this is an h1

this is an h2

Sat May 20 22:38:40 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Diamantina, joia do turismo em MG

Localizada a 300 Km de Belo Horizonte, Diamantina oferece ao turista cultura, tradição e belezas naturais.

· Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Diamantina, a cerca de 300 Km de Belo Horizonte (MG), oferece ao visitante um misto irresistível de cultura, história, arquitetura, música e gastronomia. O Arraial do Tijuco, como era conhecida anteriormente a região, foi um dos principais centros mundiais de extração de diamantes – pelo braço de pessoas escravavizadas de origem africana –, no século XVIII, e deu a Brasil um presidente da República, Juscelino Kubitscheck. 

As atrações começam na belíssima Estrada Real, o caminho tradicional que liga Belo Horizonte a Diamantina, pelo Vale do Jequitinhonha. Chegando à cidade, com suas ruas e ladeiras de pedra, o turista se encontra com dezenas de casarões bem preservados, que comprovam a força do ciclo diamantífero. Com a extinção das reservas, Diamantina viveu um importante ciclo de desenvolvimento com a indústria têxtil, hoje também concluído, mas que deixou ao turismo a bela Vila do Biriri. 

Confira outras atrações turísticas interessantes na região. 

Vesperata – É uma serenata noturna que acontece aos finais de semana, em dias programados. O principal atrativo é que os músicos tocam nos balcões dos casarões, para centenas de turistas. 

Casa de Chica da Silva – Ex-escrava alforriada, Chica da Silva encantou o contratador de diamantes João Fernandes, uma espécie de encarregado do negócio pela Coroa portuguesa. Ele lhe deu o casarão, onde Chica da Silva viveu entre 1763 e 1771, dando origem a muitas lendas e a um filme de sucesso, Chica da Silva, de Cacá Diegues (1976). O casarão, hoje, aloja o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e apresenta uma coleção de quadros retratando Chica da Silva. 

Falando em museu, a visita a Diamantina não pode terminar sem uma passada no Museu do Diamante. 

Casa de Juscelino Kubitschek (1902-1976) – Construção de pau a pique, técnica típica no século XVIII, na Rua São Francisco, onde JK passou a infância e a adolescência. Governador e presidente da República entre 1956 e 1961, um dos momentos de ouro do Brasil no século XX, JK adorava as serestas. A antiga casa, transformada em museu, traz alguns violões que ele utilizava para tocar com outros músicos. 

Juscelino também deu um toque contemporâneo à cidade, adequado ao slogan de seu governo, “50 anos em cinco”, encomendando ao arquiteto Oscar Niemeyer o projeto do Hotel Tijuco, de estilo modernista. 

As igrejas – Como todas as cidades mineiras que floresceram com a exploração de ouro e pedras preciosas, Diamantina apresenta vários exemplos da influência da Igreja Católica. Entre eles, as igrejas das Mercês, do Amparo, do Carmo, do Rosário, de São Francisco de Assis e do Senhor do Bonfim. 

No Mercado Velho, o turista pode apreciar a culinária mineira, incluindo os pratos favoritos de JK. O ex-presidente e Chica da Silva também são os protagonistas de boa parte dos suvenires oferecidos nas lojas de artesanato distribuídas por Diamantina. 

E para quem não abre mão do contato com a natureza, uma ótima pedida é o Parque Estadual do Biriri, a apenas 20 minutos do centro de Diamantina. Destaque para as cachoeiras Sentinela e dos Cristais. 

O melhor período de visitação é o das chuvas, que começa em outubro e termina em março, quando as cachoeiras apresentam maior volume de água. Mas, para o restante da cidade, o período mais adequado é o da seca, que vai de abril a setembro. 

Veja um roteiro completo do turismo em Diamantina (e também em Minas Gerais) neste guia do Sebrae.  

Ficou com vontade de conhecer ou mesmo de colocar Diamantina no roteiro de seus negócios, não é mesmo? 

Estes materiais talvez deem a você algumas pistas sobre oportunidades de negócio. Boa leitura! 

Será que sou empreendedor? 

Empreendedor de sucesso 

Curso pelo WhatsApp: 

Iniciando um pequeno grande negócio (curso on-line): “Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.”  

Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação? 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?