this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 15:04:02 BRT 2023
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Construção civil e sustentabilidade: conheça tendências tecnológicas

Inteire-se dos termos e das tendências que promovem projetos sustentáveis na construção civil.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A área da construção civil tem crescido de forma exponencial no Brasil. De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor terminou o primeiro semestre de 2022 com o maior patamar de atividades desde outubro de 2021.

Esse crescimento se refletiu no PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil, que cresceu em 9,7% em 2021. Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a construção civil tem colaborado para impulsionar a economia nacional. 

Assim, torna-se cada vez mais necessário que os empreendedores do setor busquem conhecimento sobre as tecnologias disponíveis para o seu ramo de atuação. Isso, claro, sem se esquecerem de uma peça fundamental para obter êxito em suas atividades: a responsabilidade socioambiental.

Agenda ESG e Green Buildings na construção civil

Algumas das ferramentas que auxiliam o empreendedor a compreender a importância da sustentabilidade na construção civil são o Green Buildings (prédios verdes) e a agenda ESG. 

Green Buildings são edificações que consideram critérios sustentáveis para a sua construção em todas as suas fases. Como resposta, o mercado atribui um valor maior para construções com essas características.

Já a agenda ESG, sigla inglesa que significa Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança), refere-se aos indicadores que analisam essas três áreas da empresa.

No quesito meio ambiente, a ferramenta de gestão contribui para comprovar que empresas que adotam métricas de sustentabilidade possuem resultados melhores, tanto para a natureza quanto para as finanças.

Atualmente, o Brasil é o quinto país com mais construções sustentáveis no mundo, segundo os dados do United States Green Building Council (USGBC) – organização sem fins lucrativos, com membros e projetos que promovem a sustentabilidade nas construções. Se continuarmos agindo dessa forma, o Brasil não tardará para alcançar uma colocação maior.

Adaptação a novas metodologias

Com essa colocação, é hora de o Brasil investir em soluções inovadoras que preservam o meio ambiente e controlam a emissão de poluentes na atmosfera. Pensando nisso, o Sebrae preparou uma pequena lista com tendências tecnológicas e sustentáveis que valem a pena conferir mais de perto para verificar a possibilidade de aplicá-las no seu negócio. São elas:

  1. Uso de materiais biodegradáveis: são materiais criados em versões ecológicas. As tintas, que são derivadas do petróleo, por exemplo, podem ser feitas a partir de pigmentos naturais e minerais.
  2. Tijolos ecológicos: podem ser feitos com uma mistura de compostos de areia, água, cimento e demais resíduos.
  3. Lâmpadas de LED: em comparação com as lâmpadas incandescentes, elas duram cerca de 25 vezes mais, segundo dados do Inmetro. Além de serem mais econômicas, sua composição emite menos calor.
  4. Concreto sustentável: é feito com resíduos da própria obra ou com materiais naturais.

Como existem diversas outras vertentes que podem ser exploradas e estudadas, busque entender o que melhor se adequa à sua empresa.

Cultura sustentável

A criação de uma cultura sustentável no mercado da construção civil é um dos fatores primordiais para que o seu negócio se destaque no mundo corporativo. Gerencie os resíduos das obras da sua empresa, conheça novas tecnologias, invista em capacitação e busque realizar o consumo consciente de água e de energia. Perceba, então, que os resultados irão impactar diversos setores do seu negócio. 

Gostou do conteúdo? Acesse o Portal do Sebrae e descubra soluções criativas para a sua empresa.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?