this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Inovação | INOVAÇÃO
Conheça as vantagens da energia solar para as indústrias

Conheça as vantagens da energia solar para as indústrias.

2 min de leitura · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um sonho muito comum entre os empresários: diminuir seus gastos mensais (aliás, esse é um sonho muito comum entre as pessoas em geral). Por quê? Bom, reduzir custo resulta (muitas vezes) em aumentar lucro.

Menos custo, mais lucro. E mais lucro leva a mais investimento, que gera mais venda, que gera mais lucro etc. É o chamado ciclo virtuoso. Uma das frentes mais importantes em uma indústria é, obviamente, economizar energia.

E o que pode ser mais interessante para uma empresa do que usar a luz do sol para isso? Por isso, cada vez mais empresas buscam instalar sistemas de geração de energia solar, os chamados sistemas fotovoltaicos. Isso vale para empresas de todos os tamanhos e setores.  

De quanta economia estamos falando? Instalar um sistema assim pode trazer até 95% de economia. Há, é claro, uma dificuldade: a instalação tem um preço, e muitas PMEs não tem muito capital de giro à disposição. Por sorte, há várias opções para financiar esse processo e fazê-lo dar certo.  

A economia não é a única vantagem. Produzir energia a partir da luz do sol concede à empresa autonomia, reduzindo a dependência em relação às formas usuais de transmissão, por exemplo. E fazendo isso, a empresa torna-se mais “verde”, dando sua contribuição a uma economia mais sustentável e preocupada com o meio ambiente.

Outra grande vantagem: sistemas fotovoltaicos duram bastante (com boa manutenção, a vida útil de um sistema como esse vai de 30 a 40 anos). O prazo de retorno do investimento não é longo (cerca de 5 anos) e a instalação de um sistema assim é simples (claro, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada). 

Vamos ver alguns exemplos dessa mudança e de suas vantagens: 

  1. A Petrobras usa a irradiação solar como fonte para alimentar seus próprios escritórios, produzindo quase 2 MWh por ano;
  2. Usinas e mais usinas: nosso país tem hoje 4.357 usinas fotovoltaicas em operação, usinas de tamanhos diversos, espalhadas pelo território nacional, que, juntas, têm uma potência instalada de aproximadamente 3,84 GW. Há mais 81 usinas sendo construídas e 643 projetos que ainda não começaram a ser montados;
  3. Sistemas fotovoltaicos são uma ótima solução para evitar um colapso na matriz energética do país. Construir usinas assim é mais rápido, mais simples e mais fácil do que construir uma hidrelétrica ou um parque eólico.

Linhas de financiamento para sistemas fotovoltaicos 

Finalmente, é importante saber que existem linhas especiais de financiamento para sistemas fotovoltaicos, como as oferecidas por bancos e instituições financeiras como o Banco do Nordeste, o Santander, o Banco da Amazônia, o Sicredi e o Banco do Brasil.

Existem também estratégias para financiar a compra do equipamento com recursos próprios, como por exemplo adequando a prestação ao valor que está sendo economizado com energia. 

Você está interessado em investir em sistemas fotovoltaicos? Clique aqui e aqui e conheça o material especial que o Sebrae preparou sobre este tema.  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.