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Fri Jan 20 10:52:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Conheça os elementos de uma marca bem posicionada

Veja como construir uma marca forte e que gere identificação e conexão com o seu cliente.

· Atualizado em 20/01/2023
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Para ser reconhecida pelo público e estar bem posicionada no mercado, sua marca precisa ser bem construída. Quanto mais identificação com o público, mais a marca se fortalece. Por isso, o primeiro passo na construção de uma marca forte é pensar qual imagem sua empresa deseja transmitir para o cliente. 

Quando se fala em marca, o logotipo já aparece na mente das pessoas. O logotipo é a representação visual da marca. Pode ser um desenho, as iniciais da empresa ou a combinação de um ou mais desses elementos. 

Um logotipo deve considerar:

  • Fontes e cores: cada paleta de cores transmite um significado diferente. E as fontes devem se adequar a diferentes formatos e tamanhos.
  • Símbolo: facilita o reconhecimento da marca e, consequentemente, do produto ou serviço. 
  • Mascote ou personagem: podem ser usados em casos específicos para campanhas de marketing.

Além do logotipo, uma marca possui outros elementos. Conheça cada um deles: 

Nome

Geralmente, está relacionado ao produto ou serviço oferecido pela sua empresa. É preciso criar uma conexão imediata entre o nome e o seu negócio. Também pode ser uma metáfora, uma comparação, uma sigla ou mesmo uma invenção. No entanto, o importante é que a escolha esteja em sintonia com objetivos, produto ou serviço e público-alvo.

Slogan e tagline

O slogan é criado para produtos e serviços específicos. Além disso, ele deve estar relacionado aos interesses do cliente. Já a tagline representa a essência da marca. Em poucas palavras, a tagline fala o propósito do seu negócio e precisa ser impactante.

Identidade visual

É a representação visual da empresa em diferentes formatos e espaços, do papel timbrado à rede social. A identidade visual deve permitir que o cliente associe, imediatamente, o produto ou serviço assim que ele vir um ou mais elementos da logo ou da marca. 

Identidade verbal

A identidade verbal preocupa-se com a forma com que a marca é posicionada no mercado e leva em consideração:

  • Tom de voz: é o modo como a empresa comunica-se publicamente. É possível identificar a personalidade da empresa e o modo como ela quer ser reconhecida pelo tom de voz.
  • Mensagem: a comunicação e a publicidade devem sempre estar alinhadas aos valores e à mensagem que a empresa quer transmitir à comunidade.
  • Músicas e sons: a empresa pode ter uma música ou som característico que permita a associação imediata a seus produtos ou serviços.

Construir uma marca leva estudo e planejamento. É fundamental investir esse tempo no desenvolvimento de uma marca que gere identificação e conexão com o seu público. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-RS: Marca: saiba como valorizar a identidade do seu negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

A importância de ter uma marca bem definida

Descubra qual é o arquétipo da sua marca

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