this is an h1

this is an h2

Sat Feb 25 23:59:14 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Construções pré-moldadas crescem como opção na construção civil

Peças pré-moldadas que chegam ao canteiro reduzem o prazo da construção, acumulam menos entulho e trazem outras vantagens.

· Atualizado em 25/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A construção civil é um dos setores que busca, de forma permanente, a evolução e inovação em seus mais diferentes aspectos, incluindo a produção e disponibilização de matérias-primas, a engenharia envolvida e até mesmo os modelos possíveis de construção. É justamente nesse último item que ganham peso as chamadas construções pré-moldadas.

A técnica vem sendo aperfeiçoada e tem sido escolhida em diversos projetos, com a promessa de gerar economia de tempo e de recursos na obra. Neste texto, abordaremos os detalhes desse modelo de construção, destacando suas características, vantagens e desvantagens em relação às construções de alvenaria.

Entende-se como construções pré-moldadas aquelas que utilizam peças ou módulos fabricados fora do canteiro de obras.

Essas peças ou módulos já chegam ao local da construção prontos para serem montados entre eles, o que traz como vantagem o menor desperdício de materiais, menor tempo no prazo da execução da obra, o que também reduz os custos, uma vez que os processos construtivos são otimizados.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais projetos conseguem ser executados por meio das construções pré-moldadas. Assim, pode-se trazer já moldados painéis de concreto, molduras ou módulos de banheiros, estruturas de coberturas, só para citar alguns exemplos.

Em construções padronizadas, a utilização dos módulos pré-moldados permite uma aceleração em sua execução, porque o processo é feito de modo industrializado, garantindo qualidade e desempenho das edificações. Aqui, vale uma curiosidade: esse tipo de construção tem avançado tanto que, hoje, o mercado até oferece opções pré-moldadas na área elétrica, com fiações já passadas pelas mangueiras, prontas para serem instaladas dentro das paredes.

Vantagens das casas pré-moldadas

  • Menos sujeira - como muitas partes das construções já chegam pré-moldadas, o canteiro de obras nesse modelo de construção não acumula entulhos, ficando mais limpo e organizado.
  • Menor prazo de execução – novamente, o fato de as peças chegarem pré-moldadas facilita a montagem, o que reduz o prazo comparado com o de um cronograma de uma obra tradicional. Aqui, mais uma vantagem: a precisão, tanto na quantidade de material utilizado quanto na própria peça. Isso porque a construção pré-moldada utiliza gabaritos, evitando diferenças de medidas tiradas na obra.
  • Menos surpresa nos custos – o preço fixado por cada peça da construção pré-moldada permite melhor gestão dos custos, evitando surpresas no orçamento no decorrer da obra.
  • Maior sustentabilidade – O fato de produzir menos entulho também traz como benefício o cuidado com o meio ambiente, com maior sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
  • Melhor reaproveitamento – Diferentemente do que acontece numa construção com alvenaria, onde a demolição é o destino final numa desconstrução, as peças pré-moldadas podem ser removidas de uma vez só e podem também ser reaproveitadas.

A escolha do projeto de construções pré-moldadas

Se você tem interesse em realizar alguma construção usando esse tipo de modelo, deve ter o cuidado na escolha do tipo de material. Ele deve ser definido de acordo com o projeto, a necessidade e o local onde será executada a obra.

As construções pré-moldadas são realizadas geralmente em platôs ou pisos de lajes planas. Em terrenos irregulares ou muito acidentados, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que esse fator poderá interferir bastante na escolha dos materiais.

Basicamente, há três tipos de construções pré-moldadas: construções de madeira, com estrutura metálica e em concreto. Cada uma delas tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Acompanhe:

Construções de madeira pré-moldada

Produzida com vigas e pilares de madeira maciça, com telhado de telhas cerâmicas, esse tipo de construção é realizado em curto prazo, mantendo o canteiro de obras limpo, o que representam seus maiores benefícios.

Como desvantagem, há a questão do ruído, já que possui pouco isolamento acústico. Tem-se como desvantagem também a necessidade de manutenção constante e a pouca oportunidade de personalização ao gosto do cliente, já que geralmente são prontos, estabelecidos.

Construções pré-moldadas com estrutura metálica

Essas construções são compostas por uma espécie de esqueleto metálico leve e com fechamento por meio de placas de gesso ou cimentícias. Também são construídas em tempo reduzido, com estrutura leve, o que permite pouca fundação, além de deixar o canteiro de obras limpo e organizado.

