this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 15:22:49 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Drinks retrô e o comfort food para criar conexões emocionais

Cores, sabores e aromas ajudam a estabelecer conexões emocionais e criar memórias afetivas por meio das bebidas.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Um aroma, um sabor, uma cor, uma figura, um objeto, uma música podem ter o poder de estabelecer conexões emocionais e ajudar sua marca a criar ou despertar memórias afetivas. Quantos de nós já não se sentiram nostálgicos ao provar um bolo com o sabor e o cheiro daquele que a mãe, a tia ou a avó faziam? Ou a caipirinha que o avô trazia para aperitivar antes do churrasco de domingo? Essas memórias ficam ainda mais evidentes em datas especiais, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, em que receitas de pessoas próximas – tanto de bebidas como de comidas – são revisitadas. 

A vontade de experimentar sabores do passado, no entanto, não tem ficado restrita a datas especiais: é cada vez maior o número de pessoas que aderem ao que se chama de comfort food, um conceito que remete à comida de casa, feita por pessoas próximas, que aposta em cheiros, formas, sabores, muitas vezes, lembrando a infância, família e amigos. Ou seja, comer e beber não são apenas uma necessidade humana, mas também despertam sensações de prazer e conforto emocional, portanto, o comfort food pode ser uma estratégia poderosa para você estabelecer conexões e fidelizar clientes.

Um cardápio que conforta

A pandemia foi um período que despertou muitas sensações: trabalhar em casa trouxe de volta aquela vontade de saborear a comidinha caseira. A ansiedade gerada em muitas pessoas também fez com que elas procurassem na comida conforto e segurança, sensações que podem ser substituídas pelo bem-estar de uma comidinha com o sabor que lembra a família e os amigos.

Então, empresas que apostam em cardápios que despertam memórias afetivas têm uma boa chance de criar boas e duradouras conexões emocionais com os seus clientes. Incluir entre as receitas o tradicional bolinho de arroz, escondidinho de carne moída, lasanha de frango com queijo, os clássicos pudim de leite condensado e mousse de maracujá, maionese de batata, arroz de forno, carne assada com farofa, bolinho de chuva com canela e açúcar, bolo de chocolate fofinho com cobertura e granulado, bolo de fubá, panqueca, feijoada, picadinho de carne, galinhada, arroz de carreteiro, pão de queijo… Ufa! É muito sabor! E vai dizer que um ou outro não despertaram lembranças e aquela vontade de experimentar?

A vantagem de “reapresentar” esses pratos ao seu cliente é que, além de nutritivos e reconfortantes, você pode dar a eles o seu toque, que pode ser um diferencial, uma solução personalizada para o produto que relembra a casa do consumidor e traz até ele memórias afetivas. É preciso, portanto, aliar nostalgia ao toque da modernidade, sem perder o sabor e o aroma do prato original.

Os drinks retrô

Inovação e criatividade são palavras-chave quando se trata de drinks, uma vez que  o consumidor gosta de experimentar novos sabores e novas combinações. Assim como a moda, os drinks passam por ciclos, e, a partir da tendência dos bares de apostar em uma coquetelaria mais elaborada, uma nova onda de bebidas vintage veio para ficar e, com a ressignificação que receberam, estão sendo chamados de drinks retrô. O diferencial ficou por conta de profissionais que trabalham como barman, que uniram o que era antigo com o que é atual, caindo no gosto dos clientes.

Assim, drinks como Bloody Mary, Cosmopolitan e Margarita sobreviveram ao tempo e, hoje, são clássicos. Mas, alguns apenas marcaram época, fizeram muito sucesso por um determinado período de tempo e, atualmente, são lembrados raramente, o que pode ser um motivo para atrair os clientes, oferecendo serviços como, por exemplo, destinar determinados dias da semana para uma degustação temática. Relembrar o Dry Martini (e o inesquecível personagem que o degustava, James Bond), o Cuba Libre (uma referência à ilha caribenha), o Manhattan (e a sua ligação com Churchill), entre muitos outros. Também é possível revisitar receitas de clássicos dos anos 1950, como o Ponche de Champagne, Moscow Mule (Vodka), Gin Daisy (Gin), Banana Daiquiri (Rum), Grasshopper ou Cigarra (mix de bebidas). Enfim, não há limite para o que a sua imaginação mandar, mas não se esqueça de contar com a ajuda de um profissional capacitado para a escolha das bebidas e composição dos drinks.

Converse com o Sebrae e peça um Agente Local de Inovação na sua empresa, ele vai ajudar você a desenvolver o processo criativo para novas ideias e a agregar valor ao seu produto. Você pode obter mais informações pelo número 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?