this is an h1

this is an h2

Wed May 17 23:28:09 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Crie um ambiente seguro de trabalho para seus funcionários

Construir um ambiente seguro de trabalho, onde haja estabilidade psicológica e liberdade para expor ideias, sem receio de sofrer retaliação, vale ouro.

· Atualizado em 17/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Edna, a professora, sentou-se para iniciar a aula quando sentiu algo grudento puxando a sua saia. Levantou-se rapidamente e descobriu que alguém havia colocado uma bola de chicletes mastigados sobre o assento da sua cadeira. Logo, ela recuperou a compostura e perguntou quem tinha aprontado mais aquela – a sala era repleta de possibilidades, uma típica ‘turma de engraçadinhos’. Como ninguém se apresentasse, ela chamou a dona Diva, diretora da escola, que entrevistou os 30 alunos e descobriu que ninguém estava disposto a assumir a responsabilidade e ameaçou: “se ninguém disser quem fez isso até o fim do dia, todos levam advertência para casa hoje, e amanhã não tem recreio para ninguém”. A história termina como de costume: horas mais tarde, ela libera os alunos, dando uma advertência para todos e suspensão para os mais bagunceiros.  

No ambiente adulto corporativo, muitas vezes, uma história semelhante acontece. Após uma bronca geral, o culpado não se manifesta, alguma testemunha aponta quem foi o responsável ou, no silêncio, todo o grupo paga a pena. Essa é uma situação de insegurança psicológica, na qual mesmo as pessoas que sabem quem é culpado acabam ficando em silêncio com medo de sofrer algum tipo de retaliação do grupo.  

Broncas a parte, criar um ambiente de segurança psicológica é um trabalho árduo. Diferente do exemplo da escola, em uma empresa, coisas bem mais graves podem acontecer. Desvios de dinheiro, abuso de autoridade, assédio, furtos, descontos indevidos e toda sorte de ações de má índole podem acontecer debaixo do nariz do empreendedor sem que ele saiba de nada e acobertadas pelo grupo. Cenários menos drásticos também existem: chefes super autoritários que suprimem o talento dos seus subordinados, colegas de trabalho sabotando a performance de seus colegas para se destacar, pessoas sendo alvo de excesso de trabalho enquanto outros se beneficiam da desordem. 

Tudo isso mina a confiança das pessoas na empresa e cria situações em que a verdade nunca consegue vir à tona. Onde há segurança psicológica, as pessoas têm tranquilidade de falar o que pensam, sem medo de sofrer retaliação, elas não temem atitudes simples, como discordar do chefe, expor sua opinião sincera sobre um novo produto, falar mal de um cliente ou até mesmo denunciar algum tipo de abuso ou postura antiética de um colega ou superior. 

Os maiores benefícios do ambiente seguro de trabalho são que ele facilita a comunicação, melhora a qualidade do local de trabalho, favorece a inovação e permite que se obtenha o melhor que a diversidade pode oferecer. Apenas com a certeza de contar com segurança psicológica, as pessoas encontram espaço para concordar, discordar, apontar falhas, sugerir melhorias e colaborar para o crescimento da empresa e dos processos.  

Dicas para criar um ambiente de segurança na sua empresa: 

1. Seja o exemplo: nos pequenos negócios, o fundador ou proprietário sempre será o baluarte do que é esperado. Se você quer segurança de fazer com que as pessoas se sintam seguras, trabalhe para que exponham suas opiniões sem que haja retaliações. Diga sim com a mesma facilidade que diz não, seja claro, objetivo e transparente.

2. Crie campanhas com passos objetivos: há um tempo, campanhas implantadas nos banheiros masculinos se dedicaram a ensinar os usuários a urinar no local correto, constituídas de plaquinhas com alguns passos a serem seguidos que garantem a higiene do espaço para outros usuários. O que pode parecer ridículo, à primeira vista, na verdade funcionou bem. Pense em publicar em espaços da empresa alguns passos de conduta de como as pessoas devem portar-se nas reuniões, conversas e momentos onde precisam colaborar e discordar, para que saibam exatamente como dar os primeiros passos para criar e sustentar esse tipo de clima. Como é uma questão cultural, é preciso que seja difundida e praticada coletivamente.

3. Estimule bons comportamentos e casos de sucesso: parabenize as pessoas que estão agindo da forma como se deseja. Agradeça quando alguém expressar uma opinião diferente, ainda que discorde de você, e encoraje as pessoas que estiverem estimulando o diálogo. Mesmo em situações desagradáveis, se o clima esquentar e as pessoas se exaltarem, promova espaço para que haja desculpas e superação. 

Saiba mais: 

Segurança psicológica no trabalho: como criar um ambiente seguro e receptivo aos colaboradores 

O bom líder escuta mais do que fala. Conheça a escuta ativa - Sebrae 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?