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Wed Jan 11 13:12:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Descomplicando vendas: a importância de desenvolver habilidades

A forma de comprar mudou, então a venda precisa acompanhar esse movimento. Neste artigo da série “Descomplicando vendas”, veja as novas habilidades necessárias.

· Atualizado em 11/01/2023
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As mudanças pelas quais o mundo vem passando - aceleradas pelo cenário da pandemia - acontecem também no processo de vendas, tanto nas lojas físicas quanto no universo on-line. O fato é que a forma de comprar mudou, bem como o cliente, e a venda precisa acompanhar essa mudança. Por isso, hoje, muito mais importante do que conhecer as etapas da venda, o vendedor precisa desenvolver as habilidades necessárias para trabalhar em cada uma delas, estabelecendo novas formas de se relacionar com o público.

Comunicar-se bem, praticar a escuta ativa, criar uma boa narrativa, ter empatia e entender as necessidades dos consumidores são algumas das habilidades que um vendedor precisa ter para conquistar resultados efetivos. Para isso, o planejamento de vendas e a gestão da empresa devem prever, entre as suas estratégias, a capacitação e o treinamento da equipe, promovendo momentos para desenvolver algumas dessas competências. Sim! Elas podem ser desenvolvidas! E é dessa forma que novos clientes poderão ser captados, assim como outros poderão ser fidelizados.

Veja a seguir algumas das principais novas habilidades que as equipes de vendas devem aperfeiçoar:

  • Storytelling: trata-se de uma narrativa capaz de mostrar ao consumidor toda a transformação que o produto oferece. Para isso, é essencial que o vendedor conheça o item e as soluções que ele oferece e que podem transformar a experiência de vida do cliente.
  • Escuta ativa: tão importante quanto saber contar uma história para o público é saber ouvi-lo para identificar o que ele busca, o que precisa melhorar no produto da empresa, quais são os canais adequados de comunicação, entre outras necessidades.
  • Empatia: colocar-se no lugar do cliente para entender quais as reais condições que ele enfrenta e quais as suas necessidade permite que o vendedor identifique com mais clareza os produtos e serviços que o público busca e que são adequados a ele.
  • Capacidade de negociação: além de treinamento dos colaboradores para esse momento da venda, é importante que a empresa tenha um processo bem estruturado para auxiliar a equipe a fechar mais contratos.
  • Gestão de conflitos: é sempre bom desenvolver a habilidade de lidar com objeções, rejeições e reclamações de clientes. Muitas vezes o conflito pode ser a oportunidade de um novo negócio.
  • Trabalho em equipe: colaboração é uma das palavras-chave para a equipe atingir metas, tanto individuais quanto coletivas.
  • Domínio de tecnologias: a transformação digital exige novos conhecimentos e o domínio de ferramentas e tecnologias, inclusive para quem trabalha com vendas em lojas físicas.

Investir no desenvolvimento dessas habilidades, portanto, contribui para o sucesso da empresa. E não custa nada lembrar quais são as etapas de uma venda bem-sucedida: conhecimento do produto, prospecção (mapeamento de captação de clientes), abordagem, entendimento de necessidades, elaboração da proposta, fechamento (concretização da venda) e pós-venda.

Assista o video e saiba o que deve ter em planejameto de vendas: 

Saiba mais:

O segredo por trás das vendas: aprenda como elaborar estratégias e promoções mais adequadas para o objetivo do seu negócio e alavancar seus resultados.

Não deixe de conferir os outros artigos da série “Descomplicando vendas”. Para ler outros conteúdos e fazer nossos cursos, acesse o Portal do Sebrae. Nosso atendimento também está disponível pelo 0800 570 0800.


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