this is an h1

this is an h2

Tue Oct 18 15:26:22 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Costa do Descobrimento é um destino fantástico para seus clientes

Região da Bahia em que os portugueses chegaram, no século XVI, oferece história, praias e outras belezas naturais. E conta com ótima infraestrutura turística.

· Atualizado em 18/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A Costa do Descobrimento, região que primeiro recebeu os colonizadores portugueses, no século XVI, oferece ao turista brasileiro ou estrangeiro praias fantásticas, baías, falésias, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis. Além de um mergulho na história do início do Brasil português e nas tradições indígenas.

O roteiro que hoje é conhecido como Costa do Descobrimento é composto pelos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte e Guaratinga, localizados no Sul da Bahia. São 85 Km de praias, com destaque para as de Trancoso, Santo André, Ponta do Mutá e Caraíva (Praia do Espelho). Esta última, localizada à beira de uma falésia, é considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil.

Já Arraial D’Ajuda, que foi um paraíso hippie nos anos 1970/80, conta com 16 Km de praias protegidas. E, também, uma infinidade de bares, lojas e shoppings a céu aberto que fervilham com o turismo.

A costa oferece, ainda, praias quase desertas, como a Itapororoca, que, no inverno, se torna um point internacional do surfe, e a Ponta de Itaquena, um refúgio da vida silvestre próximo a Trancoso. Bem perto estão as praias do Rio da Barra, um cenário incrível para fotos, e do Rio Verde, onde também há uma belíssima lagoa.

Outras atrações

Declarada Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, a Costa do Descobrimento oferece outros atrativos, além das praias. Quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo, por exemplo, conta com várias opções de mergulho, trekking, kitesurf, surfe e windsurfe.

Em Caraíva, o turista pode descer o Rio Caraíva de boia, praticar stand up ou caiaque, ir até a bela Praia do Espelho de lancha e fazer o passeio de buggy até a Ponta de Corumbau.

Os fãs do contato com a natureza vão adorar os três parques nacionais implantados na Costa, Monte Pascoal, Pau Brasil e Descobrimento, onde a natureza é praticamente intocada. E se o turista tiver paciência (e um pouco de sorte), poderá encontrar baleias jubarte durante um passeio nos barcos que saem de Porto Seguro entre julho e outubro. 

Turismo histórico

Para quem prefere o turismo histórico, a grande pedida é o centro de Porto Seguro (onde está o Marco do Descobrimento, erguido pelos portugueses em 1503), que fica no ponto mais alto da cidade. O vilarejo foi criado em 1535, com o nome de Nhoesembé. 

Lá, é possível ter uma ideia de como era a vida dos primeiros colonizadores, por conta das 48 moradias que ainda sobrevivem e das ruínas da antiga escola dos seminaristas. 

O Farol de Porto Seguro, construído originalmente em 1907 e substituído pela torre atual, de 12 metros, em 1947, oferece uma maravilhosa vista panorâmica. 

Também em Porto Seguro, o Memorial da Epopéia do Descobrimento apresenta uma exposição permanente sobre a chegada dos portugueses e uma réplica da nau-capitânia e da esquadra de Pedro Álvares Cabral, além de um belo jardim botânico com 20 mil m2 de área. Existem outros remanescentes da primeira colonização portuguesa em Santa Cruz de Cabrália, Arraial d’Ajuda e Trancoso. 

É possível visitar várias aldeias indígenas na região. Entre elas, a dos índios Pataxó, próxima à praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália. Lá, o turista pode conhecer melhor as habitações, vestimentas, equipamentos de caça e pesca, instrumentos musicais e danças dos Pataxó.

Ótima infraestrutura

A região é o segundo roteiro turístico mais visitado da Bahia e conta com a mais ampla infraestrutura receptiva do estado. Há opções para todos os bolsos, de pousadas a resorts de nível internacional. Porto Seguro tem um aeroporto internacional, o que facilita o fluxo de turistas estrangeiros. 

A culinária local também encanta o visitante, com destaque para a combinação entre pratos típicos baianos e de origem portuguesa. No mês de julho, o Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento reúne mais de 30 restaurantes das quatro cidades. 

Gostou? Então, que tal propor aos seus clientes que conheçam já a Costa do Descobrimento?

Conheça outros materiais do Sebrae sobre turismo:

Como montar uma agência de turismo receptivo.

Curso pelo WhatsApp: Empreendedor de sucesso. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?