Cada vez mais utilizados, os selos garantem práticas sustentáveis na construção civil.
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade. Isso significa que elas estão buscando maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas atividades, aumentar a eficiência energética e diminuir os custos operacionais, além de adotar a responsabilidade social no negócio.
A sustentabilidade também está se tornando cada vez mais importante para os consumidores, que cada vez mais buscam ou preferem produtos e serviços que sejam amigáveis com o meio ambiente.
Uma das maneiras de garantir ações sustentáveis é por meio das certificações ambientais. Elas atestam que determinada organização segue as regras da sustentabilidade e isso também se aplica às construções civis.
Construções sustentáveis são aquelas que são projetadas e construídas de forma a minimizar o impacto ambiental negativo, tais como a poluição do ar e da água. Elas são desenvolvidas usando materiais e métodos que reduzem o consumo de energia, água e outros recursos naturais. Para uma construção ser considerada sustentável, é necessário que ela atenda aos requisitos das certificações existentes no país.
Para que serve um certificado ambiental dentro de uma construção?
Atualmente, existem diversas formas de medir o desempenho ambiental das atividades do setor de construção civil, conhecido como causador de grande impacto ambiental. As certificações surgem nesse contexto de preocupação com o meio ambiente e de sustentabilidade como prioridade para toda a cadeia.
Dentre os principais certificados ambientais no Brasil destinados à construção estão o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), o AQUA (Alta Qualidade Ambiental), baseado na certificação francesa HQE, além do selo Procel Edificações e do selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal. Cada um possui diferentes exigências e serve a determinados tipos de construções, por isso o interessado deve procurar qual deles se encaixa melhor na sua obra.
Qual a importância da certificação?
A construção civil tem um impacto significativo no meio ambiente devido à sua grande demanda de materiais, água e energia. Ela também gera grandes quantidades de resíduos sólidos, que podem causar danos ao meio ambiente se não forem geridos de forma adequada.
Nisso, surge a importância das certificações ambientais. Elas contribuem para o desenvolvimento de um modelo sustentável de construção, atestando que naquela obra ou edificação foram adotadas práticas sustentáveis para o meio ambiente.
As vantagens de conquistar o selo amigo da natureza são muitas, entre elas:
- Melhoria da imagem da organização;
- Aumento da credibilidade junto a seus clientes;
- Redução de desperdícios;
- Valorização do negócio no mercado.
Como praticar a construção sustentável?
Confira abaixo algumas práticas para sustentabilidade na construção, formuladas pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA):
• Aproveitamento de condições naturais locais;
• Utilização do mínimo de terreno e integração ao ambiente natural;
• Gestão sustentável da implantação da obra;
• Uso de matérias-primas que contribuam para a ecoeficiência do processo;
• Redução do consumo energético;
• Redução do consumo de água;
• Redução, reutilização, reciclagem e disposição correta dos resíduos sólidos;
• Introdução de inovações tecnológicas sempre que possível e viável;
• Educação ambiental: conscientização dos envolvidos no processo.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)