decisões. Pode-se fazer isso através de meditação, diário de reflexão, entre outras técnicas; Aprender a controlar e expressar suas emoções de maneira saudável: Isso pode ser feito através de técnicas de relaxamento, como yoga ou tai chi, ou através de terapia; Desenvolver habilidades de empatia: isso envolve tentar entender e se relacionar melhor com as emoções dos outros. Pode-se fazer isso através de práticas como ouvir ativamente e colocar-se no lugar do outro; Buscar educação e treinamento: há muitos cursos e programas disponíveis para ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades de inteligência emocional; Buscar orientação de mentores ou terapeutas: eles podem ajudar a trabalhar através de questões emocionais específicas e fornecer feedback e orientação; Incorporar a inteligência emocional no dia a dia e praticar constantemente, a fim de torná-la uma parte natural do seu comportamento. É importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência emocional é um processo contínuo e requer tempo e dedicação. Não há uma "fórmula mágica" para desenvolver a inteligência emocional, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante encontrar as técnicas e estratégias que funcionam melhor para você e incorporá-las em sua vida diária. A inteligência emocional também pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho, promovendo a comunicação eficaz, a colaboração e a resolução de conflitos. Os líderes e equipes podem trabalhar juntos para estabelecer metas e objetivos claros, e criar um ambiente de trabalho positivo e saudável. Os empreendedores podem aplicar técnicas de inteligência emocional para gerenciar a sua equipe, promovendo a motivação e a satisfação no trabalho. Eles podem fazer isso através da criação de oportunidades de desenvolvimento de carreira, reconhecimento de desempenho e estabelecimento de metas claras. Além disso, é importante lembrar que a inteligência emocional não é apenas sobre reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, mas também sobre reconhecer e gerenciar as emoções dos outros. Os empreendedores precisam ser capazes de liderar e inspirar equipes, e a inteligência emocional é essencial para fazer isso de maneira eficaz. A inteligência emocional é uma habilidade importante para qualquer pessoa, especialmente para os empreendedores. Ela pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais eficazes, construir relacionamentos mais saudáveis e lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. O desenvolvimento da inteligência emocional requer consciência, prática e dedicação, e pode ser feito através de técnicas como a autoconsciência, gestão das emoções, empatia, educação e treinamento, orientação de mentores ou terapeutas, e incorporando a inteligência emocional no dia a dia. Saiba mais: Curso A liderança na gestão de equipes Curso Como administrar um pequeno negócio Artigo criado a partir do conteúdo do Blog Sebrae PR
Janeiro, 2025
Já ouviu falar da síndrome do impostor?
Se você sente constantemente que o que você faz não é bom o suficiente, você pode ter a chamada síndrome do impostor. É um termo psicológico que descreve um padrão de comportamento no qual você duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma fraude, como incompetente. Ela refere-se a uma crença dentro da pessoa de que ela não é boa o suficiente. Por mais que ela consiga vários resultados positivos, ela não consegue se perceber dentro disso. Acha que suas conquistas são fruto de sorte ou qualquer outro fator. O mérito não vai para ela. É uma síndrome ligada às capacidades, habilidades e o não-merecimento. Um nível alto de cobrança na infância é uma das grandes causas dessa sensação, mas também vem do convívio social, principalmente entre os tímidos. Existem alguns sinais característicos da síndrome, a saber: 1. Sentimento de não pertencimento Muitas vezes, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor podem pensar que não merecem estar onde estão. Quando isso ocorre, é comum que haja um sentimento de não pertencimento aos locais que, como consequência, leva as pessoas a se afastar dos grupos. 2. Procrastinação Outro sintoma presente na vida de quem sofre com esse problema é a procrastinação. Nesse caso, no entanto, ela vem a partir de uma insegurança dos indivíduos sobre as tarefas a executar. É preciso ter certeza sobre a origem da procrastinação para saber se ela está associada à síndrome do impostor. 3. Autossabotagem Pessoas que convivem com a síndrome também podem apresentar quadros de autossabotagem. Ou seja: elas criam mecanismos para fugir de certas experiências em que não se sentem seguras para desempenhar um bom papel. Por isso, costumam perder boas oportunidades e acabam se arrependendo muito regularmente. 4. Autodepreciação Se você costuma falar mal de si mesmo com muita frequência, fique atento ou atenta: isso também é um sinal importante. Aliás, pessoas com a síndrome tendem a gostar menos de suas qualidades e características, tornando-se amarguradas e tóxicas consigo mesmas. 5. Ingratidão Por não aceitarem que são boas em algo, as pessoas nessa condição acabam tendo muita dificuldade para aceitar que os outros encontrem boas características nelas. Assim, acabam rechaçando elogios e contrapondo as pessoas o tempo todo. Torna-se mais difícil, então, apreciar qualquer tipo de reconhecimento recebido. 6. Autocrítica excessiva É válido que as pessoas façam análises críticas sobre suas ações. No caso de quem convive com a síndrome do impostor, porém, isso se torna completamente excessivo e as avaliações perdem contato com a realidade. É como se as pessoas perdessem a capacidade de encontrar boas lições de erros e se punissem o tempo todo. 7. Comparação E o principal sinal da síndrome do impostor: a comparação. Aqui, é quase regra que os indivíduos só consigam encontrar boas características nos outros e nunca em si próprios. Isso, sem dúvida, os coloca numa corrida sem fim em direção a um ideal de perfeição que não condiz com a realidade de ninguém. No caso de serem identificadas características da síndrome do impostor, é importante que a pessoa realize sessões de psicoterapia para ajudar a internalizar suas capacidades e competências, diminuindo a sensação de ser uma fraude. Além disso, algumas atitudes podem ajudar a controlar os sintomas desta síndrome, como: Ter um mentor, ou alguém mais experiente e confiável para quem possa pedir opiniões e conselhos sinceros; Compartilhar as inquietações ou angústias com um amigo; Aceitar os próprios defeitos e qualidades, e evitar se comparar aos outros; Respeitar as próprias limitações, não estabelecendo metas inalcançáveis ou compromissos que não possam ser cumpridos; Aceitar que as falhas acontecem a qualquer pessoa, e procurar aprender com elas; Ter um trabalho de que goste, proporcionando motivação e satisfação; Realizar atividades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade, que melhorem a autoestima e promovam autoconhecimento, como yoga, meditação e exercícios físicos, além de investir em momentos de lazer são ações muito úteis para o tratamento deste tipo de alteração psicológica. Se precisar de ajuda, procure o Sebrae no seu estado. Saiba mais: Curso A liderança na gestão de equipes Curso Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio Curso Como agir de maneira empreendedora Artigo criado a partir do conteúdo do IG Sebrae Delas MG