this is an h1

this is an h2

Sun May 21 11:54:59 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Cresce número de cidades incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro podem se beneficiar diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo.

· Atualizado em 21/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define por meio de um recorte regional a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no campo de ação do desenvolvimento de políticas públicas.

A cada dois anos, este mapa é atualizado e, no dia 28 de setembro de 2022, o novo Mapa do Turismo Brasileiro foi lançado. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo, estão a categorização dos municípios turísticos com intuito de acompanhar e identificar o desempenho das economias turísticas locais a partir de algumas variáveis. São cinco categorias que vão de “A” a “E”:

  1. Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem;
  2. Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem;
  3. Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos;
  4. Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais;
  5. Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.

Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O serviço pode ser utilizado por órgãos e entidades públicas; Estados, Regiões e Municípios; Cidadãos e público em geral. Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e ser beneficiado com as ações e recursos do Ministério para ampliar o desenvolvimento da atividade turística. É imprescindível que o município tenha o compromisso de priorizar o setor.

A partir deste ano, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano. Assim, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021:

  • Possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos;
  • É necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável;
  • O município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT);
  • Devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Saiba mais:

Profissão: Guia de Turismo

Faça do ChatGPT seu aliado no setor de turismo

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?