this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:50:57 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Contagem regressiva para o final de 2022: fature com o seu restaurante

As festas de fim de ano estão chegando, e o setor de alimentos e bebidas precisa preparar-se para um dos momentos mais lucrativos.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

As festas de fim de ano, sem sombra de dúvida, são uma injeção de ânimo para praticamente todos os setores da economia, afinal, no ano de 2021, somente com o pagamento do 13º, cerca de R$ 233 bilhões circularam no país, então, com a proximidade dos últimos meses do ano, é hora de planejar-se e preparar os negócios para atender às necessidades dos clientes.

O setor de alimentação e bebidas é um dos que veem o consumo aumentar nas festas de Natal e Ano Novo, portanto, o planejamento é necessário para quem trabalha tanto direta como indiretamente com o setor, ou seja, quem produz embalagens, caixas de presentes, fornecedores em geral, músicos e outros artistas precisam também estar atentos para atender às demandas de restaurantes, bares e similares.

É importante pensar em eventos, promoções ou até mesmo realizar uma pesquisa para verificar o que o seu cliente está buscando para essas datas. É possível trabalhar com a ideia de reserva de espaços, música ao vivo (se deixar para a última hora, corre o risco de não conseguir espaço livre nas agendas dos artistas locais), criar parcerias com outras empresas para as promoções, entre outras ações que já podem ser pensadas.

Independentemente de o seu estabelecimento possuir espaço para eventos ou se vai fazer algum cronograma específico para Natal e/ou Ano Novo, lembre-se de que os clientes, nessas datas, costumam sair mais de casa e consumir mais, principalmente, no pós-pandemia. Por isso, o planejamento vai ajudar na elaboração de promoções e até mesmo no plano de marketing. Veja, a seguir, algumas ações que você já pode realizar para se organizar para as festas de fim de ano.

  1. Planejamento com metas: se existir uma meta será muito melhor para organizar sua capacidade em atingi-la.
  2. Pesquisa com cliente: pergunte para seu cliente antes das festas o que ele pretende fazer nessa época.
  3. Contratação de mais funcionários: é o momento de contratar temporariamente, em conformidade com as expectativas e necessidades da empresa, afinal, o cliente precisa de bom atendimento, com um profissional que tenha sido capacitado para isso. Contratações de última hora nem sempre dão bons resultados.
  4. Treinamento da equipe: a satisfação do cliente é o que importa.
  5. Equipe de delivery ampliada: os pedidos sempre aumentam nessa época, não deixe seu cliente frustrado.
  6. Estoque: está ligado a seu planejamento e à meta que pretende atingir.
  7. Cardápio variado ou reduzido? Às vezes, menos é mais, mas não se esqueça de atender às necessidades do seu cliente e proporcionar boas experiências. Cardápios menores, com experiências incríveis e um diferencial conquistam o cliente.
  8. Comunicação interna bem definida: boas reuniões sobre o preparo para receber as pessoas é muito importante.
  9. Orçamento de marketing digital: com tudo planejado, é só divulgar e engajar.
  10. Decoração: independentemente de fazer evento no local, o momento pede uma boa decoração

Lembre-se: o importante é promover ações para que as datas não passem despercebidas. Aproveite as dicas e inspire-se para planejar um fim de ano lucrativo para o seu estabelecimento, priorizando a satisfação dos clientes.

O uso de ferramentas tecnológicas pode tornar a execução de atividades ainda mais assertiva. Procure o Sebrae e solicite um especialista em planejamento e inovação. Você pode ligar para o 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?