Trata-se de algo mais flexível comparado com as construções pré-moldadas de madeira, com melhor desempenho térmico e acústico e possibilidade de personalização de projetos.

Contudo, traz como desvantagens a limitação de pavimentos e o custo ainda elevado, já que ainda não existe demanda grande que amplie a oferta e reduza o valor, bem como ainda há falta de mão de obra tanto para execução quanto para a manutenção desse tipo de construção.

Construções pré-moldadas em concreto

Nesse tipo de obra, as peças estruturais são trazidas e montadas sobre a fundação. Os fechamentos são realizados com alvenaria tradicional ou ainda com placas de argamassa armada.

Nesse modelo, há a possibilidade de maior personalização, além de desempenho acústico e térmico, sem contar no canteiro limpo e na redução de desperdício de materiais.

Como desvantagem, existe novamente a escassez de mão de obra, as limitações do acesso de gruas e guindastes ao canteiro, o que também torna necessário um volume mínimo de construção para que seja viabilizado.

Como se pode observar, apesar de ter várias vantagens, as construções pré-moldadas também possuem alguns obstáculos que podem representar desvantagem.

A limitação do terreno, bem como de acesso, uma mínima limitação relacionada ao formato, principalmente em projetos muito detalhistas, com formatos elípticos, por exemplo, e a necessidade de mão de obra mais qualificada na comparação com a construção convencional são alguns fatores que impactam e devem ser avaliados antes da definição pelas construções pré-moldadas.

Para quem escolhe alvenaria

Apesar de as construções pré-moldadas estarem em alta, as construções com a utilização de alvenaria ainda seguem bastante utilizadas, por meio da utilização de blocos que são fixados horizontalmente, com o uso de argamassa e até sem o uso dela, graças ao avanço da tecnologia na construção civil.

Construções com alvenaria dão mais resistência às edificações, além de garantirem maior proteção e desempenho térmico e acústico. As paredes de alvenaria também são preparadas para receber variados acabamentos, como pintura e outros tipos de materiais, o que mostra sua versatilidade.

O uso de alvenaria também apresenta algumas vantagens. Uma delas é a necessidade de uso de mão de obra menos qualificada na comparação com os recursos humanos empregados nas construções pré-moldadas, justamente por se tratar de um modelo construtivo facilmente executado. Outra vantagem é a possibilidade de se ampliar a obra, mesmo depois de pronta, acrescentando cômodos ou andares ao projeto original.

Soma-se a esses benefícios a sua flexibilidade de construção com o uso de diferentes blocos. Isso permite maior precisão dimensional, de maneira ainda mais personalizada, além de variadas resistências para diferentes tipos de obra onde a alvenaria é empregada.

Alvenaria de diferentes tipos

Assim como acontece nas construções pré-moldadas, na alvenaria também existem diferentes tipos oferecidos no mercado da construção civil: alvenaria estrutural, alvenaria de vedação, alvenaria de embasamento e alvenaria ecológica. Vamos saber quais são as características de cada tipo?

Alvenaria estrutural – utilizada para estabilizar e dar sustentação à construção. Nesse caso, a edificação é alicerçada com blocos de tijolos ou outros materiais resistentes que consigam suportar o seu peso, ao invés do uso de vigas, por exemplo. Econômica e de rápida construção, traz como desvantagem a menor possibilidade de efetuar alterações na arquitetura depois.

Alvenaria de vedação – usada para vedar e separar os ambientes de uma construção, permite certa flexibilidade e personalização, já que eventuais reformas são acessíveis. Contudo, esse tipo de alvenaria utiliza pilares, vigas ou outra estrutura metálica para alicerce, o que torna mais custosa a sua utilização.

Alvenaria de embasamento – esse tipo de alvenaria é usado geralmente para regularizar o nível do terreno e pode ser vista comumente em terrenos de subida e descida. Ela fica na base da construção, junto ao solo, o que exige alta capacidade de absorção de água. Por isso, para esse tipo de alvenaria a preferência é pelo uso de tijolos maciços na estrutura, que possuem essa característica necessária.

Alvenaria ecológica – esse tipo de alvenaria concilia construção e sustentabilidade, uma vez que usa materiais reutilizáveis na estrutura, como resíduos de usinas siderúrgicas ou de materiais de construção; pneus e até garrafas PET, formando os que têm sido chamados de blocos ecológicos.

Quer saber mais sobre o setor de construção civil? Navegue pelo Sebrae e se informe sobre empreendedorismo nesta área.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?