this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 11:27:11 BRT 2023
Finanças | COOPERATIVA DE CRÉDITO
Conheça o Conselho Mundial de Cooperativas de Poupança e Crédito

Criado nos anos 1970, o Conselho Mundial de Cooperativas de Poupança e Crédito trabalha em favor do cooperativismo de crédito em 118 países.

· Atualizado em 13/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu falar do Conselho Mundial de Cooperativas de Poupança e Crédito? É uma entidade muito importante para o cooperativismo de crédito, que atua em todo o mundo. Este órgão trabalha junto aos governos para ajudar a melhorar as legislações e regulamentações que, de algum modo, impactam esse ramo do cooperativismo. Além disso, oferece programas de assistência técnica, com ferramentas e tecnologias que fortalecem o desempenho das entidades. 

Mas, não é só isso. O Conselho Mundial das Cooperativas de Poupança e Crédito promove intensa troca de informações dentro do cooperativismo de crédito. Assim, incentiva a colaboração mútua e o desenvolvimento conjunto de todas as cooperativas do segmento no planeta. Outro detalhe: em nível global, é conhecido pela sigla WOCCU, abreviatura em inglês de seu nome (World Council of Credit Unions). 

Números mostram alcance da atuação do conselho em nível global 

Para se ter ideia do alcance de sua atuação, basta dizer que o Conselho Mundial das Cooperativas de Poupança e Crédito reúne 86.451 cooperativas de crédito, as quais estão distribuídas por 118 países. No total, essas entidades atendem 375 milhões de pessoas. O colegiado já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em favor do cooperativismo de crédito em 90 países. 

História da entidade que representa o cooperativismo de crédito  

O Conselho Mundial das Cooperativas de Poupança e Crédito foi criado em 1970, como extensão da National Association of American Cooperatives (CUNA). Em 1975, alcançou o status de observador das Nações Unidas, ganhando assento na Assembleia Geral desta instituição global. Nos anos seguintes, expandiu-se para vários territórios, representando o cooperativismo de crédito em todos os continentes. 

Saiba quais são os valores do Conselho 

Uma das prioridades do Conselho Mundial das Cooperativas de Poupança e Crédito é reforçar os valores que norteiam o cooperativismo de crédito. Confira alguns desses valores: 

  • Parceiros consumidores: Os membros que fundam a cooperativa recebem financiamento da cooperativa – ou seja, são proprietários e clientes ao mesmo tempo. 
  • Democracia: Os cooperados participam ativamente da administração, isto é, o voto de cada membro tem o mesmo valor, independentemente do valor investido na instituição, situação bem diferente em relação às empresas comuns, onde o acionista com maior participação tem mais poder. 
  • Inclusão financeira: O público-alvo do cooperativismo de crédito são, principalmente, pessoas físicas que não são clientes de bancos comerciais; em geral, são pessoas com baixo nível de renda ou escolaridade, muitas delas moradoras de áreas rurais de países em desenvolvimento. 
  • Não discriminação: Cooperativados não devem ser excluídos por motivo de raça, religião ou sexo; em relação à questão de gênero, não custa lembrar que a WOCCU fundou, em 2009, a Rede Global de Mulheres Líderes. 
  • Sustentabilidade financeira: A rentabilidade das cooperativas é preocupação constante do Conselho Mundial das Cooperativas de Poupança e Crédito, já que é preciso que o cooperativismo de crédito gere retorno aos associados, mesmo a longo prazo. 
  • Educação Financeira: As cooperativas de crédito devem fornecer aos associados conhecimentos e ferramentas para seu desenvolvimento econômico e social, o que inclui cursos de finanças ou administração de empresas. 
  • Redes de cooperação: A WOCCU propõe que as cooperativas de crédito compartilhem informações para que as boas experiências possam ser replicadas. 
  • Contribuição para a comunidade: As cooperativas de crédito devem preocupar-se com o desenvolvimento da comunidade, e não apenas com o bem-estar dos associados, promovendo programas de treinamento abertos aos cidadãos da área. 

Direitos iguais e distribuição igualitária de resultados 

Agora que você já sabe a história e os valores do Conselho Mundial das Cooperativas de Poupança e Crédito, que tal tornar-se associado de uma das entidades do cooperativismo de crédito? Conheça as vantagens de fazer parte de uma entidade na qual os membros têm os mesmos direitos e desfrutam dos resultados alcançados de forma igualitária. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?