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This Content Component encountered an error Wed Jan 18 08:26:01 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Dicas para demitir funcionários com respeito

Conheça o relato de um empreendedor de inovação e veja como dispensar pessoas respeitando tanto as necessidades dos colaboradores como as da empresa.

· Atualizado em 18/01/2023
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Dilemas e dúvidas

Eu ainda me lembro da primeira vez que precisei demitir alguém. Era o ano de 2000, e a Dot Com estava entrando em crise. As receitas da minha startup, que estavam crescendo continuamente, começaram a cair de repente, assim como o nosso saldo de caixa. Rapidamente, estava claro que precisaríamos fazer cortes em nossos custos de estrutura, e não seria em um valor baixo.

Como fundador e chefe da área de marketing, eu tinha quatro pessoas diretamente ligadas a mim e outros dois no meu departamento. Eu precisava demitir todos. Na época, eu tinha apenas 25 anos.

Eu consegui sobreviver ao dia, mas não posso dizer que fiz um bom trabalho em relação às demissões. No meu primeiro emprego, não precisei demitir ninguém - por mais que já tivesse me gabado para a minha esposa, falando que eu não hesitaria em demitir alguém se essa pessoa não fosse mais necessária para o time.

Eu queria pensar em mim como um chefe durão na empresa, não como um cara que quase chorava com a ideia de desmembrar a equipe que gastou tanto tempo e energia construindo.

Desde então, eu tive inúmeras experiências com demissões, ambas como investidor e gestor. E, por mais que nunca seja fácil, eu acho que já pratiquei bastante para conseguir dar alguns conselhos úteis em como demitir pessoas.

Nas minhas dicas, vou focar os desafios em demitir boas pessoas quando as condições não são favoráveis para o seu negócio. Demitir funcionários que não são bons, por desempenho ou conduta, é um problema do RH, não de gestão. O que posso dizer sobre isso é que, em se tratando de funcionários que não estão se dedicando, quanto mais cedo, melhor.

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Dicas

1. Crie uma boa relação com sua equipe

Essa é uma coisa que eu acertei na minha primeira startup. Meus colaboradores sabiam que eu me importava com eles e com a empresa e que não demitiria as pessoas, a não ser que essa fosse a única saída. Eu fico constrangido em admitir que muitos dos funcionários que eu demiti tiveram que me consolar e afirmar que eles ficariam bem. Nunca é fácil ser demitido, mas é muito melhor ouvir isso de uma pessoa com quem você se importa e que respeita.

2. Encontre-se pessoalmente 

Pode me chamar de antiquado, mas eu acredito que um gestor tem que encarar os funcionários que está demitindo. Existe uma razão para o CEO da AOL, Tim Armstrong, ter recebido tantas críticas por ter demitido os funcionários dele em um conference call. Se seu colaborador é minimamente acessível, vá se encontrar com ele ou o chame para ir até o escritório. E isso vale mais do que nunca nos tempos atuais.

3. Comece a reunião anunciando a demissão

Agora, quando eu preciso demitir alguém, a primeira coisa que falo quando eles se sentam é: “Me desculpe, mas nós temos que te dispensar”. Você pode sentir a necessidade de fazer alguma observação, por estar se sentindo nervoso, mas isso só vai fazer você perder tempo e deixar seu ex-funcionário ainda mais nervoso. Vá direto ao ponto, seja claro que essa é a sua decisão final e pule o mais rápido possível para as próximas etapas da demissão.

4. Explique o que aconteceu e o que você e a empresa farão por ele 

Eu acredito que você deva uma explicação para o seu time, mesmo que seja algo simples como: “Nós estamos sem dinheiro e essa é a única forma de continuarmos no jogo”. Depois que você já deu uma explicação, foque as atitudes concretas que você ainda pode fazer por ele. Em um nível corporativo, isso pode englobar rescisões, instruções sobre exercícios de ações e cobertura do plano de saúde. Em um nível pessoal, isso inclui se oferecer para escrever referências ou introduzi-los em empresas. Como o seu ex-funcionário provavelmente vai estar em estado de choque, encoraje-o a fazer anotações que o ajudem a não confundir o que foi dito.

5. Troque contatos, assim vocês podem continuar se falando

No mundo das mídias sociais, seu ex-funcionário pode ser tão importante quanto seus colaboradores para a sua reputação. Quem você acha que potenciais candidatos vão procurar quando você abrir alguma vaga? E digo mais: é seu dever manter um contato amigável com o funcionário que você teve que demitir. Colete as informações de contato dele e também as redes sociais. Você pode até criar um grupo “alumni” no LinkedIn, para ter um mecanismo que faça com que seus ex-funcionários fiquem a par da situação da empresa. Afinal, eles ainda podem se tornar seus acionistas.

Pouquíssimos colaboradores trabalham sua vida inteira em uma única empresa. Se você começa um negócio, eventualmente você terá que demitir as pessoas. Mas, se você dispensá-las da forma certa, poderá manter um vínculo duradouro e que mantenha o seu valor, mesmo que essa relação entre funcionário e patrão já tenha terminado.


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